Análise de edital: Diplomacia 2011

Hoje, analisaremos o edital do CACD (Concurso de Admissão à Carreira Diplomática) 2011. Ao ser aprovado no certame, o candidato ingressará na hierarquia do Ministério das Relações Exteriores como Terceiro Secretário, o cargo inicial da carreira diplomática no Brasil. Antes de qualquer coisa, vamos fazer um pequeno exercício de entendimento de alguns termos que aparecem quando falamos da diplomacia nacional, e que podem causar algum desencontro (perfeitamente compreensível) aos novatos.

Ministério das Relações Exteriores (MRE) ou Itamaraty?

Os dois termos são apenas nomes diferentes para o mesmo órgão. A denominação “Itamaraty”, utilizada para se referir ao nosso MRE, tem origem histórica. Em 1899, a sede do Ministério das Relações Exteriores foi instalada no Palácio do Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro. O prédio ganhara este nome por ter sido construído pelo Conde de Itamaraty. De tanto se referirem ao local como Itamaraty ao longo dos 70 anos em que lá esteve instalado o MRE, o órgão passou a ser conhecido por este nome. Em 1970, a estrutura foi transferida para Brasília, mas o belíssimo palácio histórico do Rio de Janeiro continua aberto e em funcionamento. Vale a visita!

E o Instituto Rio Branco (IRBr)?

O Instituto Rio Branco é a nossa escola diplomática. Na estrutura do Itamaraty, é o órgão responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento dos diplomatas brasileiros ao longo de suas vidas funcionais. Um diplomata recém-aprovado no concurso passará os dois primeiros anos de sua carreira, necessariamente, no IRBr, fazendo o Curso de Formação em nível de Mestrado profissional em Diplomacia. É por isso que, muitas vezes, fala-se em fazer concurso para o Rio Branco, já que a passagem pelo IRBr é parte obrigatória do processo. Para ascender profissionalmente, o diplomata terá de voltar às carteiras do Instituto Rio Branco em outros momentos de sua carreira. Podemos perceber, assim, que a atividade diplomática tangencia a vida acadêmica em todos os momentos. Para saber mais sobre o IRBr, este é o site oficial: http://www.institutoriobranco.mre.gov.br

Cônsul, secretário, embaixador, ministro, chanceler... que confusão!

Sim, são muitas as nomenclaturas, e nem sempre entendê-las é uma tarefa fácil. Se fôssemos explicar tudo, tim tim por tim tim, um artigo seria pouco... então vamos ao mais importante!

Na estrutura do Ministério das Relações Exteriores, há três carreiras distintas: Diplomata, Oficial de Chancelaria e Assistente de Chancelaria. A carreira principal é a diplomática, enquanto as duas outras, respectivamente de nível superior e médio, são de caráter mais administrativo que político, e têm como finalidade dar suporte aos profissionais que conduzem a atividade-fim do ministério.

Assim como qualquer outro órgão da Administração Pública, no Itamaraty também existem cargos e funções. Para entender melhor a estrutura das carreiras, sugiro uma visita ao site oficial: www.mre.gov.br.

Que nem Carnaval...

Assim como os festejos de Momo, o CACD acontece anualmente, sem falta! O edital quase sempre sai nos primeiros meses do ano, o que possibilita uma melhor organização dos estudos.

Resolvidas as questões gerais, vamos ao edital!

Nos últimos 10 anos, o concurso para diplomata teve diversas alterações importantes. A primeira, e provavelmente a mais importante delas, foi o fim das provas orais de Inglês e Português. Esta fase era realmente assustadora, e não eram poucas as pessoas que desistiam do concurso só de pensar em passar por esta pressão.

Outra grande mudança foi o aumento das vagas. Do número costumeiro, em torno de 20, fomos a mais de 100 vagas anuais entre 2005 e 2010. Em 2011, porém, voltou-se à média histórica: são oferecidas apenas 26 vagas (mais duas para PNEs). Isto deve causar, ao longo dos próximos anos, algumas mudanças na concorrência e no mercado que se formou em torno na preparação para candidatos ao Rio Branco. Para os candidatos, objetivamente, será necessário uma média bem alta para o ingresso, e por uma razão muito simples: com a abundância de vagas nos últimos anos, o interesse e o número de pessoas realmente competitivas aumentou exponencialmente. Para se ter uma idéia, passamos de uma realidade em que, de 25 vagas oferecidas, umas 5 ficavam ociosas por insuficiência de candidatos que atingissem a pontuação mínima, para outra, totalmente diferente: em 2008, foram mais de 130 classificados para 108 vagas! Trocando em miúdos: a fila está grande e só os mais fortes sobreviverão.

O concurso continua sendo organizado pelo CESPE e, pela primeira vez, as provas serão aplicadas em todas as capitais do país. O salário é de R$ 12.962,12, quase o mesmo de 2010. Pouco para tanta exigência? Talvez, mas se considerarmos que de 2003 para cá ele praticamente QUADRUPLICOU, não parece tão ruim...

A cereja do bolo do edital deste ano é a novidade da reserva de vagas para afrodescendentes. Na minha opinião, a forma adotada é interessante: durante a Primeira Fase do concurso, conhecida como TPS (Teste de Pré-Seleção), 30 vagas serão reservadas para candidatos que se auto-declararem afrodescendentes, em ordem de classificação. A partir da Segunda Fase, porém, as condições de concorrência são as mesmas. Como o TPS seleciona os 300 primeiros candidatos (incluídos empates), a reserva corresponde a 10% de selecionados na Primeira Fase. Manteve-se a competitividade nas fases em que a exigência é maior, ainda que se tente compensar, de alguma forma, as desigualdades históricas que se refletem no corpo diplomático brasileiro.

A estrutura das provas não sofreu alterações. Continuam sendo quatro fases:

a) Primeira Fase: Prova Objetiva, constituída de questões objetivas de Português, de História do Brasil, de História Mundial, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório.

b) Segunda Fase: prova escrita de Português, de caráter eliminatório e classificatório.

c) Terceira Fase: provas escritas de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público, caráter eliminatório e classificatório.

d) Quarta Fase: provas escritas de Espanhol e de Francês, de caráter classificatório.

O número de questões de cada matéria na Primeira Fase, desta vez, veio discriminado no edital: das 65 questões objetivas, serão 13 de Português, 12 de Inglês, 11 de Política Internacional, 10 de História Mundial, 5 de Noções de Direito e Direito Internacional Público, 5 de Noções de Economia, 5 de História do Brasil e 4 de Geografia. As datas de aplicação das etapas são diferentes, e o candidato só faz a próxima fase se for aprovado na anterior. Acho isso ótimo: houve um tempo em que Primeira e Segunda Fases eram feitas simultaneamente, com a regra de que as provas da Segunda seriam corrigidas se houvesse aprovação na Primeira. A mim, parecia um processo confuso, que misturava momentos diferentes e complicava a vida do candidato.

No conteúdo exigido, a meu ver, não há alterações significativas. O que estranhei, pra ser bem franca, é que o Guia de Estudos deste ano não veio acompanhando da famigerada bibliografia básica. Isso não é exatamente um problema, já que nos guias anteriores temos essas informações, mas não deixa de ser esquisito. Vamos ter de esperar a prova para saber se existirão conseqüências reais...

Para estudar

Há dois anos, escrevi um artigo para o CS sobre o Rio Branco. Hoje, reproduzo aqui um trecho dele:

(..) Este concurso, considerado por muitos o mais difícil do Brasil, não é para amadores. Quem realmente quer a carreira sabe que serão necessários anos de estudo e dedicação carinhosa para conseguir a aprovação. Se você viu o edital e se interessou, mergulhe de cabeça na bibliografia, afie seu inglês e, principalmente, não tenha pressa. Cultive a paixão com a calma dos bons amantes, para que ela se transforme em amor; é desse amor que virá a vitória maior da aprovação. (...)

Então é isso: estudar, ano a ano, com a determinação daquela cabra que sobe devagarzinho a montanha pedregosa e escorregadia, pra achar o mais saboroso dos arbustos em seu cume...

Resumo da ópera - Leu o edital e o guia de estudos? Leia de novo! Leu de novo? Leia os dos anos anteriores! Leu? Gostou? Sentiu borboletas no estômago? Então, talvez, você seja um desses doidos que se jogam de cabeça na aventura de estudar obsessivamente até passar para o Rio Branco. Bem-vindo ao clube!

FLAVIA CRESPO é servidora pública federal e estuda forte para ingressar no Instituto do Rio Branco.

MPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

Faltam APENAS 2 dias para acabar o prazo!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



1 Response to "Análise de edital: Diplomacia 2011"

  1. Raquel says:

    Flavia, adoro seus textos. Esse, para não perder o costume, merece muitos elogios!

    beijos,
    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards