Feedback Concurseiro

O conceito de feedback na Administração é o “retorno de informação”, ou seja, é a devolução das informações referentes a um projeto levado a efeito, com as eventuais impressões de sua concretização.

Com o final do ano chegando (e não estou dizendo que já podemos deixar de estudar, pessoal!) é imprescindível que realizemos um feedback de 2010, voltado, exclusivamente, para nossa vida de estudos.

Isso porque precisamos reconhecer, no ano que passou, as falhas levadas a efeito em nosso cronograma de estudos, o que podemos melhorar em relação à nossa rotina, em nosso trabalho/estágios/pós-graduação, quais qualidades que já tenho que são passíveis de serem melhoradas e utilizadas no meu processo de aprendizagem, e o que me atrapalhou e que devo excluir de minha vida.

Passar pelo ano sem observar esses detalhes nos torna menos capazes de nos melhorar, e a vencer nosso único concorrente, então, aqui vão algumas dicas:

1. Comece listando tudo aquilo que foi relevante para você nesse ano. De bom e de ruim. Tudo que te marcou no universo dos concursos de alguma forma. Seja um concurso bacana que foi aberto, uma nota de corte que você alcançou, uma nota de redação baixa que te marcou, etc.

2. Tente justificar os acontecimentos ocorridos. Se for algo que realmente não sofreu influência de suas atitudes, deixe de lado, pois se trata do imponderável (como o erro de correção de certas Bancas Examinadoras, por exemplo), mas na medida do possível, procure encontrar qual foi sua influência nos acontecimentos relevantes citados.

3. Pratique sua criticidade. Justificar os acontecimentos não significa se encher de culpa, mas apenas procurar os detalhes das suas atitudes que podem e devem ser mudados para alcançar a otimização de seus estudos. Por exemplo: Uma nota baixa em redação, cujo espelho de prova demonstra que você fugiu do tema, não significa falta de conhecimento acerca da matéria, mas sim que é preciso treinar sua objetividade e clareza na exposição da temática.

4. Em relação às qualidades positivas se diga o mesmo (!). Se restou auferido que bons acontecimentos foram fruto de boas atitudes, pondere. Como assim? Mantenha as mesmas atitudes, para que, com humildade, possa continuar resultando em bons frutos. Não deixe de estudar uma matéria só porque foi bem nela.

5. Coloque em prática as mudanças a que se propôs. Nada melhor do que começar o ano consciente dos acontecimentos, e com o firme propósito de melhorar!

RESUMO DA ÓPERA - Faça um favor para você mesmo e sua luta na guerra dos concursos públicos, pratique o feedback e seja muito honesto quando fizer isso.

Paula Oliveira é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


———«»———«»———«»———

Amanhã é o ÚLTIMO dia para enviar sua redação!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



0 Response to "Feedback Concurseiro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards