Amanhã eu começo ...

Dizem que janeiro é um mês “de férias”, e que o brasileiro só começa a pensar em trabalhar depois do Carnaval. Quem disse isso? Não entendo que alguém, visando ao sucesso nessa vida e por ele decide pagar o preço, pense dessa maneira.

O que se ganha com a procrastinação? Já é sabido que postergar decisões sai caro para o brasileiro, tanto quanto o excessivo número de feriados. Afora os cívicos, há ainda os religiosos, os municipais, dentre outros que fazem com que se mate não apenas um dia, mas por vezes cria-se um feriado prolongado: e quanto desperdício para a economia brasileira! A procrastinação também gera desperdício, só que do recurso mais precioso do indivíduo, especialmente quando ele está interessado numa carreira pública: o tempo.

Sim, já falamos sobre o tempo em artigo passado, entendendo-o como um recurso limitado e que, embora relativo e passe diferente entre pessoas, guarda um aspecto implacável e uma verdade incontestável: certa pessoa pode começar uma tarefa quando bem entender, mas ela terá prazo improrrogável para concluí-la.

Esquecendo-se do fator cultural brasileiro, que teima em afirmar que “o Brasil começa a trabalhar ao meio-dia da quarta-feira de Cinzas”, e que por si só é um grave equívoco, um dos deflagradores da procrastinação é não visualizar as prioridades. “Claro, o ano está apenas começando, fica difícil enxergar que, em pouco tempo, novos concursos surgirão...” Ledo engano. Neste momento centenas de bancas examinadoras já abriram inscrições e outras com provas marcadas para antes do final do mês e – que pena para a cultura... – antes também do Carnaval. O descanso é uma das prioridades do ser humano, para se conceder prazer e renovar as energias, mas diante das circunstâncias em que a pessoa se encontra há uma autêntica “heresia” em se pensar numa parada, agora. Quando uma prova está marcada, a pessoa tem cerca de quarenta e cinco dias para revisar todo o conteúdo previsto no edital, se quiser ter chances de passar e não ser apenas um número de inscrição. Logo, existe uma corrida contra o relógio para que determinado
s pontos da matéria sejam estudados e, mais tarde, passem por uma apertada revisão. Mede-se tempo para fazer exercícios, dentre outras tarefas, todas destinadas à almejada aprovação.

Outro problema deflagrador de procrastinação é a falta de prudência. Lembram-se, por certo, da fábula da “cigarra e da formiga”, não é mesmo? O “inverno concurseiro” está chegando, e tanto a cigarra quanto a formiga colherão, na “prova”, aquilo que plantaram durante o período apropriado, que se chama hoje. Há também o deflagrador emocional, mais típico de concurseiros sérios e com tempo de estrada, conhecido como “o famoso começar de novo”. Sim, para nós, concurseiros sérios, o mito da Fênix é muito real: se fomos “queimados” durante a maior parte das provas do ano que passou, nossa missão é “ressurgir das cinzas” com materiais didáticos e editais nas mãos, e trabalhar duro para fazer valer o ano que já começou. Assim como o autônomo não tira férias com frequência, e sabe que mesmo no advento delas, por necessidade, ele precisa se precaver para não colher prejuízo, o concurseiro prudente descansa, porém não adia a retomada de seu investimento.

Nossa mensagem para este ano que começa é esta: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não adie a “dor da retomada”, nem pense que você terá todo o tempo do mundo, ou tempo de sobra, para o teu estudo. Assim como a jornada da vida é uma contagem regressiva para o momento final, e merece ser aproveitada com todas as forças e entusiasmo, a jornada rumo às provas e à sonhada aprovação também precisa de todo esforço, dedicação e disciplina, que começam, sim, em janeiro. A contagem para a próxima prova, ou para o “concurso dos sonhos”, se previsto, também já tiveram seu início.

Quem não afasta a procrastinação ficará como a formiga daquela fábula que citamos: mendigando alimento, ou qualquer tipo de emprego, porque não soube plantar na época certa, e o sustento começou a faltar. É isso que você deseja para este ano?

Resumo da Ópera - O ano, para o concurseiro, começou em 1º de janeiro. Não procrastine, comece já o seu preparo.

CLEBER OLYMPIO, um concurseiro que tem de lutar contra si próprio para não adiar aquilo que é importante.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

1 Response to "Amanhã eu começo ..."

  1. Chris says:

    poxa , muito legal o seu blog, talvez escreva o texto se tiver tempo, adoro escrever, também tenho um blog.
    já passei em concursos, estou esperando ser chamada e me preparando para outros
    vida solitária, mas eu nunca gostei de muita gente mesmo rs
    parabéns pelo blog
    até
    chris.grazielle@hotmail.com

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards