Preparação e motivação de atleta para concursos públicos

É incrível como muita gente que inicia seus estudos para os concursos públicos faz tudo direitinho: compra livros, apostilas, aulas e vídeos online, frequenta os melhores preparatórios, acessa fóruns, sites e blogs especializados; aprende até a falar “E vamos que vamos!” Porém, deixa para trás o item mais importante e decisivo para esta jornada que é a sua própria preparação.

Para exercer qualquer tipo atividade, seja o próprio trabalho, estudar, uma atividade física como uma caminhada ou correr em uma maratona, até algo mais complexo como praticar arte marcial ou balé, é preciso de muita disciplina, determinação e treino, tudo isso aliado a um bom condicionamento até adquirir um bom ritmo, ou seja, treinar diariamente por muitas horas e repetidas vezes a mesma coisa.

Ninguém acorda pela manhã, compra um bom par de tênis e vai correr uma maratona como a de São Silvestre, por exemplo. Ainda que isso aconteça (e acontece), tamanha empolgação e motivação irão por terra nos primeiros quilômetros. Até mesmo para caminhar é necessário um bom tempo entre tropeções e quedas, além de muito choro, não é verdade? Imagine então virar um atleta da noite para o dia. Sem chance!

A preparação de um candidato para os concursos públicos e a de um atleta para qualquer competição, embora distintos, seguem o mesmo ritmo. Senão, vejamos:

(Clique na imagem para vê-la maior)

Portanto, se você gosta, pratica ou tem paixão por algum esporte como: futebol, ciclismo, natação, atletismo, vôlei, boxe etc., imagine-se como se fosse o próprio atleta desses esportes, vivendo as maratonas de preparação, os treinos, as competições. Tente visualizar cada momento e cada sensação, desde o gosto amargo da derrota, até a emoção da superação, da vitória e, nesse momento, faça um transplante mental de tudo isso e leve o máximo que puder para o ambiente da sua preparação de estudos para concursos públicos. Certamente você terá ótimos pensamentos positivos e animadores para não desistir logo na primeira derrota, além de ficar com mais ânimo e fé para enfrentar competições bem maiores e melhores.

Resumo da Ópera: Mesmo não gostando de esporte nenhum, seja pelo menos um atleta nos estudos, agindo e pensando como tal. Encare os concursos como uma maratona de verdade, em que é necessária realmente uma preparação e motivação “puxada” de atleta, exigindo muito “P2D” (Planejamento, Disciplina e Determinação) e que felizmente o seu único concorrente será você mesmo. Acredite!

"Mais importante que a vontade de vencer é a coragem de começar." (Josh Billings)

FONTENELE é um concurseiro que usa a preparação e a motivação de atleta para vencer na maratona dos concursos públicos.

CLEBER OLYMPIO, concurseiro aprendendo a se desligar de sentimentos inúteis.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




2 Response to "Preparação e motivação de atleta para concursos públicos"

  1. A preparação física e a preparação para prova escrita, às vezes caminham lado a lado, nos concursos em que exigem o T.A.F (teste de aptidão física), cujo carater é eliminatório, portanto, essencial é a preparação física consoante os termos definidos no edital.

    A preparação física e a preparação para prova escrita, às vezes caminham lado a lado, nos concursos em que exigem o T.A.F (teste de aptidão física), cujo carater é eliminatório, portanto, essencial é a preparação física consoante os termos definidos no edital.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards