Concurseiros, cuidado com os “desperdiçadores de tempo!”

Quem estuda para concursos públicos sabe quanto o tempo é precioso, pois a todo o momento dezenas de editais são publicados, com centenas de cargos espalhados por todo o país e o prazo entre essa publicação e o dia da prova é cada vez menor logo um minuto perdido que seja já faz uma grande diferença.

Entretanto, poucos concurseiros aproveitam efetivamente estas boas oportunidades para estudar com mais determinação. A grande maioria mesmo, acaba desperdiçando o tempo disponível para isso das mais inusitadas maneiras, desde o uso inadequado dos sites de relacionamentos na Internet, o papo furado no telefone, até aqueles programas chatos de TV que de vez em quando insistem em ser reprisados: novelas, filmes, seriados, reality shows e tantos outros que até me faltou tempo para listá-los aqui. Além disso, também são ótimos meios de procrastinar as tarefas.

Já publiquei, aqui no blog, um texto que fala exatamente sobre esse grande inimigo dos concurseiros, a procrastinação. Leia novamente: http://tinyurl.com/6kp6o3c

É realmente desmotivador saber o quanto os “desperdiçadores de tempo” não trazem nenhuma informação útil para nós concurseiros, além é claro, de atrapalhar todo um planejamento que leva às vezes, dias, meses e até anos para ser concluído. Saber, por exemplo, o quanto de atividades interessantes e úteis que poderiam ser realizadas, além dos estudos para concursos públicos: aprender uma nova matéria, ler um livro sobre técnicas de estudos, praticar atividade física e até mesmo, aproveitar para descansar e relaxar.

O interessante sobre os “desperdiçadores de tempo” é que podemos fazer absolutamente tudo que gostamos, sem exceção. O problema está exatamente ligado à quantidade e o exagero do tempo que é jogado fora para isso (para dois pesos, duas medidas). Por analogia podemos comparar isso com a obesidade. Quem não conhece pelos menos uma meia dúzia de pessoas que passam boa parte da vida em frente da TV ou do computador como se fosse uma obsessão. Para estas pessoas o tempo praticamente parou, tornaram-se como zumbis dominados pelo sistema ganancioso das grandes emissoras e empresas de “entretenimentos”, sedentas de grana, fama e ibope.

Como já citei, não é preciso deixar de fazer nada que você goste (assistir TV ou navegar na internet), para estudar de forma eficiente e séria, apenas faça de maneira regrada, com tudo ao seu tempo, sem devaneios. Veja algumas dicas bem úteis para ajudar com os principais “desperdiçadores de tempo”.

TV

1. Se for possível, estude antes de assistir o seu programa favorito, deste modo você pode usar isso como uma recompensa para a tarefa cumprida. Seja rigoroso com você mesmo, ou seja, sem tarefa cumprida, não tem recompensa.

2. Tenha autossugestão, diga para você mesmo que não vai assistir TV, porque a prova do concurso está perto e ainda precisa estudar muita coisa. No início é difícil mesmo, mas depois do resultado final do concurso você vai ver o quanto o “sofrimento” foi necessário.

3. Grave ou peça alguém para gravar, aqueles programas que você gostaria de ver, mais vai está ocupadíssima estudando. Hoje é muito simples ter um gravador de DVD ou mesmo no PC, que faça isso direto da TV. Mesmo não sendo possível, não se preocupe! O que as emissoras mais fazem é reprisar filmes e programas antigos (sessão da tarde, vale a pena ver de novo).

PC e Celular

1. Quando for estudar, faça todas as ligações e envie ou responda todos os e-mails que precisar. Depois desligue tudo mesmo, nada de modo silencioso ou em espera, para não correr o risco de ficar checando toda hora se tem ligação, e-mail, twitter etc. Desta forma, nada vai tirar sua atenção no que é realmente importante naquele momento.

2. Você pode usar a mesma técnica das recompensas, para usar o celular e o PC, basta ter cumprido todas as tarefas planejadas para aquele período de estudo. Com organização e disciplina você consegue tudo! É necessário apenas querer.

3. Lembre-se, o celular e o PC você já possui e pode usá-los, mas o seu cargo público ainda precisa de muito tempo, dedicação e estudo para ser alcançado, para que você efetivamente possa fazer uso dele: trabalhando e recebendo seu salário. Pense nisso e tenha atitude de campeão.

Resumo da ópera - Não escrevi este artigo para criticar gosto ou dizer o que é bom ou ruim na vida de ninguém (seria até hipocrisia da minha parte), mas convenhamos que se você acessou este blog e está lendo este texto, é porque está decidido e tem um objetivo na vida, que é passar em um concurso público. Logo, é necessário ter atitude de concurseiro sério e começar a pensar e agir como tal. Assim, deixo a última dica de hoje: querem ver um reality show interessante, de verdade e que vai trazer realmente algum benefício para você? Forme um grupo com 05 participantes e vá para uma biblioteca estudar. No final, todos serão ganhadores. Cada participante com um ótimo prêmio: um belo cargo público.

O tempo é o único bem totalmente irrecuperável. Recupera-se uma posição, um exército e até um país, mas o tempo perdido, jamais.” (Napoleão Bonaparte).

FONTENELE é um concurseiro que tenta não perder um segundo do seu tempo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

VOCÊ AINDA NÃO ENVIOU A SUA? QUE VERGONHA!


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

0 Response to "Concurseiros, cuidado com os “desperdiçadores de tempo!”"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards