A arte de “estragar” livros

Sempre tive dificuldade em estudar sem interagir com o livro. Sou o tipo de pessoa que faz perguntas loucas ao autor por ocasião do estudo (“Porque essa matéria está aqui e não em outro tópico?”, “Não, isso não cai!”), e realmente o silêncio que eu prescindo para o estudo é o externo, porque dentro de mim eu tento estabelecer correlações para que o aprendizado seja o mais ativo possível.

Mas isso acaba fazendo de meus livros verdadeiros cadernos para desenho. Todos coloridos, rabiscados, com flechas, apontamentos, anotações grampeadas, e etc, o que nem sempre é esteticamente adequado, mas certamente rende bons frutos na arte de aprender.

Todas as técnicas de aprendizagem que nos são sugeridas, seja em livros especializados, fóruns e aqui no blog, devem ser sempre experimentadas, porque apenas assim se pode assumir que funciona para você. Não há regras absolutas quando se trata de concursos públicos.

Uma técnica bastante interessante que se pauta na interação com o livro é a utilização de canetas marca-texto durante a leitura, mas não apenas como forma de marcar o que é interessante e que pode ser visualmente identificado com mais facilidade em momento posterior, mas também como forma de contextualizar o que foi anotado.

Ora, além de selecionar o que é relevante, facilita muito o estudo se o estudante contextualiza o que está sendo selecionado. Explico.

A utilização de diversas cores diferentes pode estimular o cérebro (que gosta de coisas bagunçadas, criativas e coloridas), logo, se eu uso, para cada contexto, uma cor diferente, sempre que olhar a página e ver a dita cor, já sei o contexto da anotação ali inserida.

Eu uso o seguinte esquema de cores: Azul (origem de institutos, legislação revogada, datas importantes – tudo o que é histórico e datado); Amarelo (conceitos e requisitos); Vermelho (Bizu’s ou pegadinhas); Verde (classificação, hipóteses legais ou características); Rosa (Títulos e exemplos) e laranja (Importante! Se lembrar!).

Cada um de nós pode criar o próprio sistema de cores. Minha supervisora de estágio no Ministério Público do Paraná, promotora de justiça, me disse que as cores diferentes a mostravam quantas vezes havia lido um livro. Logo, se um livro dela contivesse anotações com 4 cores diferentes, é porque ela o havia lido 4 vezes. Embora eu entenda que saber quantas vezes o livro foi lido não é essencial para ser aprovado, não deixa de ser uma aplicação interessante de canetas marca-texto.

O bacana é que essa técnica, além de facilitar o aprendizado (considerando as funcionalidades do cérebro que eu relatei acima), também auxilia no encontro de informações úteis em curto prazo e a construção de fluxogramas e resumos, já que o que realmente é importante no capítulo (tomando o devido cuidado para não selecionar todo o texto) já foi previamente separado.

RESUMO DA ÓPERA - Bom, fica a dica pessoal. Anotações com canetas marca-texto não auxiliam na estética do livro, é verdade, e há muitos que entendem ser essa postura um desrespeito ao autor. Eu não acho que isso seja verdade, pelo contrário, entendo que se bem utilizada (ou seja, com uma funcionalidade decidida – a de contextualizar, por exemplo – como sugeri hoje) pode ser um ótimo instrumento para favorecer nosso aprendizado. Além disso, que autor não ficaria satisfeito em saber que nossa aprovação se deve ao bom uso do material por ele criado?

PAULA OLIVEIRA é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus algum.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———




0 Response to "A arte de “estragar” livros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards