Já decidiu seu foco de estudos para 2011?

Ter foco nos estudos é atitude de extrema importância. Sem foco corremos o risco de estudar por vezes até muito, mas canalizando energia e concentração em disciplinas ou concursos que não consideramos internamente como prioridade ou realmente como objetivo final de nosso projeto de aprovação. E, portanto, levamos mais tempo.

Mas o que significa ter foco?

Significa que devo procurar decidir, em acordo com o que entendo por ser minha vocação profissional, quais os concursos que quero me dedicar, o que me levou a tomar tal decisão e o que eu preciso fazer para que minha preparação seja realmente proveitosa, nesse ano de 2011.

É como uma auto-avaliação particular em que o mais importante é planejar um projeto de estudos que propicie meu desenvolvimento pessoal e que não fuja dos objetivos tracejados. Ou seja, que eu não me deixe levar por concursos de outras áreas de atuação, simplesmente porque foram abertos.

Ter foco é saber pelo quê esperar.

Então eu perguntaria: você já decidiu qual o seu foco de estudos para o ano de 2011 e (ou) para os próximos anos?

Os corredores de cursinhos e os fóruns especializados estão abarrotados de informações e “previsões” para os bons concursos públicos a serem lançados nesse ano.

Muito embora não se possa sempre acreditar em previsões concurseiras, com a tomada das devidas precauções a respeito da qualidade da procedência das informações (até com base no vencimento dos concursos passados – o que realmente serve como parâmetro para a abertura de novos), é imperioso que se tome decisões a respeito desses supostos concursos públicos e o que você fará com eles.

Vai sair?

Então tenha foco!

Procure os editais antigos e as provas antigas e organize-se para que, quando e se, efetivamente tal certame restar aberto, você esteja antecipado em sua grade de estudos e possa se concentrar nas eventuais modificações editalícias. Faça exercícios dos concursos já realizados e se acostume com a forma de gestão da Banca Examinadora contratada. Ela pode mudar? Sim, pode. Mas ainda que mude, exercícios têm o condão de nos auxiliar na matéria, e não (apenas) de nos familiarizar com a administração proposta pelo Examinador.

Mas e se o concurso público que eu tanto espero ainda não tem previsão para ser aberto nesse ano?

Se o seu foco não for concorrer em um concurso-escada (aquele que nos serve para cumprir uma parte de nosso objetivo final), continue estudando com base nos editais antigos e fazendo os exercícios das provas passadas! Não se esqueça dos textos encontrados aqui no blog Concurseiro Solitário que ensinam técnicas exclusivas para o estudo sem edital, e procure se concentrar nos estudos ainda que a prova esteja longe de ocorrer.

Concentração sem edital também é foco! E sem ele, dificilmente podemos nos considerar concurseiros sérios.

RESUMO DA ÓPERA - Já estamos em meados de janeiro! Não deixe que o tempo passe sem se organizar! Mantenha o foco! Persiga seus sonhos!

Ana Paula de Oliveira Mazoni é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você tem coragem de encarar esse desafio?


Agora que acabou a bagunça das festas de final de ano, porque você não começa o ano de estudos sérios para concursos públicos com o pé direito escrevendo uma bela redação para participar do 2o Concurso de Redações do Concurseiro Solitário?

Para participar desse concurso basta seguir três regras muito simples:

1 - Basta nos enviar uma redação de 50 (cinquenta) linhas sobre concursos públicos em formato Microsoft Word, na qual você pode falar sobre experiências pessoais, motivação, técnicas de estudo, enfim, sendo sobre concursos públicos e interessante, está valendo;

2 - Cada leitor poderá inscrever apenas 01 (uma) redação;

3 - Os leitores participantes desse concurso concordam que suas redações possam ser publicados pelo blog na íntegra a qualquer momento sem nenhum ônus.

E quais são os prêmios? Acreditem, são muitos. Temos pastas de couro, mochilas, camisetas, livros e muito mais. Os ganhadores, com certeza, ficarão muito satisfeitos. Inclusive, cada um dos ganhadores do concurso receberão também 01 (um) exemplar do livro "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" de Charles Dias, criador e editor do blog Concurseiro Solitário.

Não deixe de participar desse novo concurso. Treine sua redação e nos envie um belo texto para concorrer a um pacotão de prêmios!

ATENÇÃO - A data limite para envio das redações é 31/01/2011. e elas devem ser enviadas para o email:


CONCURSEIROSOLITARIO@GMAIL.COM

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



0 Response to "Já decidiu seu foco de estudos para 2011?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards