Você consegue passar em concursos públicos?

A maior dúvida da maioria absoluta de quem estuda ou mesmo pensa em estudar para enfrentar a guerra dos concursos públicos é a fatídica questão do "vou conseguir passar?". É compreensível esse questionamento visto o enorme número de concurseiros, a quantidade e complexidade das matérias a serem estudadas, enfim, a dimensão da luta que se tem de vencer para garantir a posse em cargo público.

Primeira a parte boa dessa questão. A resposta é SIM, você consegue passar em concursos públicos se você fizer tudo como se deve.

Agora a parte, digamos, trabalhosa dessa questão. Fazer tudo como se deve não é nem um pouco fácil, rápido ou indolor, muito pelo contrário.

Quando se fala em estudar para alguma coisa, a maioria das pessoas logo imagina aquele "estudar" do primeiro e segundo graus (ensino fundamental e médio) onde se dava uma lidinha na matéria no dia anterior à prova e tudo terminava bem alcançando-se nota suficiente, mesmo que a mínima, para passar de ano. Note que estudar para concursos públicos está mais para ESTUDAR, assim mesmo, tudo em maiúsculo, para vocês terem a idéia da complexidade e seriedade da coisa.

ESTUDAR para concursos públicos é sinônimo de "profundo entendimento das matérias exigidas no edital bem como memorização de grande parte delas", ou seja, algo muito, mas muito diferente do "estudar no dia anterior à prova" com o qual as pessoas estão acostumadas. Chamo isso de "estudar sério", algo que demanda muito comprometimento, discipina, atenção, tempo e material de ótima qualidade. E além de estudar sério, é preciso ter estratégia, montar um bom planejamento de estudo, ter humildade e muita paciência.

Como costuma dizer o mestre William Douglas, guru dos concurseiros, "estudar é um projeto de médio a longo prazo". O pior modo de começar a estudar para concursos públicos é achando que será algo rápido, coisa de meses, porque não será, mesmo. Primeiro é preciso aprender-se os fundamentos das matérias, depois vai-se refinando o conhecimento, ao mesmo tempo em que se vai ganhando experiência em estudar e prestar concursos. É mais ou menos como o Tucupi, famosa iguaria da região Norte, "tempero e molho de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, que é descascada, ralada e espremida. Depois de extraído, o molho "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do Ácido Cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), por dias, podendo, então, ser usado na culinária."

Resumo da ópera - Qualquer pessoa esforçada, comprometida, com uma boa estratégia, planejamento de estudo e experiência pode e vai passar em qualquer concurso público que desejar desde que estude pelo tempo necessário para que seu conhecimento mature e seja suficiente para alcançar a vitória. Claro que esse processo é demorado, doloroso e estressante, mas é o único caminho para a vitória na guerra dos concursos públicos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Amigos, ontem foi ao ar no Fantástico uma matéria sobre concursos públicos onde apareço via Skype, juntamente com o blog. A aparição é rápida visto que a matéria foi curta, mas já é um reconhecimento do meu trabalho aqui no blog e de todos os concurseiros que colaboraram e colaboram com artigos, a quem agradeço muito. Para (re)assistir a matéria, clique na figura abaixo.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———

Amigos concurseiros, essa é a lista dos últimos livros que tenho em duplicata para vender. Todos excelentes títulos que podem, tranquilamente, serem usados para estudar para o concurso do Banco Central. Se você estiver interessado em comprar algum deles, por favor me envie um email para concurseirosolitario@gmail.com

MANUAL DE CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES POR AÇÕES (APLICÁVEL ÀS DEMAIS SOCIEDADES) - Sérgio Iudicibus, Eliseu Martins e Ernesto Gelbcke - Editora Atlas / FIPECAFI - 6a Edição - Usado em excelente estado - Vendo por R$80 com frete grátis (novo custa R$148 + frete)

ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS - Renato Valentini- Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$35 com frete grátis (Novo custa R$44,90 + frete)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA CONCURSOS - Teoria e 800 questões - Renato Aquino- Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$75 com frete grátis (Novo custa R$82 + frete)

MATEMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSOS - Augusto Morgado e Benjamim César- Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$30 com frete grátis (Novo custa R$39 + frete)

RACIOCÍNIO LÓGICO PARA CONCURSOS: Você consegue aprender - Teoria e Questões - Enrique Rocha- Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$45 com frete grátis (Novo custa R$54,50 + frete)

RESUMO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - Teoria Resumida - Gustavo Barchet - Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$55 com frete grátis (Novo custa R$65 + frete)

ECONOMIA PARA CONCURSOS – Marlos Vargas Ferreira - Série Provas e Concursos da Editora Campus - Novinho, sem uso - Vendo por R$40 com frete grátis (Novo custa R$52 + frete)

8 Response to "Você consegue passar em concursos públicos?"

  1. Fábio Elker says:

    Primeiramente, PARABÉNS pela entrevista no Fantástico.

    Cara, até agora passei só em um concurso público de uma prefeitura de uma cidade vizinha, chamada Governador Mangabeira - BA(eu moro em Cruz das Almas - BA), só que o cargo foi pra GARI. Mas peguei esse cargo porque onde moro é MUITO difícil arranjar um emprego e tive que escolher esse cargo pra sair da "turma dos desempregados".

    Mas antes eu fiz alguns concursos e não conseguia passar, só que também porque eu NÃO estudava. Se estudava, estudava pouco e ocasionalmente. agora estou dedicando PELO menos 1 hora do meu dia pra estudar(mais do que isso é dificil por causa da faculdade).

    Mas estou na luta e EM NOME DE JESUS e com minha dedicação, vou estudar. tá certo que 1 hora por dia é pouco, mas tentar passar em um concurso sem estudar é o mesmo que tentar ganhar na MEGA-SENA jogando as dezenas 01,02,03,04,05,06.

    valeu e sucesso cara.

    P.S.: Vi também no fantástico que seu blog recebe diariamente em média 5.000 visitas por dia. Cara, porque você não se cadastra no ADSENSE? você podia ganhar uma boa grana com o seu blog.

    Anônimo says:

    Olá Concuseiro,

    Vi a reportagem no Fantástico sobre concursos, que foi ao ar ontem. Assim, fiquei te conhecendo.
    Eu tb sou uma concurseira e desde de 2008 estou nessa luta, mesmo tendo uma filha com 2 anos hoje.
    Visto que comecei a estudar ela estava apenas com 3 meses, meus estudos até agora foram aos poucos e poucas horas por dia.
    Mas o segredo acho que é ter persistência.

    Consegui focar os estudos do meu último concurso (TRT - MG) com a ajuda de minha família. Levei minha pequena pra casa da avó por 2 meses. Mesmo ainda não sendo suficiente pra ser aprovada, já consegui avançar bastante em meus estudos.

    Agora estou me organizando pra outro que espero sair em 2010.

    Abraços e vamos nessa!!!

    Charles, primeiramente parabéns por ter conquistado a tão almejada vaga.rsrsrs
    Será que você poderia postar quais métodos de estudo que vc utilizou ou utiliza para estudar?
    Quantas horas por dia, se faz cursos o uestuda sozinho, se faz bastante exercícios enfim tudo o que vc puder contribuir com muitos concurseiros.

    Desde já agradeço.

    beijos

    Claudia

    CONfeSSo says:

    Vim contar-te uma proeza realizada por um conhecido meu.
    Ele foi expulso de casa pela mãe e resolveu provar para ela que era um bom rapaz. Cursando o 4º período de Direito, decidiu enfrentar o concurso do TRT-RJ e, mais importante, concluiu que essa era a oportunidade de mostrar à senhora já citada seu valor.
    Pois bem, isso tudo 6 MESES antes da prova.
    Com muuuita dedicação, cometendo algumas loucuras (como se trancar no banheiro da faculdade p/ estudar) e lógico com uma forcinha da inteligência e da sorte, adivinha?? SIM, ELE FOI APROVADO!!
    Hoje, simplesmente, é Analista Técnico do TRT.

    Vim te contar isso porque sempre leio seus textos dizendo que esta tarefa é árdua e longa e gostaria de mostrar-lhe uma excessão à regra.

    Abraços

    Parabéns pela reportagem no Fantástico.

    Até...

    CONfeSSo says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Unknown says:

    olá! cheguei aqui porque a minha mae viu a matéria no Fantástico, no domingo. voltei recentemente pro mundo dos concursos e o me bate é desânimo e medo.

    já vi q isso aqui vai virar o meu point, quando eu pensar em desistir.
    hahahaa

    parabens pelo trabalho.
    abraço

    Anônimo says:

    Eu gostaria muito de voltar a ter aquela incrível vontade de estudar pra concurso, mas o que tenho é um tormento muito grande que tira a minha concentração e não me deixa acreditar no dia de amanhã. Todas as vezes que tento estudar, minha mente decola e vai pra outros lugares. Eu não consigo nem sequer iniciar a leitura de um parágrafo. Parece estar muito longe a cura de toda perturbação que há dentro de mim. Eu já não acredito na minha capacidade, minhas forças se esgotaram e a fonte da minha energia secou.

    Estratégia, certo, venho notando isso com clareza; mas como preparar esta estrategia e, mais, como seguí-la. Eis o que busco, se o concurseiro tiver uma dica, fico muito satisfeita!:)

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards