Como é que pode?!

Antes de começar o artigo de hoje, gostaria de que vocês me respondessem algo, pode ser por email, pelo shoutbox aqui do blog, na comunidade do blog no Orkut ou mesmo pelo Twitter. É o seguinte:

Quais assuntos vocês acham que não poderia faltar em um livro de orientação sobre como estudar sério para concursos públicos?

———«»———«»———«»———

A Agência Brasil publicou nesta semana estatísticas preocupantes a respeito do funcionalismo público. De acordo com informações repassadas pela Controladoria-Geral da União, 346 concursados já foram expulsos de seus postos em 2009 por práticas ilícitas. A contagem foi feita até o dia 30 de outubro.

Segundo os números, o motivo principal das expulsões (com a massiva fatia de 32,3% dos casos) é o uso do cargo para obtenção de vantagens. Logo após vem improbidade administrativa (com 18,9%), recebimento de propina (com 6,1%) e lesão aos cofres públicos (com 4,6%).

Fonte: http://www.dzai.com.br/papodeconcurseiro/blog/papodeconcurseiro?tv_pos_id=48755

Notícias como essa me deixam revoltados duplamento. De um lado, por conta da corrupção em si, um câncer na administração pública brasileira, motivo de revolta para todo brasileiro honesto. De outro lado, porque esses servidores públicos expulsos eram todos concursados, a maioria devia já ter passado pelo estágio probatório, ou seja, tinham algo pelo qual estamos lutando tanto, a estabilidade empregatícia do serviço público, a abriram mão disso.

Não vou falar aqui dos malefícios advindo da corrupção que atingem toda a sociedade, afinal de contas, esse assunto é "figurinha repetida" nos telejornais diários.Então, tratemos do outro lado dessa minha indignação.

Pensem bem comigo. Temos hoje no Brasil algumas dezenas de milhares de pessoas estudando muito seriamente para concursos público, gente que deu "um pause" na carreira, na vida pessoal, nos sonhos e projetos, tudo para se preparar com qualidade para lutar por uma vaga na administração pública. Olhem que isso não é pouca coisa, muito pelo contrário, algo nem um pouco fácil de fazer e manter por alguns anos. Enquanto isso tem gente que já tem na mão tudo isso pelo que estamos lutando e por conta da ganância perde tudo e ainda está arriscado a ir para a cadeia por algum tempo ... dá para entender uma coisa dessas?!

Não sou inocente para achar que qualquer um que passa a fazer parte dos quadros da administração pública um dia ou outro não será abordado por alguém com alguma proposta "muito lucrativa" que implique em fazer ou deixar de fazer alguma coisa que o servidor deveria não fazer ou fazer, ou seja, alguém oferecerá alguma vantagem indevida para que o servidor efetue uma ação ou omissão contra a lei. Mas esse não é o "x da questão", o que importa é se o servidor aceitará ou não. Quem aceita não está somente o risco de perder o cargo público, ser preso e fazer sua família passar por um momento amargo, muito amargo, na vida, nada disso, o servidor que se vende está jogando no esgoto todo o esforço e sacrifício que fez para vencer a guerra dos concursos públicos, está dizendo um sonoro "foda-se" para aquele "eu mesmo" de anos atrás que debrulhou livros e sonhou com uma vida melhor no serviço público.

Acredito que falta no Brasil uma campanha séria a ser promovida pelo próprio governo federal ou por alguma ONG que luta contra a corrupção junto aos concurseiros nos moldes daquela clássica campanha da Nike contra as drogas que tinha como lema "Apenas diga não!" (Just say no!), a fim de prevenir o problema do berço de formação dos novos servidores públicos, além, é claro, de medidas mais duras para punir servidores corruptos.

Resumo da ópera - Nunca se esqueça do quanto você está estudando duro e de tudo que você está abrindo mão para poder um dia ser nomeado servidor público, pois isso será sua fonte vitalícia de orgulho e honra. Nunca venda essa fonte de orgulho e honra e arrisque ver a realização de seu sonho se tornar em um pesadelo se no futuro você for abordado por alguma proposta de corrupção, não vale a pena.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

———«»———«»———«»———

VENDO LIVROS - Esses livros estão disponíveis para venda, visto que os tenho em duplicata ou não vou usar mais. Quem tiver interessado envie um email para concurseirosolitario@gmail.com


1 Response to "Como é que pode?!"

  1. Camisa 9 says:

    Bem, o que dizer...Acho que são poucos servidores que foram pegos dessa vez, mas ao menos foram pegos, que bom! Estudaram, se mataram, passaram, aguardaram a nomeação e depois me fazem uma dessas...bando de babacas msmo... Melhor pros próximos da fila que espero que não repitam esse mesmo erro grotesco e lamentável!

    Fica aí o aviso pra quando formos empossados sejamos e continuemos honestos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards