Dúvidas de concurseiros

O artigo de hoje responderá a duas dúvidas postadas por leitores na shoutbox do blog e que são compartilhadas por muitos concurseiros. Vamos lá.

Francine: Pessoal! Preciso de uma ajuda para escolher bibliografia para estudo de Administração Pública...alguma dica???

Essa dúvida é muito, mas muito comum mesmo entre concurseiros que disputam uma vaga pública na área administrativa, sejam de nível médio ou superior, em cargos como Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Analista Administrativo e por aí vai.

Esse foco das bancas de concurso na matéria de Administração é algo relativamente recente, tendo ficado mais comum nos últimos anos, e tem a ver com a organização gerencial da administração pública iniciada no governo Fernando Henerique Cardoso.

Não se enganem, meus amigos, que quando a banca diz Administração Pública, na verdade querem dizer Administração de Empresas aplicada à Administração Pública, exatamente porque a Administração Pública Gerencial trouxe para a Admnistração Pública conceitos como eficiência, eficácia, planejamento estratégico e tantos outros já adotados há décadas no universo corporativo visando a maior produtividade e market share (fatia de mercado) das empresas e, portanto, maiores lucros. Claro que a Administração Pública não visa o lucro, mas visa o melhor atendimento dos administrados com a otimização dos recursos que tem a sua disposição (pelo menos é assim teoricamente).

Há uma profusão de autores importantes de Administração de Empresas, mas apenas alguns brasileiros, exatamente aqueles em cuja obra as bancas se baseiam para preparar as questões de provas de concursos públicos da matéria de Administração. Dois despontam nesse clube restrito, em primeiro lugar Idalberto Chiavenato, cujos livros são os mais usados em cursos superiores de administração, marketing e tal. Em segundo lugar está Antônio Cesar Maximiliano Amaru, com o qual tive o privilégio de ter aulas na faculdade, e que escreve mais sobre Recursos Humanos.

Como disse num artigo publicado recentemente, o problema de estudar Administração para concursos públicos está na quantidade de tópicos geralmente listados pela banca e, principalmente, pelo modo vago como são colocados esses tópicos. Os caras vão lá e listam “planejamento estratégico”, putz, esse tópico é imenso, assunto de livros e livros, daí o concurseiro que já tem algum conhecimento da matéria fica em dúvida sobre o que estudar. Em minha experiência como concurseiro descobri que o melhor é estudar o geralzão e não entrar muito em minúcias. A editora Campus lançou não faz muito tempo um livro do Chiavenato especialmente voltado para concursos públicos (veja aí embaixo entre os livros que estou vendendo), que reúne os tópicos mais solicitados em concursos público. Esses tópicos também são encontrados dispersos nos vários livros do Chiavenato, portanto, se você não pode ou não quer comprar esse livro, você pode procurar outros livros do autor em uma boa biblioteca de faculdade de economia, administração ou negócios que com certeza encontrará lá grande parte dos tópicos do seu edital. Muitos tópicos de Recursos Humanos, no entanto, são tratados de forma mais abrangente e clara nos livros do Maximiliano, também facilmente encontrados nessas faculdades.

Li: Quando abre inscrição para concurso, vocês analisam a quantidade de vagas ou saem tentando todos concursos que aparecem, independente de quantidade de vagas?

Sinceramente, dou uma olhada na quantidade de vagas, sim. Concursos com muito poucas vagas oferecidas, menos de uma dezena, não considero interessante porque para ter uma chance real de sucesso em empreitadas como essa é preciso estar muito afiado na matéria, mas muito afiado mesmo, o que nem sempre é suficiente, pois dependendo de critérios de desempate você pode perder algumas posições só por ter determinada idade ou por não ser doador de sangue, por exemplo.

Prefiro concursos com mais de trinta vagas, onde a disputa não é menor, ok, mas pelo menos as chances de sucesso são maiores e fica-se um pouco isolado do fator “critério de desempate contra mim”.

Devemos também considerar a questão do número de candidatos a mais que o previsto no edital que serão nomeados. Geralmente os órgãos e entidades públicas não nomeiam mais que o dobro do número de vagas previstas no edital, isso quando nomeiam mais. Então prestar um concurso com dez vagas, digamos, é ter de ficar classificado em até 20o lugar para ter alguma chance de ser nomeado.

Além do número de vagas, olho também a remuneração, o local de trabalho e a quantidade de matéria a ser cobrada. Se a remuneração não for de pelo menos R$3.000,00, descarto. Se o local de trabalho estiver fora da minha área geográfica de interesse, descarto. Se a quantidade de matéria for absurda para determinada remuneração, também descarto. Acredito que não não dá para estudar direito para um concurso em que você não está confortável em prestar.

Resumo da ópera – É, gente, concurseiros enfrentam muitas dúvida e nada melhor que compartilhá-las com outros concurseiros para se ter uma boa ideia do que fazer. É aquela velha história de que várias cabeças pensam melhor que apenas uma … pelo menos em alguns casos.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

———«»———«»———«»———

VENDO LIVROS - Esses livros estão disponíveis para venda, visto que os tenho em duplicata ou não vou usar mais. Quem tiver interessado envie um email para concurseirosolitario@gmail.com



0 Response to "Dúvidas de concurseiros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards