A imprecisão das bancas de concursos públicos

Já faz alguns dias que foi publicado o tão esperado edital do concurso do Banco Central e os concurseiros que o aguardavam puderam, finalmente, saber de praticamente todas as informações-chave para decidirem se prestarão ou não tal concurso, e em caso positivo o que deverão estudar.

Pois bem, como não poderia deixar de ser, nem tudo são flores. A Cesgranrio, banca responsável por esse concurso, cometeu um pecado bastante comum entre as bancas de concursos públicos que deveria ser evitado ao máximo (o que parece que, definitivamente, não é foco de nenhuma banca), a falta de clareza dos tópicos a serem cobrandos em prova.

Para quem ainda não sabe, esse concurso será para analista e técnico, o primeiro é dividido em meia dúzia de cargos e o segundo e dois cargos. Apesar de haver um núcleo básico de matérias para todos os cargos de analista e para os de técnico, para cada um há um conjunto específico e diferente de matérias a serem estudadas pelos candidatos. Tecnicamente a listagem de tópicos dessas matérias deveria ser clara e num mundo perfeito ser acompanhada de referência bibliogrática (indicação de livros onde elas poderiam ser encontradas e estudadas). Só que a Cesgranrio pecou feio no quesito "clareza" e como resultado milhares de concurseiros que prestaram o concurso do Banco Central estão, como se diz o velho ditado popular, "mais perdidos que cegos e tiroteio" sem saber o que estudar para cobrir determinados tópicos.

Explico. Imagine que num edital esteja listado o seguinte:

Direito Administrativo

- Atos administrativos: Conceito, requisitos, atributos, classificação, convalidação.

Bibliografia - Direito Administrativo - Maria Sylvia Zanella Di Pietro - 22a edição

Ótimo, os candidatos saberão que da matéria de Direito Administrativo deverão estudar tais tópicos de Atos Administrativos, preferivelmente do livro indicado.

Mas o que fazer quando uma banca lista o seguinte:

Direito Administrativo

- Atos administrativos

Certo, é para estudar da matéria de Direito Administrativo o tópico de Atos Administrativos, como não há indicação dos subtópicos, considera-se que é para estudar tudo do tal ... mas segundo a visão de que autor? Só a classificação de Atos Administrativos varia muito dependendo do autor, Di Pietro adota uma, Hely Lopes Meireles adota outra, Alexandrino adota outra, todas válidas, muito parecidas, porém diferentes. E aí? Estudar por qual autor? Por todos?

É exatamente isso que a Cesgranrio fez no edital do concurso do Banco Central, só que em tópicos muito mais complicados que o exemplo que dei. Quer um deles só para ter uma idéia do problema? "Noções de logística". Numa pesquisa rápida descobrimos que "Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenagem, processamento de pedidos e gerenciamento de informações", logo Logística é todo um ramo de conhecimento com vasta bibliografia. Daí pergunto, o que a banca quiz dizer com "noções de logística"? O que os candidatos para o concurso do Banco Central como eu que prestarão para o cargo para o qual o edital lista esse tópico deverão estudar? Acho que nem a própria banca sabe dizer!

Resumo da ópera - São muitos os problemas que os concurseiros sérios têm de enfrentar na sua luta pessoal na guerra dos concursos públicos, entre eles está lidar com bancas despreparadas e que não estão nem aí para a necessidade de serem claras nos editais dos concursos que organiza. O que nos cabe fazer, além de reclamar, é claro, é lidar com a situação da melhor forma possível, afinal, cruzar os braços não é uma opção.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Amigos concurseiros leitores do blog:

1 - Obrigado pelos elogios e comentários ao primeiro videocast que produzi. Fico muito satisfeito em saber que gostaram e já estou preparando o próximo;

2 - Daqueles livros que estava vendendo, vários já têm novo dono. Ainda hoje reorganizo a listagem do que ainda tenho e posto aqui no blog.

1 Response to "A imprecisão das bancas de concursos públicos"

  1. Camisa 9 says:

    Será que fazer um abaixo-assinado e mandar tanto para banca quanto para algum deputado possivelmente resolveria esse problema d enão-evolução das bancas? Estamos no século XXI e ainda agem como se as coisas fossem jogadas e atiradas nos concurseiros como antigamente.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards