Nada de desespero

Antes de começar o artigo de hoje, gostaria de que vocês me respondessem algo, pode ser por email, pelo shoutbox aqui do blog, na comunidade do blog no Orkut ou mesmo pelo Twitter. É o seguinte:

Quais assuntos vocês acham que não poderia faltar em um livro de orientação sobre como estudar sério para concursos públicos?

———«»———«»———«»———

Ontem recebi o email de um concurseiro desesperado com a relativa escassez de novos concursos para nível médio nesse final de ano:

"Venho estudando sério desde o começo do ano e planejava prestar pelo menos dois ou três concursos no final do ano, mas não há inscrições abertas para bons concursos nacionais de nível médio. Estou ficando preocupado que nessa época de final de ano (novembro, dezembro e janeiro) não apareça nada de novo e só possa prestar concurso depois de fevereiro do ano que vem".

Antes de tudo, muita calma nesse momento. A pior coisa que pode acontecer com um concurseiro é ficar desesperado por qualquer motivo que seja. Desespero atrapalha os estudo, mina a motivação, faz um estrago danado no planejamento de estudos, enfim, só traz malefícios para o concurseiro, portanto, deve ser evitado ao máximo.

Vejam bem, meus amigos, não é porque hoje não temos abertas as incrições de vários bons concursos públicos que isso significa que até o final da semana não possam ser publicados os editais de meia dúzia desses concursos. Não há como sabermos o que os órgãos e entidades públicos vêm preparando em termos de concursos públicos. Muitas vezes há vários concursos na ponta da agulha para serem disparados e nem ao menos suspeitamos disso. Claro que o contrário pode acontecer e não haver mesmo mais do que dois ou três novos bons concursos nesse final de ano. O que importa é continuarmos estudando forte como se no final da semana fossem publicados os editais dessa meia dúzia de bons concursos, afinal de contas, estudo de qualidade nunca é tempo perdido.

Outra coisa, em termos de concursos públicos, esperar dois ou três meses até aparecer concursos públicos que o concurseiro ache que valha a pena prestar não é tanto tempo assim. Quando falamos em estudar sério para encarar com sucesso bons concursos públicos, estamos falando em alguns anos de estudo. Nessa dimensão de anos, alguns poucos meses são muito pouco tempo, certo?

Finalmente, estudar para concursos não é coisa que se faça com prazo de validade. Como cunhou muito bem o grande mestre William Douglas, estudar para concursos públicos deve ser "estudar até passar e não para passar", logo, nada de ficar se penitenciando por prazos que não cabem a você definir. Se não tiver bons concursos nesse final de ano, paciência, continue estudando até que eles apareçam no começo do ano que vem e mande ver.

Resumo da ópera - Se você também está ansioso porque parece que já entramos na entresafra de concursos públicos, respire fundo e expulse esse pensamento da sua mente. Concursos públicos, como o futebel, é uma caixinha de surpresas. Hoje pode não haver muitos concursos na praça, amanhã podem haver uma dezena. E é aquela história, o inesperado só existe para quem não está preparado, então, prepara-se e deixe de ficar esquentando a cabeça com bobagens!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

———«»———«»———«»———

VENDO LIVROS - Esses livros estão disponíveis para venda, visto que os tenho em duplicata ou não vou usar mais. Quem tiver interessado envie um email para concurseirosolitario@gmail.com


0 Response to "Nada de desespero"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards