Mais um ano de blog!

Primeiramente, gostaria de parabenizar o Charles por mais um ano de blog. A iniciativa dele fez com que muitos concurseiros, que lutavam calados, pudessem se expressar e se unir. São 2 anos. Portanto, o blog já não é mais bebê (risos).

Quero também agradecer ao leitor por fazer esse espaço ficar cada vez melhor. A participação de vocês é fundamental para que possamos escrever mais e melhores artigos.

Fico feliz demais por, apesar de não ser a maior responsável pelo sucesso do Concurseiro Solitário, fazer parte da história dele. Nossos artigos são lidos e citados em muitos blogs e outros sites voltados para concursos. Isso me deixa muito surpresa. Mais impressionada ainda eu fico, quando eu indigo o blog para alguém e ouço a mesma pessoa dizer que já conhece!

Esse clima de retrospectiva nos leva a lembrar que ano passado, fizemos entrevistas com concurseiros de todos os cantos do Brasil. Não esquecemos delas, não! Como o blog não é nossa principal atividade (temos a responsabilidade de estudar muito), sempre faltava tempo para concluir o projeto. Agora está pronto! É chegado o momento de dar voz a você que nos lê todos os dias.

Os concursos viraram fenômeno nacional. Não há um só ponto mais afastado dos grandes centros em que não exista uma pessoa com aspirações de ser empossado em um cargo público mediante concurso. Nesse país chamado Brasil, de proporções continentais, há estudantes desbravadores que lutam contra todas as adversidades e que estão sujeitos às mais diversas condições. Atentos a essa realidade, os colunistas do Concurseiro Solitário realizaram entrevistas com diversos concurseiros de vários cantos do país.

Entre as razões apontadas pelos entrevistados para se candidatarem a um cargo público, a insatisfação com suas atuais profissões foi um fator muito marcante. Muitos trabalham na iniciativa privada e sentem que passam por momentos desagradáveis. Em nome da sobrevivência, submetem-se a trabalhos que não consideram nobres. Muitos são marcados pelo desemprego, direta e indiretamente. Entrevistados como a Karla Tavares, de Santa Rita do Passa Quatro – SP e Alessandro Oliveira, Taubaté - SP, buscam tranqüilidade para exercer uma profissão. Karla afirma que já foi funcionária pública, e que trocou o cargo por uma instituição privada. "Dancei depois de 1 ano. Se arrependimento matasse...".

Outros resolveram optar pela vida concurseira porque buscaram inspiração em pessoas de sucesso, oriundas de vários cantos do país, que vão exercer sua profissão nas cidades interioranas. Candidatos como o Fabiano Santos, de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, a ascensão profissional delas faz com que muitos comecem a sonhar com uma carreira diferente.

Existe uma parcela dos entrevistados que se mostrou idealista. Esses desejam mudar a cara do serviço público, afirmando quererem realizar um bom trabalho e por isso tomam a tarefa como um desafio instigante. É o caso de Natália Lima, Niterói-RJ. Segundo a entrevistada, "Acredito no serviço público. Acho que vou poder dar muito de mim, inclusive para mudar a imagem que as pessoas têm, de que ninguém quer nada, mas eu quero é muito, posso escolher o salário e só depende de mim entrar".

Há também quem esteja buscando qualidade de vida com uma jornada de trabalho dentro dos padrões legais. Isso porque há muitas empresas que exigem uma carga de trabalho extenuante e acima do normal. Por essa razão, há os que desejam, por meio de um trabalho no setor público, conseguir ter mais tempo para estar entre familiares. Patrícia Bazani é um desses casos. A profissional de Relações Públicas, Itapira – SP, afirma que "Não via o pôr do sol, quase sempre trabalhava nos finais de semana e não passava muito tempo com meu filho." Para ela, o concurso público representa o passaporte para a paz familiar.

Alguns, por não gostarem de morar em suas cidades, veem no concurso uma possibilidade de dar uma guinada em suas vidas, como é o caso do concurseiro Sérgio Batista, Ilha Solteira - SP. Assim, quem não gosta de viver no interior, tenta experimentar uma nova vivência em algum grande centro urbano.

Muitos optam por fazer faculdade de Direito em razão do número de oportunidades que aparecem nessa profissão. Além disso, a maioria dos certames cobra algum direito em suas provas. Por essa razão, há muitos concurseiros, como Ana Carolina Schwarz, de Florianópolis-SC, dando relevo a área jurídica.

Há aqueles que buscam algum cargo específico no setor público por pura vocação e, por isso, buscam a satisfação no trabalho. É o caso de André de Oliveira, de Mantena – MG, que hoje já está empossado em um cargo público. Ele relata que começou a pensar em concurso quando viu um panfleto onde havia um anuncio de cursinho pra TTN-Tecnico do Tesouro Nacional aos 13 anos. Com isso, muitos anos se passaram, mas o sonho continuou latente dentro de André.

Resumo da Ópera - Os motivos, as aspirações são muitos. A maioria deles esbarra na busca pela estabilidade. São elas que movem esses concurseiros a enfrentarem todas as dificuldades e partirem na direção dos seus maiores sonhos.

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

———«»———«»———«»———

VENDO LIVROS - Esses livros estão disponíveis para venda, visto que os tenho em duplicata ou não vou usar mais. Quem tiver interessado envie um email para concurseirosolitario@gmail.com

1 Response to "Mais um ano de blog!"

  1. Camisa 9 says:

    Adoro suas postagens, Rachel e adoro comentar rs!
    Sabe eu só sonho com concurso graças ao CS e aos colaboradores daqui. Não tenho o tempo adequado para estudar e competir no momento, mas alimentar o sonho é o que me mantém vivo na esperança de angariar um cargo público e o CS ajuda demais nisso, porque nem família e poucos amigos acreditam em mim e isso é frustrante, mas aqui TODOS crêem em si e nos outros e isso dá forças para continuar!

    Bons estudos!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards