Vale mesmo a pena?

Serjones: CS, tá fazendo concursos como Dersa para treinar? Ou vai assumir um cargo de 3k em SP? Não vale a pena cara, você passa em um melhor!

Essa pergunta foi postada no shoutbox do blog semana passada. Para quem não entendeu, CS é de Concurseiro Solitário (eu), 3k é R$3.000,00 (por volta) e SP se refere à capital paulista. Dito isso, vamos por partes, como diria nosso bom amigo Jack, o estripador.

CS, tá fazendo concursos como Dersa para treinar?


Sim e não. Explico. Venho estudando faz algumas semanas para o concurso do Banco Central que, dizem, terá edital publicado até o final do mês. Enquanto isso, para manter o pique, venho prestando concursos dentro da minha zona de conforto de estudo, ou seja, concursos com cargos cujas provas exijam matérias que venho estudando e com as quais tenho conforto. Prestei o concurso para Agente Administrativo do MPOG e esse para Assistente Administrativo da Dersa por esse motivo. Por isso posso dizer que prestei esse concurso para treinar, sim.

Por outro lado, entrei nessa para ganhar. Estudei todo o edital, me preparei legal para realmente disputar por uma vaga, ou seja, não fui prestar prova com aquela tranquilidade que o "só estou nessa para treinar" dá, nada disso, fui para brincar seriamente pela conquista de uma vaga.

Ou vai assumir um cargo de 3k em SP?

Se com a ajuda de Deus eu ficar bem colocado nesse concurso e for nomeado para o cargo, claro que vou tomar posse, nem penso duas vezes no assunto. Por que faria isso? Darei três bons motivos (de várias motivos que tenho na manga).

1o - Tomar posse em um cargo público, qualquer que seja, para quem já está na luta há tanto tempo, bem, não há o que pague a sensação de vitória e a motivação que isso dá para estudar ainda mais para conquistar cargos muito melhores;

2o - Uma pessoa solteira que sabe otimizar seus recursos consegue viver tranquilamente em São Paulo com uma remuneração de três mil e poucos reais.

3o - Pensem comigo. Morar em uma cidade grande com ótimos cursinhos para concursos estando empossado em um cargo público e tendo uma sobra relativamente legal de grana otimizando os gastos, some tudo isso a conseguir bolsas de estudo (parciais, no melhor dos casos totais) e você tem um concurseiro que estará muito, mas muito motivado, estudando em um ótimo cursinho para concursos ... quem segura esse cara em qualquer concurso público?!

Não vale a pena cara, você passa em um melhor!

Não tenho dúvidas que vou passar em concursos públicos melhores e ser empossado em excelentes cargos públicos. Não, gente, isso não é "me achar", não, é consequência do estudo duro e vale para qualquer concurseiro sério. Estudo com seriedade pelo tempo suficiente e da forma certa, passou nos melhores concursos. Fato.

Agora, acho que vale a pena, sim, pelos três motivos que listei acima (e alguns outros). Imagine você nessa situação, foi nomeado para um cargo "mais ou menos" em uma grande cidade onde economizando e brigando por uma bolsa de estudos você poderá estudar com ótimos professores. Você daria as costas a isso por achar que você merece coisa melhor? Pense com cuidado.

Resumo da ópera - Notem que o que penso a respeito desse assunto não é nenhuma verdade absoluta, é apenas meu modo de pensar, coerente com minha estratégia de "concurso escada". Sei que há concurseiros que objetivam apenas um ou dois cargos e não querem nada além deles. Acho que é uma estratégia tão válida quanto a minha. O que importa é termos uma estratégia e sermos fiéis a ela, de resto é estudar forte e não deixar o desânimo tomar conta.

Ei, se você anda penando para estudar Administração Geral e Arquivologia, dê uma olhadinha aí embaixo nos livros que estou vendendo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

———«»———«»———«»———

VENDO LIVROS - Esses livros estão disponíveis para venda, visto que os tenho em duplicata ou não vou usar mais. Quem tiver interessado envie um email para concurseirosolitario@gmail.com




3 Response to "Vale mesmo a pena?"

  1. Concordo plenamente.
    Devagar, com afinco e SEMPRE, a gente chega lá.

    Boa Sorte!
    Luciano Mourilhe

    GOSTAMOS MUITO de sua resposta é um incentivo imenso para todos nós concurseiros...
    É nosso amigo continue na luta!!!

    Elpydio says:

    Treinar é muito mais útil que a maioria dos cursinhos enganação que há por aí.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards