O tal do salto alto

Diz que tal pessoa está de "salto alto", assim mesmo entre aspas, é dizer que essa pessoa no momento adota uma atitude de superioridade perante quem a cerca. É interessante como esse termo vinculado a um comportamento tem raízes históridas bastante antigas. Segundo um famoso dicionário, "os reis franceses denominados luízes, utilizavam-nos (sapatos de salto alto) como uma importante peça do seu vestuário. Eles andavam com seus sapatos de salto 15 como uma forma de mostrar simbolicamente que eram "superiores" aos seus súditos".

E o que não falta por aí são exemplos de pessoas de "salto alto". Temos isso entre artistas (meio prolífico para tal), entre políticos, e também bem próximos de nós entre colegas de trabalho que receberam uma promoção, amigos que tiveram uma melhora significante no padrão de vida ou no status social, e, não poderia faltar, entre concurseiros.

O concurseiro de "salto alto" é aquele que acha que é mais bem preparado e inteligente que todos os outros concurseiros, que estuda melhor que eles, que está mais bem preparado, que tem melhor material e técnica de estudo, ou seja, comparando a outros concurseiros ele é muito melhor, mas muito melhor mesmo ... pelo menos em sua cabeça.

No último final de semana houve a prova do concurso do TRT-MG, uma prova muito concorrida, com mais de cem mil candidatos, edital com matérias pesadas, e gente muito preparada disputando uma vaga. Pois bem, alguns conhecidos prestaram essa prova (notem que não são meus amigo tal qual luízes com generosos saltos quinze. Notem que uma coisa é um concurseiro bem preparado, que estuda e sabe muito e com isso garante quase gabaritar todas as provas que faz fazer uso do "salto alto", afinal de contas, esse cara pode ser metido (exatamente como um multimilionário que compra uma Ferrari no cartão de crédito sem pestanejar e pode passar o final de semana em Paris usando seu jatinho particular transconstinental também pode ser metido), não é politicamente ou socialmente correto, mas que o cara pode, isso pode. Agora, outra coisa completamente diferente é um concurseiro mal preparado, que estuda mais ou menos, não consegue classificação melhor que duocentésimo lugar, e ainda assim insiste em usar "salto alto" (exatamente como alguém de classe média que tem carro financiado e usa o cheque especial para chegar ao final do mês querer posar de multimilionário), não rola mesmo.

E o que há de concurseiros de "salto alto" por aí não é brincadeira. Sempre encontro alguns na Internet, em locais de prova, nos cursinhos para concurso que já fui para algum aulão. Só que concurserios sérios não devem dar ouvidos para esses "luízes" ou ficarem incomodados com seu comportamente, porque não vale a pena. Deixe esses concurseiros de "salto alto" viverem sua ilusão de grandiosidade, vai ver eles são felizes assim. Não há sentido em dar ouvido ao que esse pessoal diz, em ficar deprimido com seu papo "gabaritei", em acha que eles podem estar falando a verdade e estarem mais bem preparados. Confie no seu taco e somente se preocupe em nunca usar você mesmo um desses "saltos altos".

Resumo da ópera - O problema de quem usa "salto alto" é que a guerra dos concursos públicos não é passarela e não demora muito para derrubar esse pessoal, e quando eles caem, a queda é feia e a dor é profunda.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.



———«»———«»———«»———




0 Response to "O tal do salto alto"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards