Um longo caminho até lá

Deu ontem no blog S.O.S Concurseiro da jornalista do Correio Braziliense Letícia Nobre (clique aqui para conhecê-lo):

"Notícia quentíssima do concurso do Banco Central. O curso de formação - que tem 120 horas - de analistas e técnicos será nas três primeiras semanas de junho. A expectativa é que em 26 de junho o concurso seja homologado e em 28 de junho chamem os aprovados para tomar posse."

Acredito que todos os concurseiros que prestarão esse concurso e souberam dessa notícia vibraram de alegria e já se imaginaram indo para Brasília participar desse curso de formação e tomando posse no cargo escolhido no dia 28 de junho .... uauuu ... alegria, alegria, vitória, satisfação, uma enxurrada de emoções ... peraí, fazer isso é colocar o carro diante dos bois.

Não se enganem, meus amigos, o caminho que leva até esse grand finale é longo, muito longo, difícil, íngreme, cheio de armadilhas, dificuldades, tristezas e dor. Se esse caminho figurado fosse um caminho de verdade, seria como o da foto que abre esse artigo. Os candidatos do concurso do Bacen estão justamente nesse lugar onde foi tirada a foto e têm de ir à pé até o topo do morro láááááá longe numa tarde muito quente de verão com um sol de rachar côco cozinhando o cérebro e, ainda por cima, usando um sapato de couro duro um número abaixo do que calça.

Não, não estou fazendo terrorismo, não é nada disso, estou somente retratando uma luta que será muito dura, muito sangrenta. Quem já viu o edital desse concurso sabe do que estou falando. Se para analista o que pega é a quantidade e variedade de matérias e tópicos para estudar, para técnico pega a estranheza de algumas matérias e tópicos, além, é claro, da concorrência.

Pensem comigo, esse concurso é para cargos de analista com remuneração no edital (que na realidade é maior) de pouco mais de R$12 mil e para técnico de quase R$5 mil, um dos melhores e mais aguardados concursos do ano, daí você acha que pelo menos cem concurseiros muito sérios, muito bem preparados e dispostos a estudar feito condenados até o dia da prova não vão proporcionar uma competição muito saudável e dura pela conquistas das algumas dezenas de vagas apenas oferecidas para cada cargo? Se você acha que não, meu amigo, você está totalmente por fora de como será esse concurso.

Devemos ter medo da concorrência por mais séria e preparada que ela seja? Não, claro que não, desde que também sejamos sérios e estamos dispostos a chegar no dia da prova também muito bem preparados. Quem deve ter medo são os concurseiros que estudam apenas mais ou menos, que sabem apenas mais ou menos, que são apenas mais ou menos sérios. Se você é concurseiro sério de verdade, você está no pelotão de elite que realmente está brigando por uma das vagas oferecidas nesse concurso e, portanto, tem tanta chance de conquistar uma delas quanto seus oponentes.

Resumo da ópera - Não olhe demais para o futuro distante e incerto, deixando de olhar a realidade dura do momento atual. Tudo bem que no meio do ano que vem você poderá estar feliz da vida em Brasília participando desse curso de formação do Bacen, mas até lá ainda há muita, mas muita água para rolar sob a ponte e se você não ficar esperto, esse água toda te leva sem dó ou piedade.

Não deixem de amanhã assistir minha participação na matéria sobre Concursos Públicos que passará no Fantástico. Dei uma entrevista por Skype. Só espero que eu apareça mesmo e por mais de 10 segundos, senão vou passar o maior carão com todo mundo ... hehehehe ... vou ter de mudar o nome do blog de Concurseiro Solitário para Concurseiro Envergonhado ... hahahahah ...

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Um longo caminho até lá"

  1. Olá pessoal, olá Charlie! :)
    sou concurseira tbm gente e a área que escolhi foi a fiscal. Tem uns dois anos e meio que estudo para a Receita Federal e prestarei provas agora em dezembro.
    Quem quiser manter contato meu MSN: KAROLINESTM@HOTMAIL.COM
    ou meu orkut: krollira@yahoo.com.br

    Estou On agora.

    Abração e Boa Sorte pra nós!! ;0

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards