CADASTRO RESERVA NÃO TEM GENTE BOA!

A gente ouve cada uma quando está se preparando para concursos públicos que às vezes era melhor sermos surdos do que escutar essas coisas (risos).

Outro dia estava eu me preparando para o concurso que fiz ontem (08/11), para o Conselho Regional de Fonoaudiologia da Capital (SP), e seguiu-se essa conversa no MSN:

Fulano: E aí, vai prestar pra quê?

Eu: CRFo.

Fulano: Quantas vagas?

Eu: 5.

Fulano: Tudo isso?

Eu: É, cadastro reserva.

Fulano: Ah ta! Você vai passar. Cadastro reserva só tem gente ruinzinha, despreparada, pq eles não chamam. Fica tranqüilo.

Eu: Vai nessa.

Eu não gosto quando as pessoas julgam algo superficialmente. Pra esse cidadão, o fato de ser cadastro reserva lhe fez concluir três coisas absurdas:

1º) Que eu não sou capaz de passar em um concurso público que haja luta para posse em cargos efetivos; ou seja, sou um despreparado;

2º) Que cadastro reserva só tem gente, como ele disse, “ruinzinha”, que estuda pouco, resumindo: só paraquedista e nenhum concurseiro experiente e SÉRIO;

3º) Que cadastro reserva não chama e assim só atrai a parte “podre” dos concurseiros.

Amigos, colegas e leitores, eu sou um cara muito, mas muito paciente, mas quando ocorre algo assim eu perco as estribeiras.

A experiência me mostrou conclusões totalmente diversas das que essa pessoa me disse:

1º) Qualquer um é capaz de passar em um concurso público, porque como o Charles, a Raquel e eu já escrevemos várias vezes, é estudar, ser disciplinado, se esforçar e paciência até passar!

2º) Chamar os candidatos que prestam para concursos de vagas para cadastro reserva de pessoas despreparadas é demonstrar uma falta de conhecimento no quesito “concurso” sem tamanho. Cansei de ver primeiros colocados, décimos colocados de concursos para cadastro reserva passando para concursos muito grandes, tipo Defensoria, Ministério Público, Magistratura, tanto federal quanto estadual, porque não importa a espécie da vaga e sim o SEU conhecimento. Pode ser que naquele dia a pessoa não estivesse bem, mas qualificar candidato em razão do tipo da vaga é, com todo o respeito, ignorância pura!

3º) Cadastro reserva CHAMA SIM. Demora tanto quanto concursos de vagas efetivas, mas há uma só razão para ser cadastro reserva e não vaga efetiva: o STJ (Superior Tribunal de Justiça) tem decidido que quando a instituição coloca no edital o número de vagas, o candidato tem DIREITO a essa vaga de acordo com a sua classificação. Isso foi uma vitória muito grande para nós concurseiros e uma “derrota” muito forte para quem emprega mediante concurso, pois agora podemos impetrar Mandados de Seguranças para EXIGIRMOS o direito de sermos nomeados. Só que quando a vaga é “cadastro reserva”, não há DIREITO e sim mera EXPECTATIVA, ou seja, todo aquele plano de entrar com Mandado de Segurança vai por água abaixo, pois aí não cabe!

Resumo da ópera - A gente ouve cada baboseira sem fim enquanto se encontra nessa luta de concursos que deixa qualquer um boquiaberto. Mas, como diz a maravilhosa sabedoria popular, para algumas coisas nós devemos ter “ouvidos moucos”, ou seja, entrar por um ouvido, reter o que é bom (nesse caso nada! Risos!), e deixar o resto sair pelo outro! Abraços e bons estudos!

Jerry Lima, um Concurseiro Profissional.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

1 Response to "CADASTRO RESERVA NÃO TEM GENTE BOA!"

  1. Camisa 9 says:

    Eu não me recordo de ter prestado concurso para CR, mas não vejo problema algum em prestar algum dia e acho que quando as vagas são apresentadas dessa forma em algum concurso não tira a credibilidade e a dificuldade do tal não rs.

    Tem de estudar muito do mesmo jeito. O problema é essa "mera expectativa" que a defesa da banca pra não nomear ninguém...aff

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards