Vale a pena "pescar" material na Internet?

A Internet já é celebrada como o maior repositório de conhecimento humano da história e o crescimento continua a cada dia. Hoje é possível encontrar um sem número de informações online, acessar livros, músicas, filmes, informações de praticamente todos os ramos do conhecimento e em diversas línguas, apesar da língua inglesa ainda ser dominante.

Já tive oportunidade de escrever um artigo sobre a importância a Internet na vida do concurseiro (clique aqui para acessá-lo) e, sinceramente, não consigo me ver estudando e me atualizando constantemente sobre o que acontece no universo dos concursos públicos sem ter um computador conectado à Internet ... e em banda larga :-)

Não faz muito tempo estava estudando para um concurso em cujo edital eram listados alguns tópicos que eu sabia que não encontraria em nenhum material impresso que tinha. Claro, a primeira coisa que fiz foi apelar para o “Santo Google” e ele não falhou, a pesquisa retornou diversos links. Com paciência e cuidado, encontrei uma boa quantidade de material relacionado com o assunto e depois de fazer uma cuidadosa seleção e cruzamento das informações, tinha o material que precisava para “matar” aquele tópico maledeto. Um pouco depois da prova, comentei com um amigo também concurseiro sobre minha “engenhosa” solução e o cara quase enfartou. “Você é doido? Onde você está com a cabeça de estudar com o que encontrou na Internet? Como você poderia saber se o material não continha erros?”. Argumentei com ele que tive cuidado em selecionar as fontes, em cruzar os dados para eliminar materiais discrepantes e tal, mas não teve jeito, até hoje o cara não concorda comigo quanto a essa solução.

Acredito, pessoalmente, que é possível, sim, encontrar bom material de estudo para concursos públicos na Internet, desde os tópicos mais simples até os mais complicados. Não duvido que daqui a algum tempo conheçamos algum concurseiro esforçado e sem dinheiro que estudou apenas usando material encontrado online, foi aprovado e empossado em um bom cargo público.

Notem que não estou falando de pirataria de apostilas e aulas de cursinhos para concursos, algo que não aprovo e muito menos apoio. Estou falando de material disponibilizado gratuitamente por concurseiros, professores, cursinhos, bancas examinadoras, centros de pesquisa, universidades, órgãos e entidades públicas e por aí vai.

Dias atrás tive de viajar por alguns dias e na correria acabei deixando para trás todo material de estudo que havia separado para levar comigo e estudar durante a viagem. Pânico. O que fazer? Voltar para buscar o material não era uma opção, muito menos ficar sem estudar. Tinha ido para uma cidade pequena e na única livraria / banca de jornal / loja de presentes do lugar encontrei apenas duas apostilas muito vagabundas para o concurso da CEF, que não tinha nada haver com o que estava estudando. Para minha sorte um primo tinha um notebook antigo, mas funcionando e que acessava a Internet. Não tive dúvidas, apelei para o “Santo Google” e duas horas depois tinha todo o material que precisava para estudar enquanto não voltava para casa, material de qualidade e até mais completo e bem explicado que o melhor material impresso que possuía.

Depois dessa experiência, tornei-me um exímio “pescador” de material de estudo para concursos na Internet e até hoje espanto-me com a grande quantidade de material de ótima qualidade disponibilizado gratuitamente online.

Notem que “pescar” material na Internet é algo que deve ser feito com muito cuidado e critério, porque há muiiiito joio em meio ao trigo, muito lixo escondendo o material de boa qualidade. Então aqui vão alguns conselhos para quem quer fazer suas próprias pescarias de material.

1 – Somente sabendo muito bem o básico das matérias básicas cobradas em concursos públicos será possível ter base para descartar o material realmente ruim encontrado online. Na seleção do material de estudo que se vai encontrando ao longo da pescaria, é esse conhecimento que permitirá descobrir falhas imperdoáveis em materiais aparentemente de boa qualidade e que, por isso, devem ser descartados imediatamente.

2 – É preciso cruzar as informações básicas entre o material de estudo encontrado, de forma a eliminar materiais incompletos e com discrepâncias graves.

3 – Nada de ficar salvando apenas o link dos materais bons no “favoritos” do navegador. Na Internet é muito comum de páginas e sites saírem do ar de uma hora para outra sem aviso e nunca mais retornarem. Para evitar perder o material encontrado e selecionado após tanto esforço e tempo, acostume-se a fazer um “copiar-colar” do material em documentos de Word e salvar no seu HD, assim como devem ser salvos os materiais disponibilizados em PDF.

4 – Cuidado com a fonte do material. Prefira sites de professores, autores e cursinhos para concursos, universidades, órgãos e entidades públicas (universidades, centros de pesquisa, repartições públicas, ministérios, secretarias, ...) onde está 90% do material realmente bom e confiável. Muito cuidado com sites e material de concurseiros, pois podem podem apresentar um número maior de erros graves.

Resumo da ópera – A Internet está aí para ajudar aos concurseiros interessados em ter uma variedade maior e melhor de material de estudo. Se há apenas dois anos atrás era muito pouco o material de estudo realmente bom encontrado gratuitamente online, hoje a coisa mudou e há muitos bons materiais disponíveis para os concurseiros curiosos e persistentes o suficiente para buscá-los encontrá-los. Agora, isso não significa que os bons livros e apostilas impressos devam ser deixados de lado, nada disso, eles devem continuar sendo utilizados, pois são a melhor referência de qualidade e correção que você terá para poder comparar com o material de estudo que encontrar online.



É expressamente proibida a cópia dos artigos publicados nesse blog para distribuição comercial ou gratuita, re-publicação, ou disseminação sem que haja a prévia permissão, por escrito, dos respectivos autores, observando o disposto na Lei de Direito Autoral no 9.610.

A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além de indenizações civis em dinheiro por uso indevido e não autorizado de material protegido.


———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você costuma "pescar" matérial de estudo na Internet? Acha que bons materiais de estudo podem ser encontrados online e grátis? Ou você é mais tradicionalista e prefere somente material disponibilizado em livros e apostilas?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO -
O simulado de Regimento Interno do STJ será disponibilizado após as 13 horas.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Pipilotti Rist é uma artista multimídia suíça que faz muito sucesso na Europa com seu trabalho. Em 1995 ela fez uma versão muito particular do grande sucesso de Chris Isaak de 1989, "Wicked Game". Não é todo mundo que gosta dessa versão, mas eu, particularmente, adoro.

4 Response to "Vale a pena "pescar" material na Internet?"

  1. Raquel says:

    Claro que vale, pois há muito material bom nos sites oficiais, mas é aquela história: todo cuidado é pouco. Além disso, é preciso respeitar os direitos autorais, sob pena de o autor resolver parar de escrever.

    Flavia C. says:

    Charles, eu acredito em material da internet, e já posso atribuir a ele algumas boas lutas vitoriosas...

    É só ter olho clínico pra separar joio do trigo e pronto!

    Anônimo says:

    Não sei o que seria de mim sem a net! O "Santo Google" já me salvou varias vezes!

    Camisa 9 says:

    E adorei a música de hoje. (sei que tô atrasado, tá! :/)
    O gritinho da menina de fundo, sei lá, é muito 10!

    Gostei do "olho clínico" da Flávia!
    É isso aí!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards