Concurseiros MERCENÁRIOS

“Por que, afinal de contas, você está lutando na guerra dos concursos públicos?”

Se fizermos essa pergunta para mil concurseiros sérios, teremos poucas respostas repetidas por muitos deles. Isso mesmo, não são muito diferentes os motivos que levam as pessoas a se submeterem a anos de estudo intenso e árduo, a uma rotina estressante de perseguir algumas dezenas de cargos públicos disputados por dezenas, centenas de milhares de pessoas, a enfrentar a cada dia a frustração, as pressões, a ansiedade, a deixar a vida pessoal de lado, adiar sonhos e decisões, tudo em nome de uma opção profissional.

Porque pessoas como eu e você fazemos isso?

Em meio a motivos nobres como “fazer minha parte para tornar o Brasil um lugar melhor para se viver” e “realmente contribuir para algo que não seja criar riqueza para pessoas que já não sabem o que fazer com a riqueza que já têm”, existe um motivo tachado como sórdido, imoral, mesquinho, menor, o “por dinheiro, para ganhar muito bem, e pela estabilidade do cargo, por dificilmente poder ser demitido”.

Você acredita que tem gente que não tem vergonha de afirmar de cara lavada e com o queixo levantado que está lutando na guerra dos concursos público exatamente por dinheiro e estabilidade?! Onde foi que chegamos? Que mundo é esse?

Eu, por mim, afirmo com todas as letras ... EU LUTO NA GUERRA DOS CONCURSOS PÚBLICOS POR DINHEIRO, PARA GANHAR MUITO BEM, E PELA ESTABILIDADE DO CARGO, POR DIFICILMENTE PODER SER DEMITIDO.

Vem cá, gente? O que tem de sórdido, imoral, mesquinho ou menor nesse motivo? Por que esse motivo é não só aceito como exigido no mercado de trabalho privado, onde recebe o nome resumido de ambição profissional, enquanto no mercado de trabalho público é pouco mais que um palavrão? A resposta é simples, culpa daquele ranço hipócrita que permeia a sociedade brasileira misturado com a velha crença de que servidores públicos recebem seus gordos salários para não fazerem absolutamente nada. Sejamos sinceros, a maioria dos concurseiros sérios estão nessa guerra exatamente por esse motivo. Não há pecado em querer e afirmar isso.

Analisemos melhor esse motivo, por partes, ao modo de Jack, o Estripador.

GANHAR MUITO BEM – Até alguns anos atrás, pouca gente com boa formação em termos de estudo topava trabalhar para a Administração Pública. Os salários eram muito mais baixos que os oferecidos pela iniciativa privada, e havia também o preconceito de que somente incompetentes que não conseguiam um lugar ao sol na iniciativa privada se submetiam a trabalhar para o Estado. Pois bem, a mesa virou. Hoje é a iniciativa privada que paga muito menos que a Administração Pública, que é onde os profissionais com melhor formação em termos de estudo se digladiam para conseguir uma vaga, que se tornou troféu e atestado de alta qualificação e competência, sobrando para os incompetentes que não têm formação e/ou capacidade para ganhar essa guerra as “vaguinhas” na iniciativa privada.

Vivemos numa sociedade capitalista de consumos. Temos sonhos e objetivos de consumo que mudam e se tornam a cada dia mais sofisticados e caros. A TV e a Internet nos abriu definitivamente as portas do mundo, não queremos mais ver tudo pela janelinha da TV, mesmo que seja de LCD e 42 polegadas, queremos embarcar em um avião e conhecer esses lugares pessoalmente, nadar em praias taitianas, comer em restaurantes parisienses, fazer compras em Nova York. Tudo isso custa dinheiro e custa caro, portanto precisamos ter ótimos salários para bancar a conta. Se o emprego público nos permitirá fazer isso muito mais rápido e facilmente que o emprego privado, é a chave que nos abrirá a porta desse mundo novo de consumo e diversão, então não há vergonha ou demérito em optar por ele.

O concurso público do TRT-SP está marcado, para o cargo de Técnico Judiciário a remuneração será de R$3.651,87, isso que está no edital, descontando benefícios não monetários e adicionais monetários que podem elevar esse valor em pelo menos 20%. Tenho amigos que trabalham como economistas há dois anos em bancos famosos da Avenida Paulista (São Paulo) que ganham exatamente isso e no mercado de trabalho são considerados como muito bem remunerados!

ESTABILIDADE DO CARGO, POR DIFICILMENTE PODER SER DEMITIDO – O mercado de trabalho, assim como qualquer mercado de outras commodities, tem como base o mecanismo da oferta e demanda. Quando oferta de mão de obra está mais alta que a demanda por parte das empresas, os patrões têm liberdade para pagarem menores salários e podem escolher a vontade entre os interessados em lhes prestar serviço. É exatamente isso que está acontecendo hoje, é muito mais gente procurando emprego do que a quantidade de vagas disponíveis.

Um aspecto vil desse momento da economia está na instabilidade das relações de trabalho. Como há mão de obra de sobra no mercado, os patrões podem tranqüilamente dispensar trabalhadores que tenham contratado, para contratar outros trabalhadores mais qualificados e/ou que aceitem trabalhar por menores trabalhos e/ou menores benefícios. Literalmente quem está empregado termina a semana sem saber se na semana seguinte continuará empregado. É viver com uma espada dependurada sobre a cabeça, qualquer hora ela pode cair e lá estará o cara engrossando as estatísticas de desemprego.

Esses amigos economistas que trabalham nos bancos da Avenida Paulista vivem reclamando disso. Os caras vivem com gastrite de tanta preocupação, tensão e medo de serem demitidos. Eles sabem que se contrariarem seus chefes, poderão ser demitidos rapidamente. Eles sabem que se não trabalharem até altas horas da noite, em finais de semana, abrir mão de férias, ir trabalhar mesmo doentes, aceitar humilhações de chefes imbecis, tudo isso, eles também poderão ser demitidos rapidamente.

Sinceramente, gente, isso não é vida!

Agora, no emprego público existe a famosa estabilidade. Ao contrário do que muita gente pensa, não significa que o servidor público não possa ser demitido, não é isso. A estabilidade existe para evitar que os servidores públicos sofram pressões políticas para agirem desonestamente dentro de suas atribuições profissionais, como no caso de algum político (deputado, prefeito, ministro, ...) forçá-lo a fazer vista grossa a um desvio de verbas sob a ameaça de demissão. Por isso mesmo, o processo de demissão dos servidores públicos segue regras claras e somente pode acontecer em casos específicos, tudo determinado em lei.

Agora, quem vai dizer que não é ótimo não se preocupar em contrariar um chefe que exige que o cara trabalhe vários dias além do horário normal de trabalho, nos finais de semana ou mesmo doente, unicamente por medo do cara não gostar e apelar para a demissão?! Quem não trabalharia muito melhor e mais tranqüilo sabendo que o chefe não gostar da cor dos seus olhos, da sua pele, ou do seu sotaque não será motivo de demissão por algum motivo ridículo como “corte de verbas”?!

Concurseiros sérios não podem, de modo algum, achar ou mesmo pensar que entrar no serviço público será algum tipo de semi-aposentadoria muito bem paga. Nada disso. Os servidores públicos vêem sendo cada vez mais exigidos em termos de competência e eficiência. Ou você acha que o Governo está disposto a pagar salários tão bons para empregos estáveis para nada? Muito pelo contrário, é para atrair e manter os melhores profissionais, os mais bem qualificados, os que melhor se prepararem, mostrarem fibra e persistência para vencer a guerra dos concursos públicos.

Eu quero um Brasil melhor e quero agora, não para apenas meus netos aproveitarem. Sou filho de Deus, mereço viver em um país melhor antes de morrer. E se posso ajudar a fazer isso acontecer trabalhando diretamente nessa grande obra e ainda por cima ganhando bem sem medo de ser despedido por um motivo besta qualquer, então estou nessa guerra de corpo e alma, pra ganhar!

Resumo da ópera – Nunca mais tenha receio ou vergonha de dizer que está lutando na guerra dos concursos públicos porque você quer ter um ótimo salário e estabilidade no emprego. Isso não é feio, não é motivo de vergonha, muito pelo contrário, é ser honesto e honrar sua luta. Por isso digo, mercenário é quem se submete a chefes em empresas privadas que não estão nem aí para seu bem estar, apenas para os lucros da empresa, porque não têm coragem de enfrentar a guerra dos concursos públicos!

———«»———«»———«»———

Simulado RI-STJ #10

1 – O Coordenador-Geral exercerá, no Conselho da Justiça Federal as atribuições que lhe couberem, na conformidade da lei e do seu Regimento Interno.

2 – O Coordenador-Geral integrará o Plenário e a Corte Especial também nas funções de relator e revisor.

3 – Compete ao Presidente de Seção manter a ordem nas sessões.

4 – Compete ao Presidente de Seção mandar incluir em pauta os processos de sua Seção.

5 – Compete ao Presidente de Seção assinar a correspondência de sua Seção.

6 – Compete ao Presidente de Seção assinar os ofícios executórios e quaisquer comunicações referentes aos processos julgados pela respectiva Seção.

7 – Compete ao Presidente de Seção assinar as atas das sessões da respectiva Seção.

8 – Compete ao Presidente de Turma assinar a correspondência de sua Turma.

9 – Compete ao Presidente de Turma indicar ao Presidente funcionários da Secretaria do Tribunal a serem designados para os cargos de direção de sua Turma.

10 – Compete ao Presidente de Turma assinar os ofícios executórios e quaisquer comunicações referentes aos processos julgados pela respectiva Turma.

Amanhã será publicado o gabarito desse simulado, não perca.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você acha que lutar na guerra dos concursos públicos porque se quer ganhar bem e não correr o risco de ser despedido a qualquer hora e por qualquer motivo é razão de vergonha? Você acha que essa motivação é indigna?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



Nat King Cole é o nome artístico de nome artístico de Nathaniel Adams Coles, um dos maiores nomes do Jazz de todos os tempos. E com vocês, um de seus maiores sucesso, a deleciosa "Love". Prestem atenção ao clipe, que mostra uma série muito interessantes de fotos desse grande jazzista.

6 Response to "Concurseiros MERCENÁRIOS"

  1. Unknown says:

    Eu compartilho com a idéia e não esperava ler isso aqui. E, por esse motivo, não poderia deixar de comentar.
    A iniciativa privada exige, além do mencionado, mais alguns “ornamentos” p/ mulheres (o espaço é curto p/ desenvolver a idéia) e uma hora cansa. Não podemos generalizar, mas exige-se muito e se reconhece pouco.
    Estudar p/ concurso é uma luta árdua, e chegar lá não é impossível. Basta ter persistência, força de vontade, ânimo e dar o melhor de si.
    P/ os que chegam, por favor, pensem que estão trabalhando p/ sociedade (trabalho nobre) e continuem dando o melhor de si. Nosso mundo somos nós que fazemos!
    Pensar que poderei fazer o melhor de mim sem ter que me preocupar em calcular a melhor fórmula e pensar na melhor estratégia p/ acumular lucro p/ chefe é até uma motivação.
    Ganhar bem, que mal tem?
    Ainda mais com estabilidade? Perfeito...

    Anônimo says:

    Outro motivo que me atrai é o fato das empresas privadas não abrirem espaço para os recém-formados. No setor público posso começar do zero a minha carreira profissional, isso me motiva.

    Unknown says:

    Muito bem escrito seu texto. Assino embaixo!

    Anônimo says:

    Muito bem escrito seu texto. Ser concurseiro é doloroso, difícil e tem que ter muita determinação pra chegar lá. A vida social praticamente acaba. A grana quase sempre curta ou nenhuma. Nas horas em que todos estão se divertindo por aí, a gente tá lá ocupado quase sempre com livros, códigos, apostilas...sem falar nos prazos que são sempre longos. Demora a sair o edital, a homologação, a nomeação...isso vai minando qualquer um.
    Só quem faz concurso a sério tem a real dimensão do que se trata. Agora, depois de passar por tudo isso, a gente merece uma boa recompensa né? Concordo plenamente com vc.
    Abraço

    Camisa 9 says:

    Pela luta nada mais justo do que um salário alto e a estabilidade do cargo público.

    Tô nessa por esse motivo e nunca tive vergonha de falar com o peito aberto que quero sim um salário compatível com os meus sonhos, coisa que se eu for tentar na iniciativa privada eu terei de ficar pelo menos uns 7 anos...never.
    Prefiro me matar durante alguns meses e até anos que vão me valer muito mais a pena.

    Unknown says:

    Concordo plenamente. E, ainda digo mais, quem disser que prestar concurso público a fim de ganhar bem e garantir a estabilidade é uma meta mesquinha, é um tremendo dum hipócrita, o objetivo básico, por assim dizer, de todo concurseiro é esse, com a diferença que alguns assumem, outros não. E, concordo em gênero, número e grau, com seu desejo de um país melhor agora, enquanto ainda estamos vivos e não só para meu neto, bisneto, tataraneto... Temos que fazer a diferença agora. Porque Brasil como país do Futuro, já se ouve falar há décadas, temos é que começar a praticar isso. E, colegas concurseiros: perserverança na luta!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards