Síndrome do já estudei isso, então pula

É interessante como a guerra dos concursos públicos se parece mesmo com uma guerra de verdade. Temos armas mais ou menos eficientes, estratégias de batalha, tipos de abordagem e, também, armadilhas. Algumas armadilhas são mais toscas e fazem vítimas apenas entre os novatos, outras são mais sofisticadas e fazem vítimas de todos os tipos, mas há armadilhas inteligentes que fazem vítimas apenas entre os concurseiros mais experientes, que adoram os “macacos velhos” e que, por isso mesmo, são impiedosas.

Uma dessas armadilhas é o que chamo de “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula”.

Essa síndrome afeta quase que exclusivamente concurseiros experientes. Quanto maior a experiência e o tempo estudando para concursos e fazendo provas, mais essa armadilha surge no meio do caminho, do nada, secreta, silenciosa ... e mortal.

A “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” age basicamente em três momentos do cotidiano do concurseiro sério experiente e é importante observarmos como acontece em cada um.

1º Momento – Na leitura dos editais

Depois de um ano de estudo, o concurseiro sério já deve ter lido pelo menos uns trinta editais de concurso, no começo apenas para treinar, depois para brigar seriamente por uma das vagas oferecidas. Lá pelas tantas aparece a “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” e é raro o concurseiro que não é vitimado por ela.

Uma vez vitimado, o concurseiro simplesmente começa a pular extensas partes dos editais de concursos sem nenhuma dor na consciência, porque seu cérebro infectado fica lhe dizendo que “isso é igual em todos os editais, então você não precisa perder seu tempo lendo tudo de novo, pula, pula”.

2º Momento – Durante o estudo

Todo concurseiro sério e mais experiente sabe que “a repetição é mãe do aprendizado”. Infelizmente muito das matérias cobradas em concurso precisa não apenas ser entendido e compreendido, mas também memorizado. São prazos, definições, nomes e tal. Se no começo tudo é novidade, com o tempo tudo vai ficando conhecido e é nesse momento que surge a “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” e faz do concurseiro mais uma vítima.

Uma vez vitimado, quando está estudando partes de matérias que precisam memorizadas, a síndrome faz com seu cérebro dispare uma mensagem falsa que diz “item memorizado, pode pular”. Só que o item não foi memorizado coisa nenhuma, ele foi apenas reconhecido de cara por ter sido lido tantas vezes, mas não foi memorizado como deveria.

3º Momento – Durante a prova

Não há provas de concursos que não tragam um punhado de questões longas, chatas e/ou difíceis de ler. O Cespe faz isso, a Esaf é craque em fazer isso, a Vunesp faz, a FCC adora, enfim, todas as bancas usam desse tipo de questão. É claro que temos de dar a essas questões ainda mais atenção do que às questões curtas, pois há o tempo envolvido na leitura versus o tempo curto para fazer toda a prova e ainda marcar a folha de resposta, há a possibilidade de haver “pegadinhas” no meio dessas questões e por aí vai. Só que a pressa e a sensação de conforto que o tempo mais longo de estudo do concurseiro mais experiente formam um terreno fértil para a “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” e lá se vai mais um punhado de vítimas.

Uma vez vitimado, o concurseiro desenvolve o fatal costume de ler questões pela metade. Funciona assim. O concurseiro começa a ler a questão e muitas vezes o cérebro afetado pela síndrome dispara uma mensagem de “já vi isso em algum lugar, estava exatamente assim quando você leu”, o que dá uma falsa sensação de conforto e faz o concurseiro simplesmente deixar de ler o restante da questão ou então ler com menos atenção antes de dar a resposta, o que, claro, é fatal em muitos casos.

Como vocês podem notar, a “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” é muito séria e geralmente prejudica muito os concurseiros vitimados, mas ela pode ser evitada e tratada com alguns cuidados simples, porém de resultados altamente eficiente e cientificamente comprovados.

No 1º momento, resista à tentação de pular trechos do edital. Simplesmente leia item por item mesmo que você já tenha lido cada um dezenas de vezes. E leia com muita atenção. Pode acontecer de alguns itens serem modificados pela banca apenas levemente, mas o que pode ser suficiente para mudar profundamente as regras do jogo.

No 2º momento, simplesmente desconsidere qualquer mensagem do seu cérebro dizendo que um item já foi memorizado. Por via das dúvidas, assuma que você não memorizou coisa alguma. Estude cada item do material com o máximo de atenção, como se sua vida dependesse de entender, compreender e memorizar devidamente o que está sendo lido.

No 3º momento, por nada desse mundo deixe de ler cada item de cada questão inteirinho pelo menos duas vezes. Isso mesmo, leia a questão toda, de cima abaixo, com a mesma atenção máxima, com o mesmo cuidado máximo, não apenas uma vez, mas pelo menos duas. Se puder ler três vezes, melhor ainda.

Resumo da ópera – Não pensem que a “Síndrome do Já Estudei Isso, Então Pula” é uma doença física, porque não é, trata-se de uma doença de estudo, uma doença que somente existe em nossa mente, mas que é tão perigosa e fatal quanto uma daquelas doenças de filmes apocalípticos que devastam o planeta e transformam todos em zumbis. Essa síndrome não escolhe idade, cor, sexo, classe social, ela é democrática em sua predileção por concurseiros experientes. Se você já foi vítima dela, sabe exatamente do que estou falando. Se ainda não foi, cuidado para não se tornar a próxima. Se você é, basta seguir os cuidados que listei que você será curado rapidamente. Digo isso como um concurseiro que já foi vítima dessa síndrome maledeta e sentiu na pele o quanto ela pode ser nociva e prejudicial para os estudos, para a moral e a motivação.

———«»———«»———«»———

Procuramos concurseiros de diferentes lugares do Brasil que topem bater um papo com a gente. Esses papos irão servir de base para um futuro artigo do blog, de viés jornalístico. Emails para concurseirosolitario@gmail.com

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você já foi vítima algum dia da "Síndrome do já estudei isso, então pula"? Se não foi, acha que existe mesmo ou que é bobagem? Tem medo de ser infectado?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

G A B A R I T O - Simulado RI-STJ #2


1 – E ...............Art. 3º
2 – E ...............Art. 6º
3 – E ...............Art. 10º, VIII
4 – C ...............Art. 13, I, “a”
5 – C …………..Art. 14, Parágrafo Único
6 – E …………..Art. 17
7 – E …………..Art. 19
8 – C …………..Art. 21
9 – C …………..Art. 22
10 – C………….Art. 23


Amanhã publicaremos um novo simulado com uma nova dezena de questões inéditas. Não perca!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



O "No Angels" é um grupo alemão formado só por meninas que faz um sucesso danado na Europa, mas que, curiosamente, não é conhecido no Brasil. Um de seus maiores sucessos foi a regravação de um sucesso dos anos 80 que ficou conhecimento mundialmente por ter sido música tema do famoso filme "Top Gun", a música "There Must Be an Angel" originalmente gravada pelo Eurythmics.

Para os concurseiros homens de plantão eu já aviso, a moreninha de cabelos encaracolados é minha, ví primeiro, ninguém tasca!

4 Response to "Síndrome do já estudei isso, então pula"

  1. Raquel says:

    É complicado não se contaminar, pois os conteúdos programáticos são imeeeeensos. Sempre há um item novo para se debruçar. Daí, o que foi visto acaba ficando para trás para que dê tempo de ver o inédito.

    Raquel

    Unknown says:

    Caraca!
    Eu tenho a tal Síndrome e nem sabia.
    Muito obrigada, de coração, pelo artigo...
    Vou seguir o tratamento... kkkkk
    Tomara que dê certo.

    Bem que vc me disse... heheehe

    Pode deixar doutor, seguirei as recomendações.

    Tiago

    Camisa 9 says:

    Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards