COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Uma carreira x um sonho x raízes: a escolha de Sophia

Tempos atrás, fiz concurso para a Marinha pela terceira vez, mas não fui bem. Todo mundo já está careca de saber isso. Em decorrência desse fato, eu estou sendo obrigada a pensar sobre diversas coisas. Não tem sido muito fácil. Tem sido um sofrimento, pra falar a verdade. Afinal, o show precisa continuar. Eu preciso continuar estudando, achar uma meta e focar nela. Eu funciono assim.

Não sei sair estudando para um monte de coisas diferentes e para as quais acho que não tenho menor chance de passar. Eu sou uma concurseira séria que sempre estudou para a área federal. Portanto, estudar para a área estadual ou com conteúdo muito diferente, inviabiliza minhas chances. Melhor sempre ir aperfeiçõando aquilo que já sei.

Por isso, existem três rumos a tomar: um é ter uma carreira bacana ainda que longe; outro manter-me conectada ao sonho da Marinha e tentar outra vez e; por derradeiro, esperar uma oportunidade de concurso no Rio de Janeiro, mesmo que demore.

Eu poderia continuar tentando o concurso da Marinha pela 4ª vez, o que me faria ingressar nela aos 29 anos, pois o concurso é apenas uma vez ao ano. O processo seletivo dura uns 6 meses. Façam os cálculos. Eu estou com 27 agora, aos 28 eu faria a prova e aos 29 entraria. Tudo isso, supondo que eu vá bem. Ótimo, se eu não estivesse nessa desde os 25! Quando paro para pensar, precebo que é muito tempo de uma vida! Eu precisaria abrir mão de muitas coisas mais do que já abri. Eu já cortei a gordura. Se assim fosse, precisaria começar a cortar a carne! A vida tem pressa...o tempo não perdoa.

Então, enquanto eu não decido se sigo meu sonho, eu vou tentando o concurso da ESAEX (Exército) e o STJ, pois muitas matérias são semelhantes. Até aí, tudo bem também. A carreira e o salário são muito bons, mas não é meu sonho. Eu acho que deve ser um bom trabalho (não tenho medo de tabalhar, rsrsrs), mas não desperta a paixão como a Marinha faz. Além disso, eu iria para longe, o que esbarraria na questão das minhas raízes (já abordadas em artigo pretérito).

Em relação às raízes, os relembro: estou pagando um preço alto por ficar tentando concurso somente no Rio de Janeiro. As provas são incrivelmente difíceis se comparadas a concursos de outros estados, pois há uma grande concentração de pessoas concorrendo. Além disso, eu restrinjo as minhas possibilidades de aprovação se me mantiver aqui, tentando outros concursos. O Sudeste está meio parado com bons concursos para a minha área. Já sei que dirão que há muitos concursos sendo divulgados, mas eu não dou ouvidos a boatos de concursos que só acontecerão daqui a um ano. Lembrem-se que o tempo não perdoa...

Há alguns poucos concursos abertos para Direito, mas eu não vejo possibilidade de ser aprovada, pois o foco é completamente diverso do meu atual. Os salários não tem sido muito bons, o que me deixa mais chateada.

Ainda não consegui decidir. Minha cabeça fica longe, meu coração fica apertado com tanta coisa para considerar. Sinto que preciso decidir logo, sob pena de não ter nada na minha vida, perder todas as oportunidades.

É doloroso porque qualquer decisão que tomar, eu deixarei algo grande para trás. Eu saio perdendo em todas as opções. Posso até magoar as pessoas mais importantes na minha vida, dependendo do que decidir. Eu posso me magoar muito. Eu posso dar com os burros n´água. É tudo muito arriscado.

A tristeza que dá é porque eu sou uma pessoa extremamente ligada a minha família, meus amigos, meu namorado. Eu sofreria muito se ficasse longe deles. Por outro lado, sofreria se passasse mais tanto tempo para obter vitória no mundo dos concursos. Ou poderia sofrer demais com a frustração de não vestir uma farda. Enfim, preciso decidir com seriedade e maturidade.

Resumo da Ópera - Que a vida é complicada, isso não é novidade. Faça sempre o seu melhor quando resolver estudar para concursos, pois o tempo não socorre aos que dormem. Afinal, custa a muita gente vencer mesmo dando seu sangue como eu dei. Faça sempre o seu melhor na sua vida para não ter que tomar decisões tão difíceis. Caso não exista outro jeito e tenha que tomar uma decisão dessas, veja todos os prós e contras. Veja-se como estará daqui a dez anos. Eu ainda não tomei a minha decisão, mas eu me forçarei a tomá-la em breve. Que Deus me mostre o melhor caminho a seguir. Que eu seja feliz no que eu escolher. Que sejampos felizes em nossas "escolhas de Sophia".

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DA RAQUEL

Quando você resolveu fazer concursos foi por causa de uma carreira com que sonha (promotor, fiscal, defensor, juiz, etc.) ou isso pouco importa, pois um bom salário já te fará feliz?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).


———«»———«»———«»———

Clipe do dia


Hoje para vocês Amy Winehouse com a "Back to Black", uma bela música que retrata exatamente como venho me sentindo nesses dias.

7 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Uma carreira x um sonho x raízes: a escolha de Sophia"

  1. Raquel says:

    Sobre o artigo de hoje, muito legal ver esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=YMIdOgbmCA4&eurl=http://blog.clickgratis.com.br/concursos2009/

    Camisa 9 says:

    Quem foi Sophia? Não sou muito de ler, se é que esse nome veio da Literatura...

    Espero que você faça uma boa escolha, que Deus lhe ilumine e que você planeje muito bem o que fazer, coisa que eu sei que você sabe fazer muito bem.

    Bons estudos e boa semana

    Fabiana says:

    Amigaaa!
    Mais um artigo que me vejo no espelho, rsrs.
    Não se preocupe com a idade. O que vc diz de mim que já estou chegando aos 32 anos? Eu sempre fiz planos de passar no concurso da magistratura até os 30 anos. Pois é! Chegou os 30 e eu desisti? Desisti? Que nada! Estou mais madura, mais confiante que há 3 anos atrás. Realmente aos 28, 29 anos nunquinha que eu passaria! Hj eu reconheço isso!
    O estudo é um "mix" de estudo sério, mas sem abrir mão da vida pessoal. Cabe a vc achar seu meio termo, o equilíbrio. Eu achei o meu! A aprovação é coisa de pouco tempo! E a sua tb!
    Nunca desista de seus sonhos, viu? Se quer casar, case! Se quer voltar para sua família, volte! As remoções são para isso! Mas nunca desista! Só perde quem desiste!
    Bjo no coração!
    Fabi Pacheco

    Raquel says:

    Valeu, gente! A solução vem de onde menos se espera. Depois eu lhes conto. hahaha

    Beijos

    Anônimo says:

    Muitas condicionantes,
    Mas...acredito que faltou um detalhe; Você.

    Será possível ser um bom filho atuando por anos numa profissão desagradável? Será possível ser um bom marido ou esposa após um longo dia de trabalho ingrato e tedioso?

    Não há melhor presente para os nossos pais ou amores ver o sorriso de felicidade em nosso semblante ao viver e trabalhar com amor.

    Quanto a idade...aos 60 ou 65 anos pouco importará se entrastes com 25 ou 30 anos na carreira das armas. O q importará é a forma dedicada que desempenhará com seu trabalho p a instituição.

    Raquel..n desista! Reconheça a grande oportunidade que estás em suas mãos e persista!

    Rick, obrigada!
    Um grande abraço!

    Fabiana says:

    Amigaaa!
    Conta pra nós de onde veio essa "força extra". Isso se chama Resiliência, sabia? Agora conta o milagre, mesmo se não quiser contar o santo...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards