Consumismo concurseiro

Vocês notaram como estudar para concursos públicos se tornou complicado nos últimos tempos? Pior, a complicação vem aumentando a cada dia. Não, não estou me referindo às provas cada vez mais difíceis, aos programas de matérias cada vez mais complexos, nada disso, eu falando da quantidade de recursos de estudo que é dito que o concurseiro precisa dispor para ter alguma chance de aprovação.

Há quatro anos atrás prestei o primeiro concurso público da minha vida. Na época o fiz por pressão dos meus pais (shame on me) e como bom falso concurseiro, não pensei um minuto sequer em estudar decentemente para o certame. Como tinha de “mostrar serviço” procurei uma apostila barata para tal concurso, para “dar uma olhadinha”. Foi uma dificuldade encontrar uma. Não me lembro mais qual era esse concurso, mas me lembro de que mesmo em São Paulo (capital) havia somente duas ou três pequenas livrarias de concursos e que somente numa delas encontrei a apostila.

Hoje, com concursos públicos tendo se tornado mais famosos, falados e desejados que atrizes/atores de novela das oito, o quadro mudou completamente. Hoje há uma infinidade de livrarias de concurso, reais e virtuais, além de editoras especializadas no segmento. Há também uma diversidade enorme de material de estudo, são apostilas de todos os tipos, resumos, resuminhos e resumões, livros, material em áudio, vídeo e digital, cartilhas, programas de computador específicos, enfim, muito material de apoio ao estudo.

Se no passado recente o concurseiro tinha dificuldades era em encontrar bons materiais de estudo quando quase não existiam materiais de estudo específicos para concursos, o que significava ter de adaptar materiais usados em cursos universitários e outros, hoje a dificuldade está em encontrar bons materiais de estudo em meio a uma montanha crescente de materiais de estudo para concursos públicos. Se antes pecava-se pela falta, hoje peca-se pelo excesso.

Qual o melhor autor? Qual o melhor livro de tal matéria? Qual a melhor apostila para tal concurso? Qual o resumo mais completo? Qual a aula em áudio mais bem explicada? Qual o curso em vídeo mais didático? Qual? Qual? Qual?

Essa nova realidade do mercado de material de estudo concurseiro traz um problema muito comum na sociedade de consumo em que vivemos, o terrível consumismo. O que é isso? Vejamos.

Consumismo é o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência, quando a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido a propagandas, comentários e indicações de outras pessoas, devido a ser um produto de marca famosa.

Caiu a ficha? É por conta do consumismo que há tanta propaganda de material de estudo e cursinhos por aí. Recebo, diariamente, pelo menos dois ou três emails de propaganda desse tipo de material. Não há fórum, comunidade ou site concurseiro que não tenha propagandas de algum tipo. Não há entrada ou saída de prova de concurso em que não haja pelo menos três ou quatro entregadores de panfletos de propagada. A indústria dos concursos está a todo vapor e muito lucrativa, obrigado.

Se olharmos para a realidade concurseira atual através da fria lógica empresarial, veremos um mercado crescente de gente desesperada para conseguir um emprego público que oferece estabilidade e alto salário, não se importando em gastar uma boa grana para atingir essa meta. Esse pessoal consome e aceita pagar altos preços por materiais e serviços que julgue os deixarem mais próximos da realização desse sonho.

Quer uma prova do que estou falando? Basta saber que um desses grandes cursinhos para concursos do país que opera no sistema de aulas presenciais via satélite abre uma nova filial em algum lugar do Brasil a cada dois dias!

Resumo da ópera – Os empresários descobriram que os concurseiros são uma mina de ouro e estão fazendo de tudo para explorar esse filão. Portanto, muito cuidado ao analisar e decidir o material de estudo e apoio que irá comprar. Cuidado para não cair na armadilha do consumismo e se ver comprando o que não precisa, o que não será útil para sua luta na guerra dos concursos públicos, para desperdiçar seu dinheiro em coisas inúteis e depois não ter para investir em coisas úteis!

———«»———«»———«»———

Gente, estamos preparando um artigo conjunto muito legal para publicar no final do mês e para torná-lo ainda mais interessante, incluiremos alguns dados reais de concurseiros que residem pelo Brasil afora.

Por isso, estamos procurando uma dezena de concurseiros que topem responder por email quatro perguntinhas nossas. Será rápido, simples e indolor. Estamos procurando, principalmente, concurseiros que morem em cidades pequenas do interior do país, quanto mais remoto o lugar, melhor.

Para participar basta enviar um email para concurseirosolitario@gmail.com


———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você já foi vítima do consumismo concurseiro? Já se viu comprando materiais, livros, apostilas, se matriculando em cursos e tal mais por força da propaganda/comentários do que porque realmente precisa? Você acha que muita gente se deixa levar pela propaganda e acaba gastando mais do que deve com esse tipo de material?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Simulado RI-STJ #3


1 – Fazem parte do Tribunal o Plenário, seu órgão especializado, as Secções e as Turmas especiais.

2 – O Plenário é constituído pelos 33 ministros do Tribunal e seu presidente é eleitor para um mandato de 2 anos, vedada a recondução enquanto ainda houver ministro que não tenha sido eleito para a função.

3 – A Corte Especializada será integrada também pelo Corregedor do Conselho Nacional de Justiça.

4 – A antiguidade considerada na composição das Turmas será observada atendendo à ordem de antiguidade do Ministro no Judiciário.

5 – As Seções compreendem cinco Turmas, constituídas por seis Ministros cada uma.

6 – O Presidente, O Vice-Presidente e o Corregedor-Geral do Conselho Nacional de Justiça integram apenas o Plenário e a Corte Especial.

7 – O Vice-Presidente, ao deixar o cargo, se não for ocupar o de Presidente de Seção, passará a integrar a Turma da qual sair o novo Vice-Presidente.

8 – O Ministro empossado integrará a Turma onde se deu a vaga para a qual foi nomeado.

9 – Integrado ao Tribunal funciona o Conselho da Justiça Federal, ao qual cabe a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus.

10 – O Conselho da Justiça Federalé integrado pelo Presidente, Vice-Presidente e três Ministros do Tribunal, eleitos por dois anos, e por juízes dos cinco Tribunais Regionais Federais, eleitos com suplentes.

O gabarito para essas questões será publicado amanhã. Não perca.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Alizée é uma jovem cantora francesa muito bonita e talentosa. Adoro a voz dela, doce e suave. Nesse clipe ela interpresta um dos grandes sucessos de Madonna, "La Isla Bonita".

1 Response to "Consumismo concurseiro"

  1. É por isso que eu ando meio conservadora com materiais de concursos. Estudar é uma atividade sensorial total, mas tudo tem limites. Melhor obter apenas aquilo que efetivamente irei usar.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards