Vencendo gigantes

A Bíblia narra uma história interessante sobre o povo judeu. Conta-se que Moisés, líder deste povo, enviou doze homens para espionar uma terra que Israel desejava conquistar. Desses doze homens, dez retornaram dizendo que a terra era muito boa, que era fértil e dava bons frutos, mas que o seu povo era forte e de grande estatura, verdadeiros gigantes. Disseram ainda que, diante de tal povo, os israelitas eram como gafanhotos. Começaram logo a reclamar e a dizer que deveriam voltar para o Egito, para o lugar onde eram escravos. Porém, dois homens desse grupo de espias, retornaram contando outra história. Para eles a terra manava leite e mel, era muito boa, muito produtiva e que poderia ser conquistada. Eles não mencionaram nada sobre os gigantes que lá viram, mas olharam apenas para as boas qualidades que a terra possuía. E dos dozes homens enviados, apenas esses dois, Josué e Calebe, que acreditaram que poderiam possuir a tal terra, foram os que realmente a possuíram.

Na guerra dos concursos somos como esses dozes espias. Sabemos que a aprovação em concurso público nos dará tranqüilidade, nos proporcionará um trabalho prazeroso e produtivo e nos livrará de vez da condição de escravos. Mas, muitos olham apenas os gigantes:

- Concorrência muito grande;
- Poucas vagas ou cadastro de reserva;
- Muita matéria;
- Falta de tempo;
- Falta de dinheiro;
- Falta de apoio dos familiares, amigos;
- Desânimo;
- Preguiça;
- Pressão e cobrança.

Enfim, quando olham para o cargo almejado, para o concurso dos sonhos, tudo que vêem são gigantes a sua frente, fortes e fortemente armados. Olham para si mesmos e se sentem incapazes, como pequenos gafanhotos que podem ser facilmente esmagados por tantos gigantes.

Aqueles que vêem os gigantes como obstáculos contornáveis são os que conquistarão os cargos públicos, são os que vencerão essa guerra e desfrutarão de todos os deleites da vitória.

Isso não quer dizer que não teremos que lutar. Pelo contrário, teremos que suar muito a camisa para vencer tais gigantes. Não é fácil, mas possuímos capacidade e armas eficientes para vencer essa guerra.

Muitas vezes eu apenas olhava para os gigantes da minha vida, para tantos obstáculos que iam se levantando e não me permitiam enxergar meu sonho. Eles iam se aglomerando e se tornavam cada vez mais assustadores. E eu ia ficando cada vez mais fraquinha e incapaz, me sentindo um nada diante de tantos obstáculos. Até que um dia decidi que ia vencer esses gigantes. E fui destruindo um por um: arrumei dinheiro e comprei bons livros, abri mão de passeios e algumas amizades para ficar estudando, coloquei a preguiça de lado e me forcei a estudar, comecei a fazer “ouvido de mercador” para as críticas e pressões. Enfim, fui aos pouquinhos derrubando esses gigantes e limpando minha visão, enxergando que sou, sim, capaz de vencer essa luta.

Ainda não venci a guerra dos concursos públicos, perdi algumas batalhas que me deixaram feridas, mas não fui derrotada. Afinal, preciso vencer apenas uma batalha para ser vitoriosa nessa guerra.

Resumo da Ópera – Quando entramos nessa guerra com uma visão pessimista, olhando apenas as dificuldades, já entramos derrotados e nunca conseguiremos vencer. Olhe para si mesmo e enxergue o guerreiro forte e destemido que você pode se tornar e derrubar sozinho todo o exército de gigantes que se levantam para tentar te derrotar. Lute com toda sua força e dedicação, tendo diante de seus olhos apenas a vitória e não os gigantes que a guardam ao longo do caminho.

Malu, concurseira do Paraíso das Águas (Maceió).

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DA MALU

Na guerra dos concursos públicos enfrentamos diversos gigantes. Quais são os gigantes que você precisa derrotar? Como você os derrotou ou pretende derrotá-los?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

G A B A R I T O - Simulado RI-STJ #1


1 – E Art. 1º
2 – E Art. 8º
3 – E Art. 17º
4 – E Art. 22º
5 – C Art. 27º
6 – C Art. 30º
7 – C Art. 39º
8 – E Art. 49º
9 – E Art. 59º
10 – E Art. 65º

Amanhã publicaremos um novo simulado com uma nova dezena de questões inéditas. Não perca!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Essa é uma das músicas que mais gosto, adoro a melodia, a letra. Seu nome é "Keep Bleeding" e quem interpreta é Leona Lewis.

3 Response to "Vencendo gigantes"

  1. Malu, belo artigo. A passagem bíblica realmente nos faz refletir. Para quê se deixar levar pelo sofrimento e pelo medo? Melhor deixar o sonho nos levar para a vitória.

    Um abraço!
    Raquel

    Camisa 9 says:

    Refletir para depois agir faz um bem danado. Excelente post Malu. Parabéns.

    Gambate

    *Sobre enfrentar Gigantes, acabei de Assistir "300"..Bem, eles passariam em qualquer concurso hoje em dia, não nos menosprezando, mas eles não desistiam porque senão morriam.
    Pensemos nós assim também para irmos até o fim em nossas escolhas!

    Raquel says:

    O filme 300 de Sparta é um grande exemplo, além de ser um bom filme.

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards