Fica difícil estudar sem computador

Nesse final de semana uma amiga me ligou e perguntou se eu não poderia conversar com uma amiga dela que também estava estudando para concursos públicos, mas que estava tendo dificuldades. Combinamos dela passar em minha casa com a amiga no dia seguinte para conversarmos um pouco.

Claro que pensei que a menina estava tendo problemas em absorver algumas das tantas matérias que os concurseiros têm de estudar, entender, praticamente decorar tudo. Então separei algumas dicas e material de orientação e gravei em um CD para a menina.

Na tarde do dia seguinte as duas apareceram. A menina formou-se no meio do ano em Direito, mas não quer advogar, então “estou tentando estudar para concursos” (sic). Perguntei em quais matérias ela estava tendo dificuldade, que material ela estava usando. Então a surpresa. Ela disse que estava estudando somente pelos poucos livros que tinha comprado quando fazia faculdade. Sua única fonte de informações sobre concursos públicos eram exemplares de banca da Folha Dirigida. Quando lhe mostrei o CD e disse o que tinha gravado, ela balançou a cabeça e disse que sabia muito pouco de informática, não tinha computador e, nem ao menos, costumava acessar a Internet em algum cyber café.

“Essa menina é doida” foi o que pensei no mesmo instante. Sinceramente não consigo me ver estudando para concursos público sem o computador e a Internet. Mais da metade do meu material de estudo está no computador (apostilas, aulas e livros em PDF, programas geradores de simulados e com provas anteriores, sites de informações sobre concursos, material e técnicas de estudo, forums, listas de discussão). Levei a menina para a frente do computador e mostrei tudo isso a ela. Ao terminar, o comentário dela foi revelador. “Nossa, não tinha idéia de que precisava de tudo isso para estudar para concursos”.

Gente, não tem moleza em concurso público, não. No vestibular 2008 da USP, o mais concorrido do país, os cursos com maior relação candidato/vaga foram o de publicidade e propaganda, com 45,74 candidatos por vaga. O concurso para escrevente do TJSP que está em andamento teve, somente para a cidade de Guaratinguetá, 4.751 inscritos para 06 vagas. Isso dá uma relação de quase 792 candidatos por vaga, ou seja, 18 vezes maior que o curso mais concorrido da USP no vestibular desse ano!

Se concurso público não é moleza, quem quiser passar tem de estudar sério, estudar muito, estudar com estratégia e, principalmente, estudar com todas as armas em que possa pôr as mãos. Essas armas são boas apostilas, bons livros, resolver muitos exercícios e provas anteriores, técnicas de motivação, melhores técnicas de estudo. E como fazer isso sem a ajuda do computador e da Internet? Sinceramente não sei.

Alguns dirão que tem muita gente que passa em concurso público estudando com o mínimo de material, sem computador, sem cursinho. Não duvido disso, eu mesmo conheço alguns casos. O problema é o tempo necessário para isso. Alguém que larga tudo para somente estudar, usa bons materiais em papel e no computador, usa boas estratégias e técnicas de estudo, claro que vai ser aprovado e empossado muito antes de quem não tem muito tempo disponível para estudar, escolhe material inferior, não usa o que o computador e a Internet têm a oferecer. Eu não sei quanto a vocês, mas eu PRECISO passar ser aprovado e empossado o quanto antes, pois já passei faz algum tempo da barreira dos 30 anos e as economias estão minguando.

Resumo da ópera – O computador e a Internet devem duas de suas principais ferramentas de estudo. Computador de concurseiro tem apostilas, aulas, material em PDF, Word, MP3, WMV, AVI. O “favoritos” do navegador tem somente links para sites de material concurseiro e sites de notícias (olha as provas de atualidades, gente). Esqueçam de joguinhos, filminhos, fotos pornô, sites de piadas, isso fica para depois da posse. Saber usar essas ferramentas é ter uma vantagem competitiva muito importante na guerra dos concursos públicos.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

3 Response to "Fica difícil estudar sem computador"

  1. Anônimo says:

    Parabéns pelo blog! Venho acessando sempre pois além de gostar de blogs estou no começo da jornada dos concursos. Muito bem escrito!
    Sérgio Oliveira/Sul de Minas.

    Raquel says:

    Este artigo confirmou algo o que eu já intuia (e que bom que isso aconteceu): estudar para concursos deve ser uma tarefa sinestésica. A gente deve mesmo aproveitar todos os modos de aprendizado que possam existir: áudio, vídeo, escrito, analítico etc. A maneira mais rápida de se obter boa diversidade de materiais do gênero é na internet mesmo...

    Unknown says:

    Olá concurseiro!!Gosto muito do seu site,está de parabéns!Obrigada por ajudar a mim e aos outros guerreiros a obter resultados cada vez melhores.
    Mas quanto ao seu artigo,nossa,estou surpresa...Eu sempre tive o computador como um dos maiores aliados nessa "guerra",e também não me imagino sem ele,seja para consultar material na internet ou nos arquivos,seja para entrar em contato com outros concurseiros.Pelo menos no meu caso,é ferramenta quase imprescindível...Abraços.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards