RESENHA - "Resumões do Ponto dos Concursos par ao concurso do MPU"

A fim de auxiliar aos leitores que prestarão nesse final de semana as provas do concurso do MPU, resenhamos hoje alguns dos "resumões" lançados pelo famoso Ponto dos Concursos para essa prova.



Reta final, para alguns, é época de salve-se quem puder! Isso porque muitos ficam nervosos, perdidos. Há quem até desista da batalha e morra na praia depois de muito nadar. Só que é um erro, pois não devemos colocar a perder toda nossa bagagem e esforço acumulado.

Não é momento de ler materiais muito extensos, tampouco aprender coisas muito complexas. Foi pensando nisto que topei mais um desafio de resenhar dois dos resumões do Ponto dos Concursos para o MPU. Um deles foi o de Direito Constitucional e o outro de Direito do Trabalho. Vou tecer comentários sobre cada um separadamente.

Direito do Trabalho

Essa matéria é uma velha conhecida que já não estudo há tempos, visto que a maioria dos concursos do meu foco não a cobra. Com isso, antes do curso surgir, eu não havia a estudado a contento. Afinal, as demais matérias eu já estudo há anos. Quando vou comparar, fico sempre achando que deixo a desejar.

Escolhi o curso de Analista Processual, visto que somente vou prestar prova para esse cargo. Por essa razão, gostei muito de pegar um curso direcionado para a minha carreira. Afinal, posso estudar pelo material sem medo de estar estudando algo que não está em meu foco.

A professora Débora Paiva é advogada e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Além disso, ela é jornalista e tem diversos livros publicados na área jurídica. Por isso, estamos nas mãos de uma profissional que sabe bem que ramo é esse em que estamos no infiltrando. É só deixar se conduzir.

O curso é composto de uma aula demonstrativa (totalmente gratuita) em que já se desfia conteúdo e mais 3 aulas pagas.

A primeira aula, a gratuita, como não poderia deixar de ser, trata de noções introdutórias e principiológicas do direito material do trabalho. A professora distingue as diversas espécies de trabalhador e as pegadinhas que cada caracterização pode comportar. É um belo convite para continuar o curso. Honestamente, acho difícil não ter vontade de ir adiante porque é tudo muito bem feito. Não fica nenhuma ponta solta de dúvida.

A primeira aula paga diz a que veio e cuida de grupos econômicos, detalha aspectos relativos ao contrato de trabalho. Cuida também das complexas razões e distinções para a justa causa. É um prato cheio para cascas de banana do CESPE.

Na segunda da série, nossos motores começam a esquentar. Débora examina duração do trabalho, férias, a clássica diferenciação entre salário e remuneração que é fruto de diversas questões de concurso e FGTS.

Na última aula, tudo fica bem interessante. Uma vez que há uma miscelânea de conteúdos abordados. Numa só aula, cuida-se de prescrição e decadência; segurança e medicina do trabalho; trabalho da mulher e do menor; trabalho coletivo; greve e as controvertidas CCP (Comissões de Conciliação Prévia).

O que tenho a dizer sobre esse curso em geral? Não é enxuto demais, pois perderia conteúdo relevente; contudo, não é pequeno. Eu diria que é algo na medida certa para fechar aquela matéria de última hora. Cada aula tem cerca de 50 páginas. Algumas mais e outras menos.

Se é didático? Eu digo que é bastante, uma vez que tem uma proposta bastante diferenciada. A professora expõe a teoria e coloca exemplos bem práticos e dignos de pegadinha. Isso porque o CESPE não vai querer dar as questões de bandeja para a gente. Assim, a Débora fica muito atenta a esses detalhes.

Além disso, como todo professor digno de aplauso faz, ela parte do aspecto mais simples e elementar da matéria e vai devagar para o mais complexo. Não chega jogando o conteúdo. Por isso, acho muito bom ver uma professora como ela ter tal preocupação.

Espero que a dica do curso de Direito do Trabalho tenha animado os concurseiros nessa reta final, pois ainda dá tempo de estudar. Afinal, está me ajudando muito. Ainda bem que esse curso apareceu! Vamos comentar um pouco sobre o outro curso.

Direito Constitucional

Essa matéria é simplesmente um prazer estudar. Eu já a estudo há anos, mas nunca me canso de dar mais uma olhadinha nela. E esse curso foi uma maneira que encontrei para revisitá-la sem precisar me debruçar em cima de um material muito extenso.

O professor que ministra as aulas é um mineiro que já alcançou algumas belíssimas vitórias em concursos públicos. Seu nome é Frederico Dias. Ele atualmente é Auditor Federal de Controle Externo do TCU, mas também já ocupou o relevante cargo de Auditor de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União.

Ao contrário do que se poderia esperar, esse curso não tem como foco exercícios, mas umas dicas pra lá de boas para a prova do MPU. Há um passeio rápido pela jurisprudência e pelos principais conceitos que o CESPE gosta de cobrar. Pra mim, isso é ótimo!

A linguagem usada é bem acessível. O professor usa tiradas de bom humor em alguns momentos, o que nos faz lembrar de suas lições com boas risadas depois do estudo. Afinal, existem temas que não caem em prova, mas “despencam” em cima de nossas cabeças (risos).

Gostei de muito de ver alguns esquemas com chaves, quadros sinóticos e grifos com aquilo que é importante. Afinal, nossa memória também é fotográfica. Lembrar das imagens vai me ajudar muito no dia da prova.

Pra quem gosta, há o uso de mnemônicos. Na aula demonstrativa, há um bem engraçado na página 10. E são mesmo os mais ridículos que a gente tende a guardar (risos).

O bom é que no final das aulas, a gente percebe o quão cuidadoso foi o trabalho do professor Frederico. Afinal, ele usou diversas fontes de bibliografia dos mais renomados autores para elaborar suas aulas. Isso merece muitos elogios, pois ao longo das aulas, a gente percebe tal acuidade técnica.

Assim como o curso de Direito do Trabalho, esse é um curso constituído de 1 aula demonstrativa e 3 aulas pagas. Eu, invariavelmente, fiquei instigada a prosseguir depois de participar da aula gratuita. Isso porque o professor sabe bem como nos tragar e prender nossas atenções. Sem falar que tranquiliza muito lançar novos olhares para pegadinhas que antes passavam batidas por mim.

O curso é bem objetivo e não fica se perdendo em embromações, o que é muito bom nessa semana que antecede a prova.

Assim, na aula demonstrativa, ele trata de “Princípios e Aplicabilidade das Normas Constitucionais”. Na primeira aula paga, cuida dos nossos velhos conhecidos “Direitos e Garantias Fundamentais”. A segunda aula examina o tema mais complicadinho de detalhes, na minha opinião: “Repatição de Competências, Tribunais de Contas e Funções Essenciais da Justiça”. Na última aula, ele fecha com outro assunto de que eu gosto “Organização dos Poderes”.

No que tange ao fórum de dúvidas, nenhuma dúvida é relegada a segundo plano. Eu, por exemplo, ia postar uma dúvida. Por sorte, vi que alguém estava com a mesma que eu e já a vi respondida. Achei muito legal, pois o professor parece bastante perspicaz porque já antevê o que os alunos irão perguntar. Ele se antecipa e diminui muito a quantidade de questionamentos que teremos ao estudar seu material.

Resumo da Ópera - Esses dois cursos vieram em boa hora. Estava precisando de algumas noções da área trabalhista e de lançar novos olhares sobre o constitucional. Eles servem para mim e para você que não desanimou e tem esperança de fazer boas provas neste próximo final de semana.


RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Em véspera de prova, nada mais prático do que fazer revisões em cima de questões comentadas e principalmente daqueles resumos, “memorex”, que todo concurseiro que se preze deveria ter em mãos, para dar aquela refrescada na memória.

Pensando exatamente nisso, O Ponto dos Concursos lançou com exclusividade os “Cursos Online - Resumão”, que são cursos preparados especialmente para o “sprint final”, exatamente para aquele momento que não existe mais tempo para consultas de livros, apostilas e materiais afins.

Dentre esses Resumões, resenhei dois deles:

Resumão de Direito Administrativo para o MPU – cargos técnicos e de analista (área administrativa)

Mesmo sendo um resumo, esse curso foi dividido em 04 aulas, incluída a aula demonstrativa (Administração pública: princípios básicos), que pode ser baixada gratuitamente para análise: Aula 0 - demonstrativa

Todo o conteúdo deste curso foi desenvolvido pelo professor Fabiano Pereira, que é advogada especialista em concursos público, professor universitário e de cursos preparatórios para concursos públicos em várias cidades do Estado de Minas Gerais e São Paulo.
O professor fez questão de abordar os tópicos mais explorados pelo Cespe nas últimas provas de Direito Administrativo como: princípios básicos da Administração Pública, Poderes Administrativos, Atos administrativos, Leis: 8.112/8.666/9.784/8.429. Além de revisar jurisprudências, acerca de pontos importantes cobrados em concursos públicos.

Destaco na 2a - aula (poderes administrativos), a parte que trata do abuso de poder. Esse importante tópico ainda faz muita confusão nas provas do Cespe, pela questão da dúvida quando aparece como excesso de poder e desvio de poder ou desvio de finalidade. O professor usou um quadro esquemático muito bem elaborado, para ninguém mais esquecer a diferença. O Cespe simplesmente adora brincar com esse tópico. Muito cuidado!

Vejam assertiva recente cobrando esse assunto:

(CESPE/TRE-MT-2010) Há excesso de poder quando o agente público decreta a remoção de um servidor não como necessidade do serviço, mas como punição.

Resumão de Administração Pública para o MPU

Sem a menor sombra de dúvida que a disciplina de Administração Pública vai fazer muita diferença nesta prova do MPU, sendo indispensável ter um material bem resumido. O curso foi dividido em 2 aulas, além da aula 0 (Processo organizacional e Planejamento Estratégico), que também pode ser baixada gratuitamente para análise do curso: Aula: 0 - demonstrativa

O professor Vinicius Ribeiro, idealizador deste resumão, é graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia e atualmente leciona a disciplina de gestão institucional para o concurso da Fiocruz no site do Ponto dos Concursos.

Esse resumão foi todo trabalhado, intercalando o assunto com exercícios de questões de provas recentes do Cespe, todas devidamente comentadas (importantíssimo!). Além disso, em todo o material são usados fluxogramas, imagens, quadros destacando as explicações e muitos, mais muitos exercícios com questões, buscando com isso a máxima fixação de todo o assunto estudado.

Pontos importantes desses 2 resumões:

a) material muito bem estruturado e atualizado, com boa cobertura do conteúdo exigido pelo edital do concurso do MPU e que servirá com certeza para outros concursos correlatos.

b) os comentários das questões abordam tanto o conteúdo como dicas, acerca da banca organizadora, levando o aluno a entender a diferença entre uma questão certa ou errada;

c) didática muito bem elaborada (processos mnemônicos), facilitando o entendimento, mesmo sendo apenas para resumo.

Resumo da ópera – Já se foi aquele tempo que estudar para concurso público era suficiente apenas decorar a Constituição Federal ou os princípios da Administração pública, hoje é necessário ter boas ferramentas e o Ponto dos Concursos tem uma para cada necessidade. Os Cursos Online-Resumão provam isso.

FONTENELE é um concurseiro sério que vai direto ao ponto.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Resumo é uma síntese dos pontos mais importantes de alguma coisa. O chamado "resumão" dá uma ideia de síntese mais abrangente de um grande volume de material. E foi considerando essa definição que o Pontos dos Concursos lançou há poucos dias uma série de resumões específicos para o concurso do MPU que acontecerá nesse final de semana.

A fim de auxiliar os concurseiros que prestarão esse concurso para cargos administrativos, resenhei dois desses resumões. Vejamos.

Resumão de Administração de Recursos Materiais

Administração de Recursos Materiais, essa matéria me soou muito estranha quando me deparei com ela a primeira vez na minha luta na guerra dos concursos públicos e faz o mesmo com muitos concurseiros ainda hoje. Mas afinal de contas, do que trata essa matéria? Vejamos:

"A administração de Recursos Materiais engloba a sequência de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final."

Sinceramente, essa não é uma matéria difícil, muito pelo contrário. O problema é que até recentemente não existia nem um livro dela específico para concursos públicos. Digo até recentemente porque a mesma autora do resumão dessa matéria para o concurso públicos também lançou faz pouco tempo um livro da matéria, que será resenhado no blog semana que vem.

A jovem professora Carolina Teixeira já é concurseira veterana empossada em diversos ótimos cargos públicos e também como professora. Acreditem, ela escreve muito bem, de forma clara, objetiva, mesmo porque tendo sido concurseira sabe do que os concurseiros precisam em termos de material de estudo.

O resumão dessa matéria é dividido em três partes. A primeira parte é demonstrativa e gratuita, por isso mesmo superficial com a função de apenas dar uma ideia do que vira em seguida. As outras duas partes são vitaminadas, cada uma com pouco mais de trinta páginas e cobrindo 99% do edital para essa matéria.

Querem saber qual é o grande trunfo desse resumão? A receita é simples. 50% de teoria resumida que vai direto aos pontos mais importantes da matéria e 50% de questões do CESPE de concursos anteriores, com as respostas devidamente comentadas! Ou seja, o melhor dos dois mundos. E não duvido que na prova apareçam questões muito semelhantes àquelas presentes nesse resumão.

Resumo da ópera - Se você teve dificuldade em encontrar um bom material de estudo para essa matéria, aproveite esses últimos dias e adquira esse resumão que valerá muito a pena. Essa mistura de matérias e questões comentadas é eficientíssima.

Resumão de AFO (Administração Financeira e Orçamentária)

Só de ouvir AFO muitos concurseiros ficam com os cabelos em pé e começam a tremer como varas verdes. Essa matéria causa pânico em muitos, principalmente porque é recheada de definições, regras, nomes complicados e números. Mas o medo não tem razão de ser, visto que é uma matéria que se mostra bastante simples depois que se aprende seus fundamentos.

O Pontos dos Concursos convidou para preparar o resumão dessa matéria o professor Sérgio Mendes, ex-concurseiros, atualmente Analista de Planejamento e Orçamento do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), além de ser instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) e da ESAF (Escola de Administração Fazendária). Ele também é autor de um livro muito bom da matéria que foi lançado também recentemente por uma grande editora e que brevemente também será resenhado aqui no blog.

Esse resumão foi dividido em quatro partes. A primeira parte é gratuita e trata do Orçamento na Constituição e do famoso Ciclo Orçamentário. A segunda e terceira partes tratam de diversos tópicos de orçamento e receita pública. A última parte trata especificamente da importantíssima LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ou seja, o resumão dá uma geral bem dada no que o edit0al prevê para ser cobrado em prova.

Duas coisas me agradaram muito no modo como o autor preparou esse resumão. Em primeiro lugar a abordagem simples, direta e sem enrolação. Em segundo lugar o uso abundante de quadros e esquemas explicativos, tornando mais dinâmico o aprendizado.

Resumo da ópera - Ao longo de mais de 120 páginas, esse resumão é melhor que muitos livros da matéria com que já tive contato e, claro, é anos luz melhor que qualquer apostila tranqueira da matéria. Sinceramente, também vale o investimento.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


Lembre-se que além de ainda dar tempo de adquirir esses e outros resumões no website do Ponto dos Concursos, você poderá também:

1 - Baixar apenas as aulas demonstrativas gratuitas e, assim, tanto conhecer o excelente material que oferecem, bem como estudar um pouco para diversas matérias;

2 - Esses resumões poderão, tranquilamente, ser utilizados no todo ou em parte para diversos outros concursos públicos.



———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "Resumões do Ponto dos Concursos par ao concurso do MPU""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards