Resenha - Ponto dos Concursos - Direito Administrativo: a jurisprudência cobrada em concursos públicos pelas mais diversas bancas

A fim de auxiliar aos leitores que têm dúvidas se vale a pena adquirir os cursos online do famoso Ponto dos Concursos, a partir de agora faremos regularmente resenhas dos cursos oferecidos a fim de sanar essa dúvida de todos vocês.



Esse foi o primeiro curso que fiz pelo Ponto dos Concursos. Foi tão bom, que depois cursei o de Legislação Específica do MPU, bem como o de resumões. A impressão que ficou sobre a experiência que vivi não podia ser melhor.

Como já cansamos de falar, a jurisprudência é uma realidade cada vez mais difundida entre os concursos públicos. Eu já vi ocorrências em concursos de nível médio, de nível superior, como os de Analista e nos clássicos, como os de Defensor, Delegado, Juiz e Ministério Público.

Preocupada com essa situação, eu tenho procurado sempre novos meios de aprender como sistematizar esse aprendizado. Já lhes mostrei a opção de uma coleção de livros e hoje mostro-lhes a opção do curso online do professor Armando Mercadante.

Antes de apresentar o mestre, já lhes digo que é uma excelente maneira de ter um primeiro contato com o mundo complicadinho do estudo desses julgados. Afinal, quando você pega na página do STF e do STJ o conteúdo cru e todo junto, aquilo parece algo assustador. Inibe mesmo o começo do estudo.

Bem, Armando Mercadante é Procurador do Estado de Minas Gerais e autor de livro. Por isso, podemos ter certeza, pela cargo que ocupa, que estamos em mãos seguras. Afinal, um PGE está sempre lidando com o Direito Público de forma muito íntima.

No que tange à metodologia de aula, o professor tem um jeito holístico de trabalhar o conteúdo. Para não causar mais traumas que o estudo da jurisprudência costuma trazer, ele faz um link sempre com a matéria teórica que estudamos nos livros. Assim, a gente revisa e faz um plus mental do entendimento dos tribunais superiores.

O curso é constituído de uma aula demonstrativa e 3 aulas pagas. Vamos detalhar a programação.

Na aula 0, o professor cuida de competências passíveis de delegação do Presidente da República e de aposentadoria especial dos professores. Nessa aula, ele demonstra uma série de nuances que o tema enseja. Além disso, ainda dá uma previsão do tamanho da extensão de suas aulas semanais. Assim, o estudante tem como se programar para estudar pelo curso. Como seria de adivinhar, despertou meu interesse em continuar com a parte paga.

Na aula 1, já paga, são abordados Princípios, Administração Pública Indireta e a Primeira Parte de servidores Públicos. Gostei dos truques mneumônicos para memorizar alguns artigos de lei. O professor vai do básicão até o mais complicadinho, pois o público é misto: bacharéis em direito e pessoas com outra formação. Achei legal mesmo ver quadros sinóticos do que foi visto na aula. Gostei também de ver muitos exercícios ilustrando aquilo que o professor tanto destaca em sua explanação.

Na aula 2, o professor leciona sobre Atos Administrativos, Poderes Administrativos e segunda parte de Servidores Públicos. Realmente, em alguns cursos que já fiz, alguns professores vinham com a visão dos cursos de graduação para dar aula. Com isso, não ensinavam as pegadinhas, as armadilhas que caem nas provas. E neste curso, estou atentando para um sem-número delas!

A sequência da aula segue como que na cadência de uma aula oral, mas com a vantagem de não precisar ficar se esfolando de escrever e com o risco de perder algum detalhe. Não corremos o risco de anotar algo errado, de fazer uma anotação hoje que será incompreensível amanhã.

Na aula 3, o professor trata de Responsabilidade Civil do Estado e fecha o ciclo do tema Servidores Públicos, que é muito importante. Como podemos observar, é um tema que figurinha carimbada nos concursos públicos.

Pelo que pude observar, o professor é super atencioso quanto às nossas dúvidas. Ele mesmo sanou questionamentos meus sobre temas que não constavam do material, mas que foram extremamente importantes para meus estudos. Um exemplo foi a diferenciação entre OS e OSCIP, bem como a classificação dos atos editados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Mais uma vez, destaco que esse tipo de proposta de curso é muito boa porque permite flexibilidade no estudo. Não há rigidez de horário nas aulas, pois você cursar no horário em que estiver disponível para tanto. Não há ninguém monopolizando as aulas com as próprias dúvidas. Além disso, o professor sempre cumpre o programa que se dispõe a dar. Isso é muito vantajoso, pode ter certeza disso.

Resumo da ópera - Esse curso é mais uma opção de estudo da jurisprudência que eu recomendo como eficaz. Serve para todos os concursandos que desejam fazer provas da área jurídica, judiciária e até mesmo da área fiscal.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira solitária.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



Se você pretende prestar o concurso da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), não deixe de estudar com um dos melhores materiais disponível no Brasil para esse concurso, aquele que tem o selo de qualidade do Ponto dos Concursos. Clique na imagem acima, adquira seu curso e comece a estudar com vantagem para esse concurso.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Resenha - Ponto dos Concursos - Direito Administrativo: a jurisprudência cobrada em concursos públicos pelas mais diversas bancas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards