RESENHA - Pacote De Exercícios Completo - Técnico Administrativo (Nível Médio) - MPU

A segunda resenha dessa semana será de outro dos excelentes cursos online do famoso Ponto dos Concursos, dessa vez do pacote completo de matérias a serem cobradas para o cargo de Técnico Administrativo no concurso do MPU que acontecerá no final de semana que vem.



O ponto dos concursos, além dos cursos online tradicionais, vem inovando e buscando sempre criar novos e modernos materiais voltados para a preparação de candidatos para diversas áreas de concurso público (Fiscal, Tribunais etc), como: provas comentadas (provas de concursos recentes comentadas, na íntegra), consultoria para concursos (atendimento personalizado ao candidato durante sua preparação) e o mais novo produto, “1001 Questões Comentadas” (e-books compostos de 1001 questões devidamente comentadas e classificadas por banca examinadora e por assunto).

Além dos cursos acima citados, ainda recentemente foram lançados os cursos Online-Resumão, Resumo Abreviadíssimo, cursos Online-Bizu e os cursos por pacote. Sendo esse último serviço, o destaque desta minha resenha.

O curso online “Pacote de Exercícios para Técnico Administrativo do MPU” foi todo estruturado para atender ao candidato inscrito para o concurso do MPU, ao qual não dispunha muito de tempo para o estudo do conteúdo exigido no edital. É oportuno ainda lembrar que essa técnica de resolução de exercícios (questões anteriores) é amplamente divulgada, pelos mais renomados professores de cursos preparatórios e os colunistas deste blog.

O curso completo foi todo distribuído por 9 disciplinas e cada disciplina teve o seu conteúdo divido em média, por 5 aulas cada, sendo que 10 professores integraram a equipe do mesmo.

Com essa equipe de ótimos professores, esse curso online, não deixou a desejar para nenhum outro, principalmente do tipo presencial, no que tange a metodologia e a didática empregada no material disponibilizado via área privativa do aluno. Sendo um curso de exercícios é bem estranho no inicio para aquele aluno acostumado a ter contato primeiramente com a matéria e, por conseguinte com as questões somente no final do curso para revisão. O que não aconteceu nesse curso onde as questões foram vistas no início e logo após, trabalhados os comentários, acerca do conteúdo das mesmas.

Sobre os comentários das questões, destaco as disciplinas de Administração Pública e Legislação Aplicada ao MPU, ambas de responsabilidade do professor Erick Moura, onde ele usa vários processos mnemônicos (métodos de memória), como quadros e esquemas, fontes com grifos coloridos e marcações em negrito, além dos seus famosos “mantras”, deixando textos complicados e cansativos bem mais fáceis de estudar e aprender. Convêm frisar que vários professores desse curso trabalharam nas suas respectivas disciplinas, sempre usando esses e outros recursos de memorização.

Em todas as disciplinas foram trabalhadas inúmeras questões de concursos anteriores do Cespe, organizadora desse certame, onde todos os professores tiveram o exaustivo e cuidadoso trabalho de classificá-las por assunto, de modo que mostrassem aos seus alunos a quantidade de vezes que as mesmas assertivas são cobradas. Daí a necessidade da repetição sistemática de todas elas, mesmo depois dos comentários, método que foi usado satisfatoriamente em todas as aulas desse curso.

Pontos importantes que eu destaquei deste curso:

a) Material totalmente atualizado e de acordo com o conteúdo programático do edital e que servirá para muitos outros concursos correlatos;

b) Dicas dos professores, acerca da preparação para um estudo organizado, como também ótimos conselhos quanto ao dia da prova;

c) Resoluções de dúvidas através de fóruns específicos para cada professor.

Resumo da ópera - Um curso online precisa ter muita qualidade para conquistar o respeito de consumidores cada vez mais exigentes, como é o caso dos concurseiros. Sendo esse, o principal diferencial do Ponto dos Concursos em relação aos outros cursos voltados para esse mesmo segmento de serviço.

Fontenele é um concurseiro sério que vai direto ao ponto.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Na resenha de terça feira a Raquel, o Fontenele e eu falamos das vantagens de se poder estudar uma matéria com base em questões anteriores da banca de um concurso que se vai prestar que tenha respostas comentadas, mas só de falar é difícil ter uma ideia real de como isso é vantajoso. Vejamos, então, na prática como é isso.

Comecemos por uma questão da matéria de Administração de Recursos Materiais:

31 - (CESPE/CEHAP-PB/2009-ADAPTADA) Nessa forma, os estoques ficam à disposição do setor de vendas permanentemente.

Comentários:

O gabarito da questão é CERTO.

O JIT é utilizado para a administração da produção, no qual se estabelece que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes do momento correto.

Desta forma, com o JIT, o produto ou a matéria-prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Como consequência, os produtos só serão fabricados ou entregues de forma que ocorra no momento em que forem vendidos ou montados. Pode-se afirmar que a concepção do JIT se relaciona intrinsecamente ao conceito de PRODUÇÃO POR DEMANDA, ou seja, primeiro se vende o produto para aí sim adquirir a matéria-prima, a fim de fabricar ou montar o produto.

Assim, percebe-se que a assertiva está correta em afirmar que os estoques ficam à disposição do setor de vendas permanentemente.

Vejamos agora uma questão de Administração Pública:

109 - (CESPE/STF/2008) O poder público tem a prerrogativa de modificar, unilateralmente, sem prévia concordância do contratado, as cláusulas econômico-financeiras dos contratos administrativos, para adequá-los melhor às finalidades de interesse público.

Comentários:

O gabarito da questão é ERRADO.

Em relação à Gestão de Contratos, cabe observar que, no âmbito da Administração Pública, não se permite a modificação unilateral sem prévia concordância do contratado, das cláusulas econômico-financeiras dos contratos administrativos, ainda que seja para adequá-los melhor às finalidades de interesse público, conforme previsto no art. 58, §1º, da Lei nº 8.666/93.

Observem que as alterações unilaterais previstas na Lei nº 8.666/93, como é o caso do art. 65, inciso I, “b”, estabelecem possibilidades unilaterais, mas que ESTÃO AUTORIZADAS PELA LEI, ou seja, o contratado conhece das eventuais alterações permitidas.

Por fim, transcrevemos a seguir o art. 65, inciso I, “b”, da lei nº 8.666/93.

“Art. 65. Os contratos regidos por esta Lei poderão ser alterados, com as devidas justificativas, nos seguintes casos:

I - unilateralmente pela Administração:

b) quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei;”

Por fim, vejamos uma da temida matéria de AFO (Administração Financeira e Orçamentária):

30) (CESPE - Analista Judiciário – Controle Interno - TJDFT - 2008) Os contribuintes, por não terem acesso direto ao Tesouro Público, quitam seus débitos tributários mediante pagamento aos agentes arrecadadores, em geral instituições financeiras autorizadas; elas próprias e as demais pessoas jurídicas, por outro lado, atuam como depositários, ora descontando e retendo tributos sobre rendimento pagos, ora cobrando de seus clientes econsumidores tributos sobre bens e serviços fornecidos.

Resposta: Certa

ARRECADAÇÃO: é a entrega dos recursos devidos ao Tesouro, realizada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente. Eles atuam como depositários, ora descontando e retendo tributos sobre rendimento pagos, ora cobrando de seus clientes e consumidores tributos sobre bens e serviços fornecidos.

Assim, os contribuintes quitam seus débitos tributários mediante pagamento aos agentes arrecadadores, em geral instituições financeiras autorizadas, já que não têm acesso direto ao Tesouro Público.

Consoante o art. 55 da Lei 4.320/1964, os agentes da arrecadação devem fornecer recibos das importâncias que arrecadarem, em uma única via, os quais devem conter o nome da pessoa que paga a soma arrecadada, proveniência e classificação, bem como a data e a assinatura do agente arrecadador.

Convenhamos, não é muito melhor estudar por questões de concursos anteriores podendo contar com explicações tão claras e esclarecedoras? Doido o concurseiro que disser que não. É exatamente isso que o Ponto dos Concursos oferece em seus cursos online de questões resolvidas, o diferencial de ensinar na prática de como as matérias são cobradas em concursos públicos.

Esse pacote de exercícios para o cargo de Técnico Administrativo do MPU é realmente completo, pois traz pelo menos cinco aulas de cada matéria prevista no edital, cobrindo-o de ponta-a-ponta. E o Ponto dos Concurso lança pacotes assim para os principais concursos do país.

Dá para estudar para um concurso apenas com esse material? Não, de forma alguma. Notem que esse é um pacote de exercícios resolvidos e comentados, que deverá ser usado como material de estudo completamentar para quem já estudou as matérias na teoria. Sem uma base teórica, o aproveitamento de pacotes de exercícios como esse será muito baixo.

Uma das grandes vantagens dos cursos do Ponto dos Concursos é a experiência e confiabilidade oferecidas, decorrente de anos no mercado sempre oferecendo material de estudo de excelente qualidade. Não é de hoje que reforçamos aqui no blog que além dos livros, recomendamos apenas o material de estudo do Ponto dos Concursos para nossos leitores, porque já estudamos com esse material não é de hoje e sabemos da qualidade que oferecem.

Resumo da ópera- Não há dúvidas de que os pacotes de exercícios do Ponto dos Concursos são muito, mas muito bons mesmo. Recomendo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira resonsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Aproveitamos essa oportunidade para entrevistas MORAES JÚNIOR, um dos professores (de Contabilidade e Raciocínio Lógico) e também coordenador do Ponto dos Concursos. Confiram.

1 - Qual é a real importância de estudar para concursos públicos resolvendo questões de concursos anteriores? Isso é realmente essencial ou apenas mito?

O estudo para concursos públicos por meio de questões de concursos anteriores da banca examinadora que vai realizar o concurso é essencial.

Adotando esta metodologia, o concurseiro vai conhecer o estilo da banca, ver as questões e os assuntos que são mais cobradas, enfim, em relação às questões, a simulação do ambiente de prova ocorre por intermédio da resolução de grande número de questões de provas anteriores.

Imagine um nadador que treina para uma competição de 100 metros nado livre. Ele deve, de tempos em tempos, verificar seu tempo nesse tipo de prova (100 metros livre), que, por analogia seriam as resoluções de questões de provas anteriores da banca examinadora. De nada adiantaria o nadador verificar seus tempos nos 200 metros nado borboleta!


2 - Resolver questões apenas no esquema "questão e gabarito" é tão eficiente quanto estudar por questões com respostas comentadas? Por quê?

O ideal é o aluno tentar resolver as questões e, depois, olhar as respostas comentadas. E por que fazer dessa maneira? Muito simples! Dessa forma, o aluno estará otimizando o seu estudo e aprendendo mais.

Primeiro, tenta resolver a questão, fica com o assunto na cabeça, pensa, pensa, pensa mais um pouco. Depois, olha a resolução comentada pelo professor, que destaca os pontos importantes e as “pegadinhas” da banca examinadora.

Costumo dizer, em meus cursos, que a única vantagem do professor, em relação ao concurseiro, é que o professor só precisa estudar uma ou duas matérias e, consequentemente, pode perceber os mínimos detalhes em uma questão de sua(s) disciplina(s). Por outro lado, o concurseiro deve estudar várias matérias ao mesmo tempo e precisa otimizar o seu precioso tempo. Portanto, nada melhor que estudar por meio de questões comentadas por professores.


3 - Em sua opinião de professor, um curso como esse (PACOTE DE EXERCÍCIOS COMPLETO - TÉCNICO ADMINISTRATIVO (NÍVEL MÉDIO) - MPU) tem qual peso no preparo dos concurseiros para enfrentrar a disputa em certames disputados como será o do MPU?

Um curso como o Pacote de Exercícios Completo para Técnico Administrativo do MPU é de fundamental importância na preparação dos cursos, tendo em vista que:

- todo o conteúdo programático é visto no curso;

- os professores, além de resolver as questões, também comentam os conceitos importantes para a sua resolução;

- os exercícios selecionados, em sua grande maioria, são de provas anteriores da banca examinadora do concurso; e

- o concurseiro não precisa se preocupar em adquirir vários materiais diferentes, pois tudo o que ele precisa está no pacote. No máximo, o concurseiro pode complementar com cursos de teoria.

Concluindo, certamente, os concurseiros que estão fazendo esse e outros pacotes de exercícios do Ponto dos Concursos terão um diferencial de preparação para a prova do MPU.


4 - Cursos de questões como este são eficazes para qualquer banca ou apenas para o CESPE? Por quê?

São eficazes para qualquer banca pelos motivos explicados na pergunta 1.

5 - Finalmente, quais dicas você dá para os concurseiros na reta final de um concurso público? Como e o quê estudar?

Como a própria pergunta menciona, agora é a reta final. Portanto, não há mais tempo para leitura de livros e mais livros e nem tempo para cursos longos.

O ideal para o concurseiro é relaxar ao máximo, otimizar e economizar seu tempo, evitar congestionamentos, brigas com a família (risos), ou seja, é hora da revisão final por meio de resumos, de preferência sem sair de casa. Afinal, o tempo é precioso.

Pensando nisso, o Ponto dos Concursos lançou mais de 15 “Resumões” de diversas matérias do concurso do MPU, para uma revisão de reta final.


Boa sorte aos concurseiros e bons estudos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - Pacote De Exercícios Completo - Técnico Administrativo (Nível Médio) - MPU"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards