Pequeno diário de uma vitória

Lembro-me de cada um dos concursos públicos que fiz, principalmente dos locais de prova, das salas onde passei longas horas espremendo cada neurônio em busca das respostas certas. E me lembro especialmente de um início de noite de domingo, 19 de julho de 2009, quando saí de uma faculdade particular que servira de local de prova para o concurso público da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Tal faculdade ficava num bairro não muito longe da Rodoviária/Metrô Tietê (São Paulo) onde 90% dos prédios eram depósitos ou galpões industriais, ou seja, com movimento zero nas ruas naquela hora de domingo. Juro que assim que terminei a prova faltando cinco minutos para o final do tempo previsto, quando cheguei à entrada do prédio me senti num filme de terror. Simplesmente estava tudo escuro ao redor, apenas um ou outro poste estava aceso, e a entrada da faculdade era uma ilha de luz num mar de escuridão. Não havia táxis por perto e os concurseiros que saíam se juntavam em grupos para procurar por algum ponto de ônibus.

Depois veio a fase de checar gabarito, entrar com recursos e tudo o mais. Depois de todo o esforço e luta, apesar de ter alcançado uma ótima classificação tanto para técnico quanto para analista, não fui um dos felizes nomeados nesse concurso. Voltei à luta, a vida continua.

Algum tempo depois surgiram fortes boatos de aumento de vagas nesse concurso. Foram meses e meses de boatos, desmentidos, mais boatos. Então começaram a aparecer notícias sérias, acompanhamentos de processos de pedido de autorização para aumento de vagas e tudo o mais. Há algumas semanas veio a confirmação do aumento de vagas que me garantiria a nomeação para Técnico Administrativo, mas infelizmente não havia nenhuma informação a respeito de quando tais nomeações seriam realmente feitas e a espera continuava.

16/08 (segunda-feira)

Pela manhã entrei no fórum dos que como eu esperavam (tanto no sentido de aguardar quanto de ter esperança) as tais nomeações e ... SURPRESA ... havia dois posts de pessoas que receberam cartas da ANAC com ofícios circulares com o sugestivo assunto “Orientações para nomeação e posse”. Burburinho. Todos perguntavam e se perguntavam a mesma questão ... “Será que também receberei essa carta que irá mudar minha vida?”.

No início da tarde mais notícias de cartas que chegaram postadas por outros classificados. Não resisti e liguei para o departamento de recursos humanos da ANAC, onde confirmaram que estavam convocando os candidatos classificados.

No final da tarde o momento tão esperado chegou ... tocou a campainha ... era o carteiro ... um sedex para mim ... um grande envelope ... enviado pela ANAC ... “Senhor candidato, temos a satisfação de informar a sua aprovação no concurso público para provimento de vagas ...”. Sim, depois de muito estudo, muita ralação, muita HBCE (horas de bunda na cadeira estudando), de várias aprovações com meses a fio de espera sem ser nomeado, finalmente aconteceu o que tanto esperava, recebi a bendita carta que todo concurseiro espera.

Sabem o que estou sentindo nesse exato momento? Um misto de alívio e sensação de dever cumprido.

17/08 (terça-feira)

Agora é final da tarde. Tinha planejado dividir o dia entre três tarefas, continuar revisando a matéria da prova do TJSP que farei nesse final de semana (22/08), para a prova do MPU que farei no final de semana de 11 e 12/09 e começar a separar a documentação necessária para a ANAC. A terceira parte foi tranqüilo, agora, estudar ... simplesmente não consegui me concentrar nos estudos.

Penso assim, tudo bem que estou prestes a ser empossado, mas se já estudei tanto para esses concursos, a prova está próxima, paguei as inscrições, vou, sim, prestar tais provas e farei meu melhor. Mas uma parte do meu cérebro parece que, simplesmente, se recusa a trabalhar por saber que mesmo que passe nesses concurso, provavelmente não tomarei posse, ou seja, são lutas meio sem propósito.

Amanhã começa o prazo para opção de local de exercício do cargo. Estou com os dedos cruzados e rezando forte para todos os santos a fim de conseguir ser nomeado para exercício em São Paulo. Não que não goste de Brasília ou do Rio de Janeiro, mas São Paulo conheço muito bem e será muito mais cômodo para mim em todos os sentidos. Se Deus quiser vai dar tudo certo e volto para a capital paulistana em algumas semanas, dessa vez como feliz servidor público de uma agência federal de regulação. .

18/08 (quarta-feira)

Hoje acessei o site da Anac para indicar minha preferência por locais de trabalho. Depois de uma prece rápida indiquei São Paulo como primeira opção.

Também preenchi uma longa ficha de informações cadastrais, imprimi as listas de documentos e exames médicos a fazer (por minha conta, ou seja, eu terei de pagar por eles) e também várias declarações a serem preenchidas. Sorte que dos documentos só precisarei ir ao cartório eleitoral da cidade pedir algum tipo de confirmação de que votei nas últimas eleições, já que não achei em lugar nenhum aquele papelzinho que nos dão no momento da votação. Juntou isso e mais um punhado de contratempos pessoais e no final não estudei nadinha de nada novamente.

19/08 (quinta-feira)

Logo pela manhã fui fazer os exames médicos necessários. Quase R$500 gastos, mas por boa causa.

À tarde fui ao cartório eleitoral para pegar o tal comprovante de votação na última eleição presidencial. “O sistema está fora do ar e não sabemos se volta hoje”, relatou a servidora da Justiça Eleitoral pouco depois que cheguei ao cartório eleitoral lá pelas 14 horas. Como amanhã viajo para São Paulo para poder dar uma olhada na questão de onde irei morar por lá caso tudo dê certo e seja designado para trabalhar na ANAC paulistana, só segunda-feira para pegar o tal comprovante.

Infelizmente não estou conseguindo estudar como queria. Muita coisa passando pela cabeça. Mas estou me esforçando.

23/08 (segunda-feira)

Nossa, que final de semana cansativo. Acredito que tenha ido bem na prova de TJSP, apesar de não ter conseguido estudar tão bem quanto havia planejado na fase de revisão da matéria. Mas fiz uma prova tranqüila, com uma tranqüilidade que apenas uma nomeação que bate a porta pode dar.

Já tenho moradia praticamente fechada em São Paulo, bem próximo da ANAC. Mas para fechar contrato preciso ter certeza de que vou mesmo para lá.

Finalmente consegui o comprovante de que estou quite com a Justiça Eleitoral. Dessa vez o sistema estava funcionando e em cinco minutos o problema estava resolvido.

Estudei muito pouco para a prova do MPU que acontecerá daqui a duas semanas. Tenho de dar um jeito nisso.

24/08 (terça-feira)

Hoje fiz mais alguns exames médico solicitados pela ANAC e providenciei xerox de alguns documentos.

Finalmente consegui estudar sério para o MPU quase o dia todo. Alívio.

25/08 (quarta-feira)

Tentei contatar dois ex-concurseiros que foram nomeados na primeira chamada da ANAC para matar a curiosidade de como é trabalhar lá. Nenhum respondeu. Putz, parece que é comum das pessoas esquecerem rápido de como foi quando estavam prestes a serem nomeadas, das dúvidas, curiosidade.

Hoje também consegui estudar legal, menos que o planejado, mas estudei legal.

26/08 (quinta-feira)

Está sendo dureza manter segredo da nomeação que se avizinha. Mas decidi ficar de bico calado para evitar decepções caso aconteça alguma coisa (sou mineiro, logo sou desconfiado). Por enquanto apenas contei a notícia para meus pais e pedi que ficassem de “bico fechado” e eles estão exultantes.

Bom dia de estudo para o MPU.

27/08 (sexta-feira)

Hoje não estudei. De uma hora para outra bateu um baita cansaço mental. Aproveitei para começar a colocar as coisas no lugar para mudança que não tardará.

A pedidos da minha namorada, passaremos o final de semana em Campinas onde ela quer fazer compras para um quarto de televisão que está montando no apartamento dela. Para mim será ótimo ficar alguns dias longe de concursos públicos, nomeações, livros, estudo.

30/08 (segunda-feira)

Hoje liguei cedo para o RH da ANAC assuntando sobre o dia da publicação das nomeações, do local de trabalho e tal. Pediram para eu ter um pouquinho mais de paciência, que tal publicação será feita amanhã. Pelo tom de voz da menina que me atendeu, desconfio que serei designado para São Paulo ... Deus queira que essa impressão seja verdadeira.

Ansiedade, ansiedade, ansiedade.

31/09 (terça-feira)

Gente, estou muito feliz, mas muito feliz mesmo. Saiu no DOU (Diário Oficial da União) minha nomeação para São Paulo. Agora é correr atrás dos resultados dos exames e dos documentos. Deixo para comemorar depois da entrada em exercício. Mas já estou pensando quais planos de consumo realizarei primeiro.

Peguei o resultados dos exames e está tudo ok com minha saúde. Falta somente me consultar com um psiquiatra para pegar um tal de “atestado de aptidão mental”, que está marcado para quarta-feira cedo.

O que está me preocupando é um tal de “comprovante de conta corrente”. Fui ao Banco do Brasil com o edital com minha nomeação e demais documentos, mas me disseram que só amanhã para pegar tal comprovante. Numa hora dessas que me arrependo de ter encerrado minha conta corrente quando comecei a estudar para concursos públicos, algo que fiz para evitar ter de pagar tarifas de manutenção de conta e poupar uma graninha para utilizar na compra de livros para estudar.

01/09 (quarta-feira)

Estava planejando ir para São Paulo hoje cedo logo após a consulta e de pegar no Banco do Brasil o tal comprovante de conta corrente. Mas não saiu tudo como queria. O médico atrasou e no Banco do Brasil não haviam cadastrado ainda minha conta corrente.

Depois de alguns “chás de cadeira” consegui pegar o tal atestado médico e o comprovante de abertura de conta corrente. Infelizmente, só poderei fazer a perícia médica na sexta-feira, já que amanhã não fazem a tal perícia. Sinceramente, não sei se vou amanhã mesmo para adiantar ou se vou mesmo na sexta. Vou decidir até o final do dia. O pior é que semana que vem terei de voltar a São Paulo para fechar o contrato do apartamento onde irei morar. Idas, vindas, gastos ... ufa.

Ainda estou guardando segredo da minha nomeação. A Raquel Monteiro também está sabendo, mas ela descobriu por conta própria de ver no DOU a nomeação que foi ontem. Não me perguntem o que ela estava fazendo futucando o DOU numa terça-feira, não imagino para o que seja.

02/09 (quinta-feira) a 08/09 (quarta-feira)

Todos esses dias foram dedicados a preparar tudo para a mudança para São Paulo. É muita coisa para fazer em pouco tempo. Além disso, tenho muito mais coisas do que posso levar para onde morarei em São Paulo, principalmente livros e papelada.

Também estou tendo de comprar roupas sociais para uso no trabalho, algumas “cositas” necessárias para a vida sozinho ... e como se gasta dinheiro nisso. Vou, inclusive, escrever um ou dois arquivos sobre isso.

Estou ansioso para ir logo para São Paulo, entrar em exercício e começar logo a nova rotina de trabalho e estudos. E essa ansiedade é pra lá de justificada, afinal de contas, é um “admirável mundo novo” para o qual já estudei tanto, prestei tantos concursos, sonhei tanto, sofri tanto. Além disso, todo o estresse dos últimos dias está afetando meu sono e meu apetite.

Infelizmente, por conta de toda essa correria, não consegui estudar praticamente nada para a prova do MPU, que prestarei no próximo final de semana com base na confiança do que já estudei para outros concursos ... e seja o que Deus quiser.

Ahhh, logo que voltei para Minas após tomar posse no cargo (no dia 03/09) contei para minha namorada da novidade. Ela ficou muito feliz por mim ... e também meio brava por não ter contado antes da novidade, mas compreendeu minha motivação para fazer isso.

09/09 (quinta-feira)

Finalmente estou instalado em minha nova casa em São Paulo, uma suíte num flat, pelo menos provisoriamente. Ufa, colocar tudo no lugar deu um bom trabalho. Acredito que não terei problemas para me acostumar com a barulheira regular dos aviões pousando e levantando vôo no Aeroporto de Congonhas aqui pertinho. Pelo menos a barulheira para às 23 horas e volta apenas às 6:00 do dia seguinte.

Amanhã é o grande dia de entrar em exercício. Não tenho ilusões de que será algo mágico ou parecido, mas é um momento muito importante em minha jornada.

10/08 (sexta-feira)

Todas os meus primeiros dias de trabalho em empresas privadas foram marcados por uma característica comum, a desconfiança disfarçada de camaradagem com que me recebiam, que se deixava entrever por trás dos sorrisos e cumprimentos de boas vindas. Em empresas privadas novatos são vistos como ameaças, com olhos de “esse cara veio para roubar meu emprego”.

Pela primeira vez em minha vida não fui recebido no primeiro dia de trabalho com desconfiança pelos novos colegas. Na ANAC, e acredito que seja assim em qualquer órgão em entidade pública, me receberam muito bem e sem o receio de que estava lá para roubar a vaga de alguém, mesmo porque somos todos concursados.

O local em si não deixa a desejar para os escritórios de algumas das melhores empresas em que já trabalhei. Moderno, amplo, confortável. Hoje foi dia de ser apresentado para os novos colegas, conhecer um pouco do trabalho, fazer pedidos de senhas, crachá e tudo o mais. Trabalho mesmo só na segunda-feira.

Pois bem, caros concurseiros leitores, agora começa a fase 2 da minha luta na guerra dos concursos públicos. Continuo estudando, agora com foco específico em dois ou três concursos para cargos com remuneração acima dos R$10 mil. Agora, sim, poderia responder muito melhor perguntas enviadas sobre como trabalhar e estudar sério para concursos públicos, pois terei de fazer isso. Mas com a graça de Deus, muito esforço e P2D tirarei também isso de letra.

IMPORTANTE 1 – Escrevi esse “diário de bordo” nas datas indicadas a fim de tentar transmitir para vocês o que realmente sentia no momento.

IMPORTANTE 2 – Não, o blog não vai acabar agora que fui empossado, mesmo porque não vou parar de lutar na guerra dos concursos públicos. Como disse, agora a luta será por cargos melhores.

IMPORTANTE 3 – Quero agradecer a todos vocês que lêem o blog. Vocês não saber como ter criado e mantido esse blog me ajudou a estudar sério e conquista essa posse. Do mesmo modo que acredito ter ajudado a muitos concurseiros,vocês também me ajudaram. Muito obrigado mesmo, gente.

IMPORTANTE 4 – Estudem sério, concurseiros, com muito P2D (Planejamento, disciplina e determinação) que também sua nomeação e posse em cargo público será apenas uma questão de tempo e esforço. Estou aqui para provar isso para vocês.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

17 Response to "Pequeno diário de uma vitória"

  1. Sil says:

    Nossaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Parabénssssssssssssssss!!
    Entrei na net tão desanimada e com dores nas pernass por causa das 2 provas do MPU e receber um noticia destas de manhã é maravilhosoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!Que notícia ótimaaaaaaaa...
    Parece que foi com alguem da minha família rsssss
    Me deu um novo gás para estudar rs

    Tamy says:

    Parabéns! leio o blog faz tanto tempo que me sinto orgulhosa pela sua vitória, pode ter certeza que muitas outras virão. ;)

    Nane Guedes says:

    Nossa!
    Imagino o tamanho da sua felicidade, gigaaaaante!!
    Parabéns!
    Leio o Blog sempre e vc não tem noção de como me faz bem e graçassssssssss q o blog nao vai acabar!

    Abraço!

    Unknown says:

    Grande post Charles, realmente vocês do blog ajudam muitos concurseiros solitários.
    Vocês não sabem o quanto nós somos agradacedidos pelas mensagens de incentivo.
    Muito obrigado.

    Ah, aproveite bem essa nova fase da sua vida, vc merece...

    Unknown says:

    Grande post Charles, realmente vocês do blog ajudam muitos concurseiros solitários.
    Vocês não sabem o quanto nós somos agradacedidos pelas mensagens de incentivo.
    Muito obrigado.

    Ah, aproveite bem essa nova fase da sua vida, vc merece...

    duepot says:

    Charles, MEUS PARABÉNS!!!
    Você se dedicou bastante e essa nomeação é apenas consequência do seu esforço.
    Mantenha o blog, agora contando como é o outro lado no front da batalha "concursídica" (palavra que acredito que você mesmo quem criou).
    Mais uma vez, obrigado por tudo e aproveite esses primeiros momentos, eles são inesquecíveis (já passei por isso e seu do que falo).
    Abração.

    Sérgio.

    Paty says:

    Parabéns e muito sucesso nessa nova jornada !!!!!!!!!

    Paty says:

    Parabéns e muito sucesso nessa nova jornada !!!!!!!!!!!!!!

    Paty says:

    Parabéns e muito sucesso nessa nova jornada !!!!!!!!!!!!!!

    Meus parabens cara. Sou leitor fiel do blog, que me ajudou com minha primeira aprovação, e no primeiro concurso que fiz.
    Desejo muito sucesso nesta nova fase.

    Ainda estou na parte da ansiedade aguardando nomeação.

    Um dia ela virá, se Deus quiser.

    ll says:

    Acompanho o blog já faz algum tempo, mas nunca postei comentários, no entanto hoje não resisti, pois fiquei imensamente feliz com essa sua vitória! Parabéns por essa conquista mais do que merecida!! e sucesso nessa nova fase que se inicia! bjus.

    Unknown says:

    Não é q escreveu mesmo o diário? Mas omitiu detalhes sobre o dia da posse... Cadê a minha participação? kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!! Brincadeira! Muita sorte pra vc nesse início na agência!!!
    Um grande abraço!
    Giraya

    Unknown says:

    Bom noite, Charles.

    Meus parabéns!!!!

    Boa sorte nesta sua nova etapa da vida. Que Deus continue iluminando os teus caminhos.

    Como deve ser doce e saboroso o fruto desta conquista.

    Anos de espera, de angústias, dúvidas, incertezas, medos, derrotas, de suor e agora uma virada de 360º. Só que pra melhor.

    Eu ainda chego lá...

    Meus parabéns!!

    Abraço,

    Cristiano Varela Omodei
    Presidente Prudente/SP

    Nossa, eu até me emocionei pensando quando a minha vez chegar!

    Unknown says:

    Parabéns, Charles! Acompanho o blog praticamente desde à concepçao! rs Fico feliz que finalmente chegou a sua hora! Vida nova! e com desafios novos! Parabéns!

    |u1zr5jr says:

    Lendo o seu relato me imaginei sendo empossado também, e confesso que isso me motivou bastante, pois eu tinha parado de estudar, não totalmente, mas bem menos do que eu estudava antes ;)

    gutaebia says:

    Puxa ... fiquei emocionada lendo o relato. Boa Sorte nessa nova fase !!!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards