O pior é que é assim mesmo

Dias atrás publiquei aqui no blog um artigo sobre o recém lançado concurso do TRT 8a Região, onde alertava aos leitores animados com tal concurso para que analisassem cuidadosamente se realmente valerá a pena investir tempo, esforço e dinheiro para prestar tal concurso, visto que tal TRT abrange os estados do Pará e Amapá, o que para muitos concurseiros significará mudança radical de casa.

Pois bem, foi com grande surpresa que em meio aos diversos e já esperados comentários de “realmente, não pensei nisso”, recebemos também um número incomum de comentários contra o que disse no artigo, alguns bastante ácidos, devo confessar. Por conta disso pensei que seria interessante escrever um novo artigo a respeito do assunto.

Basicamente, esses comentários contrários se basearam em dois argumentos:

1 – Que o tom adotado no artigo seria por demais alarmista e pessimista;

2 – Que haveria um viés preconceituoso no artigo por conta do concurso ser no norte do país.

Pois bem, vamos por partes, como costumava dizer nosso bom amigo Jack, o estripador (risos).

Quanto ao primeiro argumento, veio em meu auxílio o comentário de um concurseiro que, justamente, mora, como se diz em Minas, “por aquelas bandas”, passando preços locais de aluguéis e alimentação em Belém do Pará que são compatíveis como os de qualquer grande cidade da Região Sudeste e Sul.

Há um tipo de miopia muito comum entre concurseiros, que faz a quem acomete achar que a remuneração de muitos cargos públicos tem um poder de compra muito maior que tem na realidade. Duvidam? Conheço um concurseiro empossado em um cargo público federal com remuneração de R$3 mil há alguns meses, tendo de se mudar para São José dos Campos (SP). “Nossa, esse cara tirou a sorte grande”, diriam muitos concurseiros. Pois bem, dias atrás estava conversando com esse concurseiro e ele “chorou as pintangas” porque só de aluguel e condomínio pagava R$1100, de alimentação R$500, mais R$400 de despesas gerais (lavagem de roupas, Internet, celular, ...) e R$300 para viajar dois finais de semana para onde mora sua família e namorada, no interior de Minas Gerais. “Como é que sobrando apenas R$700 por mês vou conseguir comprar um carro, pagar seguro, estacionamento, IPVA?”, perguntou desalentado.

Claro que esse problema não existe quando falamos de remunerações acima de R$6 mil, daí tudo fica mais fácil, claro. Agora, para remunerações abaixo de R$5 mil, não vão pensando que após pagar Imposto de Renda, aluguel e demais contas, sobrará uma fortuna. Claro que estou falando de concurseiros que terão de se mudar para exercer algum cargo público, visto que se o concurseiro não precisa fazer isso, contará com uma estrutura pré-existente e, possivelmente, apoio da família para amortecer os custos de vida.

Quanto ao segundo argumento, bem, basta dizer que não passar de um grande non sense.

Resumo da ópera – Cuidado com a “miopia da remuneração”, concurseiros. Não achem que com R$4 mil de remuneração será possível comprar casa com piscina e carrão importando meses após entrar em exercício porque não será!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———



4 Response to "O pior é que é assim mesmo"

  1. Unknown says:

    Eu fico abismada como tem gente que acha que 4 mil reais é salarião. isso não dá pra nada. É a realidade do país.

    Sil says:

    Você não é o único que conhece pessoas que passaram em um concurso e foram morar em outra cidade e de certa forma levaram um susto com os gastos.
    Eu devo ter lido um outro artigo , o que eu li só estava orientando os candidatos a respeito de gastos, distância. Eu desistir de prestar alguns concursos em algumas capitais em virtude dos gastos que teria .
    Com um salário de técnico(tribunal) por exemplo , pagando aluguel, comida , outras despesas e ainda querer pagar cursinho, material para outros concursos , realmente não dá.
    Mas tem gente que quer pagar pra ver... Paciência.

    Gosto e acesso o blog, mas confesso que fiquei muito surpresa de meu comentário não ter sido publicado, uma vez que eu apenas emiti uma opinião contrária, jamais me utilizando de aspereza.

    Afinal, vivemos em uma democracia, não é mesmo?

    Brás says:

    Não tenho acompanhado o blog, então li este artigo tardiamente, haja vista que há uns 3 ou 4 mais novos.

    Estava precisando lê-lo, pois domingo fiz MPU e fui mal. Se bem que eu não tinha estudado, mas vi que seria possível me sair bem, pois as questões não eram tão bizarras (prestei téc em orçamento).

    Escolhi um outro Estado, em busca de nota de corte menor. Só concorri com 400 e poucos candidatos.


    Deixei de estudar para o MPU para estudar para Escrevente TJ-SP. Fui bem nesta últmo concurso.

    TJ, morando em casa, R$2.700 líquidos

    MPU, morando de aluguel, R$ 3.990 líquidos.



    Com o relato do seu amigo, acho que minha situação continuaria a mesma. Sem falar que faço faculdade pública em são paulo. Se fosse me mudar, pagaria mais ou menos mil de facu.



    Não tenho muito a lamentar.
    Agora é só passar na Digitação do TJ.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards