Preparem seus bolsos com antecedência, concurseiros!

Quando você for nomeado para um cargo públicos você sentirá muitas coisas, felicidade, alívio, vontade de comemorar, ansiedade. Mas não, seus problemas não acabaram. Explico.

Você sabia que entre a posse e a entrada em exercício no cargo ou função pública há muita correria, uma montanha de documentos e exames médicos para providenciar ... e muitos gastos envolvidos?

Vejamos meu caso. Antes disso um alerta, notem que não sei se é assim para todo e qualquer órgão e entidade pública, mas acredito que seja para grande parte deles.

DOCUMENTOS

Comecemos pela "listinha" de documentos que tive de providenciar para tomar posse na ANAC.

1. Certidão de Registro Civil (nascimento ou casamento);

2. Certidão de Nascimento dos dependentes;

2.1. No caso de dependente excepcional - Laudo Médico, comprovando que o desenvolvimento biológico, psicológico e motricidade do dependente, correspondente à idade mental de, no máximo, seis anos;

2.2. No caso de dependente sob tutela do servidor – Termo de Tutela ou Termo de Adoção;

2.3. No caso de servidor separado ou divorciado - Comprovante de Guarda Legal do (s) dependente(s).

3. Certificado de reservista ou de dispensa das obrigações militares;

4. Cédula de Identidade;

5. CPF;

6. Título eleitoral com comprovante de votação da última eleição, ou justificativa eleitoral;

7. Cartão de Inscrição do PIS/PASEP (se cadastrado no Programa);

8. Comprovante de Escolaridade, conforme item 2 do Edital ANAC nº 1/2009;

9. Comprovante de Registro Profissional (para os cargos que exigirem);

10. Duas (02) fotografias 3x4 (recentes);

11. Comprovante de conta corrente;

12. Declaração de Imposto de Renda (todas as páginas e o recibo de entrega) ou Declaração de Isento;

Não é incomum de concurseiros se verem em apuros porque só quando são nomeados descobrem que não têm a mínima ideia de onde está um ou mais documentos pessoais. Considerando a demora em se obter a segunda via de alguns documentos, isso é um grande problema.

Meu conselho é para que vocês já reunam em local seguro e, principalmente, conhecido, seus principais documentos pessoais (use a lista acima como guia), providenciando as segundas vias, comprovantes e cópias autenticadas necessários. Dessa forma, quando forem nomeados (e se estudam com seriedade e P2D serão), não terão problemas para serem empossados o mais rápido possível.

EXAMES MÉDICOS

Juro que me assustei com a longa lista de exames médicos que devia providenciar pagando do meu próprio bolso para apresentar no dia da perícia médica. Duvida? Então veja com seus próprios olhos.

1. Hemograma completo;

2. Lipidograma completo;

3. Sorologia para LUES;

4. Sorologia para Chagas;

5. Glicose;

6. Urina: EAS;

7. Uréia, creatinina e ácido úrico;

8. Transaminases (TGO e TGP);

9. Raio X de tórax em PA e perfil;

10. Eletrocardiograma (com laudo);

11. Atestado de aptidão mental emitido por psicólogo ou médico psiquiatra.

Para quem tem plano de saúde, essa questão resume-se apenas à correria para marcar e fazer os exames e consultas médicas em tempo hábil para a posse. Agora, para quem não tem plano de sáude, o melhor é ter uma poupança para bancar essas despesas, que beiram os R$1.000, considerando consultas e exames todos particulares.

Uma opção do tipo 50% é manter um plano de saúde de baixo custo daqueles que pagam apenas metade dos custos de exames e consultas, geralmente planos de saúde locais. Eu mesmo adotei essa solução de baixo custo que me ajudou muito até na hora de tomar posse e recomendo.

VIAGENS

Se você mora na mesma cidade onde deverá fazer a perícia médica, tomar posse e entrar em exercício, então não precisará se preocupar com essa questão. Agora, se esse não é o seu caso, então prepare-se para gastar mais uma boa quantia de dinheiro.

Primeiro é preciso viajar para se fazer a perícia médica. Em alguns casos não é possível tomar posse no mesmo dia, daí será necessária outra viagem especificamente para isso.

Não se esqueça que será preciso procurar um local para morar e fazer outros arranjos necessários antes da entrada em exercício no cargo ou função pública conquistada, o que, provavelmente, significará outra viagem.

ROUPAS DE TRABALHO

Não são poucos os concurseiros que quando são nomeados descobrem que não contam com uma quantidade insuficiente de roupas adequadas para se trabalhar em repartições públicas, geralmente roupas sociais. Daí quando a posse significará ter de gastar uma boa grana para montar um guarda-roupa básico para trabalhar.

DESPESAS EXTRAS

Se você precisa se mudar de cidade para assumir o cargo ou função pública conquistada, terá de amargar alguns outros gastos relacionados com sua mudança para a nova morada, com a nova morada em s (aluguel, celular, ...) e outras tantas coisas, gastos que por menores que sejam ainda não são poucos.

Resumo da ópera - Escrevi nesse artigo o que gostaria de ter sabido claramente antes da posse recente. Se você não puder fazer uma poupança para bancar todos os gastos acima relacionados com a posse e entrada em exercício no serviço público, prepare-se para começar a nova vida como servidos já endividado com o banco, cartão de crédito, parentes e/ou amigos. Se possível, optem pela primeira opção por mais custoso que possa ser (foi minha opção), a qual é muito mais prática que a segunda.

———«»———«»———«»———

NOTÍCIAS DO FRONT

Ontem finalmente recebi minha senha para o sistema de informática da ANAC e também participei de um treinamento interno para aprender a utilizar tal sistema no tocante ao trabalho que ficará sob minha responsabilidade. A instrutora foi uma servidora da unidade de São José dos Campos muito experiente no trabalho e também muto gentil. O dia passou muito rápido e já "botei a mão na massa".

Hoje (quarta-feira) o treinamento continua no esquema "on the job", ou seja, treinamento enquanto faço o trabalho. Acredito que o dia será tranquilo como ontem. As coisas, finalmente, estão começando a entrar nos eixos.

DIÁRIO DE ESTUDO

Ontem dei uma olhada no edital do último concurso do Banco Central e já comecei, como bom mineiro, a matutar como irei distribuir tantas matérias em meu novo esquema reduzido de tempo de estudo.

Não há dúvidas de que essa nova fase como concurseiro será um grande desafio. E vocês poderão me acompanhar nessa jornada para poderem otimizar suas próprias jornadas, atuais e futuras.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




4 Response to "Preparem seus bolsos com antecedência, concurseiros!"

  1. Gio says:

    que bom charles estou quase sempre lendo seu blog espero que continue esse trabalho que nos ajudará muito

    Unknown says:

    parabéns pelo post....sensacional!
    obrigado pela ajuda que tem dado a nós!!
    esse descrição do pós concurso foi ótimo!
    obrigado mais uma vez.

    Unknown says:

    Orientações importantes, agora, somente umadúvida: quem está com o nome sujo em banco, SPC e não pode regularizar, qual conselho daria? Já que exigem comprovante de conta dorrente?

    |u1zr5jr says:

    Parabéns Charles, Você merece! ^^

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards