Fique de olhos abertos, concurseiros!

Quando prestamos concursos públicos temos à nossa disposição três atitudes possíveis assim que os resultados finais são divulgados, sendo duas muito claras e uma algo nebulosa. Vejamos.

Se temos a felicidade de integrar a lista de classificados dentro do número de vagas previsto no edital, temos a nomeação no bolso e devemos apenas ficar de olho na publicação no Diário Oficial das nomeações.

Se temos a infelicidade de não integrarmos a lista de classificados, chegou então ao fim nosso papel na batalha e devemos continuar estudando, nos preparando paa futuras batalhas, depois, claro, de aprendermos o quê e onde erramos na derrota recente.

OK, essas atitudes são muito claras e fáceis de aplicar. Sem novidades. Agora, o que acontece quando somos felizardos o suficiente para figurarmos na lista de classificados, mas fora do número de vagas previsto no edital? Dúvida. Essa é uma zona cinzenta onde não saber o que fazer, o que esperar e como se comportar é o mais comum. Mas, acredite, é preciso, sim, fazer algo.

A primeira coisa a se fazer é ter uma ideia realista se a classificação obtida é suficient epara se ter alguma chance real de nomeação caso haja um aumento do número de vagas para os concursos em que você está "perigando" de ser nomeado. E não aidanta querer ser condescendente em demasia nessa avaliação, visto que é muito melhor não se iludir do que se decepcionar alguns meses depois quando o concurso perder a validade sem que se seja nomeado.

OK, você concluiu que tem alguma chance real de ser nomeado, o que fazer nesse caso? Resposta com implicações complicadas (perdoem-me o trocadilho, foi inevitável). Comecemos pela resposta. É preciso acompanhar os possíveis desdobramentos do concurso. Agora vamos à parte complicada, como fazer isso.

Tecnicamente, seria necessário apenas acompanhar as publicações no Diário Oficial dos órgãos ou entidades responsáveis pelos concursos que você está monitorando, porém isso é algo trabalhoso, que toma tempo e tende a ser bastante chato. Basta dar uma olhada numa edição qualquer do DOU (Diário Oficial da União) para constatar isso.

Outra forma mais prática de fazer esse acompanhamento é ficar de oho nos fóruns e comunidades relativas aos concursos que que você prestou e está monitorando na expectativa de alguma possível nomeação. Atenção, tome cuidado com a filtragem das informações postadas nesses lugares, não (des)acredite ou (des)anime com os vários boatos que são comuns nesses lugares, mas seja seletivo e até mesmo desconfiado quanto ao quer ler.

Boas sugestões de dóruns sérios são os do CorreioWeb e os do Superconcurseiros. Foi exatamente pelo fórum do CorreioWeb que acompanhei toda a novela que culminou com minha nomeação na ANAC.

Resumo da ópera - Claro que ser classifcado em concursos públicos fora do número de vagas é um balde de água fria para qualquer concurseiro sério, mas se você tem alguma chance de ser nomeado, por mínima que seja, fique de olho para não descobrir tarde demais que você foi nomeado e não ficou sabendo, algo que, acreditem, acontece com muito mais frequência do que você pode imaginar.

———«»———«»———«»———

NOTÍCIAS DO FRONT

Começo de semana de trabalho na ANAC. Apesar de ainda não poder fazer muita coisa por conta de ainda não ter recebido a senha paa acessar o sistema de informática da entidade (que é expedido por Brasília e chega amanhã), já tive um curso rápido sobre o trablaho que farei por aqui. Nada muito complicao ou chato, mas que exige atenção.

Quanto ao ambiente de trabalho, posso dizer com toda certeza de que é um dos melhores que já tive oportunidade de vivenciar, e olha que não digo isso da boca para fora ou por pura animação de "recém empossado". A principal diferença que notei para com ambientes de trabalho comuns em empresas privadas foi a ausência daquele olhar de "você veio aqui para roubar meu lugar" comuns em empresas privadas quando chega um novato.

DIÁRIO DE ESTUDO

Com ojá disse, não vou deixar de estudar para concursos públicos após essa posse, só que agora tenho apenas um objetivo concursídico, o próximo concurso do Banco Central, que deverá acontecer ano que vem.

Essa semana, no entando, ainda não retomarei os estudos. Vou descansar um pouco da correria das últimas duas semanas e colocar as coisas em dia na administração do blog.

Basicamente, já tenho delineado em linhas gerais meu novo planejamento de estudos. Como consigo estudar melhor pela manhã, meu horário de trabalho é das 9:00 às 18:00, moro a cinco minutos de caminhada do local de trabalho e, principalmente, não tenho problemas de acordar cedo, devo estudar entre às 05:30 e 8:30, em dois blocos de 1:15 de estudo cada e um intervalo de 15 minutos entre eles. Computador com 3:30 horas de estudo no final de semana, poderei estudar 16 horas líquidas semanalmente.

———«»———«»———«»———

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




1 Response to "Fique de olhos abertos, concurseiros!"

  1. Isso realmente acontece. E fica pior ainda quando o candidato resolve entrar na justiça

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards