Diário de Bordo - A segunda semana de trabalho

Geralmente escolho muito rápido as imagens que vão ilustrar os artigos que publicamos aqui no blog. Dessa vez, como acontece muitas poucas vezes, demorei uma boa meia hora procurando a imagem que ilustraria exatamente o que vou narrar para vocês neste artigo, como foi minha segunda semana de trabalho como servidor público federal.

Notem que, inclusive, criei um marcado novo para esses artigos ... "Sobre ser servidor público" ... afinal de contas, quero contar para vocês como é a vida após a posse.

Diferente, alías, muito diferente da primeira semana que foi de tranquilo aprendizado, na segunda semana "o bicho pegou" e pegou legal.

Estou alocado em um setor que cuida da logística de transporte de algumas dezenas de Inspacs (Inspetores de Aviação Civil) que rodam o país fiscalizando aeroportos, aviões e fazendo vôos de checagem com novos pilotos. Sem um trabalho eficiente dessa área, as missões desses Inspacs não acontecem (medo).

Pois bem, estão alocandos nesse setor três servidores, eu, o novato, e outros dois. Infelizmente um deles está se recuperando de um acidente de moto e ajuda no que pode trabalhando em casa via Internet. Há também duas secretárias que apesar de não estarem alocadas no setor, ajudam no que podem quando não estão ocupadas com outros afazeres.

Semana retrasada, minha primeira de trabalho, saiu em cima da hora a aprovação por Brasília para que esse outro servidor alocado na área participasse de um treinamento que duraria toda a semana passada ... de participação compulsória. Ou seja, eu e as duas secretárias teríamos de dar conta de todo volume de trabalho semanal do setor sozinhos. MEEEEEDO. Como sou novato e ainda estou pegando o jeito com o trabalho (que é cheio de detalhes). Como não havia como deslocar outro servidor que trabalha no mesmo setor da ANAC de São José dos Campos, ficou acertado que uma das servidoras de lá ajudaria no que pudesse via Internet, telefone e Comunicator (um tipo de MSN Messenger para comunicação entre os servidores da ANAC).

Gente, a semana foi pauleira. Todas as solicitações de missões e demais solicitações enviada ao setor chegavam a mim, que tinha de fazer o que podia dar conta e delegar o que não podia para a servidora de São José dos Campos e para as secretárias. Até quarta-feira foi bravo, mas administrável. Daí o que já estava complicado piorou quando uma das secretárias passou mal e teve de ir embora logo no início da manhã. Problema, uma vez que a carga de trabalho do setor aumenta sensivelmente às quintas e sextas-feiras.

Corre daqui, "se vira nos trinta" dali, dá um jeitinho acolá, tudo com a providencial ajuda de colegas de trabalho de oturos setores, e a quinta-feira termina com uma boa dose de cansaço, mas com 100% do trabalho feito. Mas o dia acabou com uma notícia nada boa, a outra secretária poderia ficar no trabalho somente até o meio dia de sexta-feira, uma vez que teve uma consulta médica antecipada. MEEEDO DUPLO.

Sexta-feira o dia pegou, gente, e pegou legal. Além do volume de trabalho, o mais grave era que grande parte das missões a serem realizadas pelos Inspacs na segunda e terça-feira dessa semana dependeriam do trabalho realizado por mim e pela outra servidora de São José dos Campos naquele dia. Gente, me desfiz em três, assim como essa outra servidora. Liguei um sem número de vezes para Brasília solicitando agilidade na aprovação de missões e emissão de passagens aéreas. Graças a Deus e a muita ajuda de vários colegas de trabalho, tudo deu certo e o trabalho que tinha de ser feito foi feito à contento.

Se fiquei cansado, estressado, tenso? O que vocês acham?!

Isso é o que chamam nos Estados Unidos de "crash course", ou seja, "o aprendizado rápido e intensivo que geralmente se obtém em situações reais e/ou de emergência".

Resumo da ópera - É, caros concurseiros leitores, se vocês pensam que vão encontrar boa vida no serviço público, com pouco trabalho e muito dinheiro no bolso mensalmente, está mais do que na hora de "rever seus conceitos". Ganha-se bem no serviço público, têm-se estabilidade, mas há também serviço de sobra para ser feito com muita eficiência ... e tome "se vira nos trinta".

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

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2 Response to "Diário de Bordo - A segunda semana de trabalho"

  1. Belíssimo comentário ! Tive uma briga feia com a minha namorada nesse final de semana, justamente por ela dizer que quero fazer concurso público pq quero sombra e agua fresca, o famoso, "pendurar o paletó". Estou irado ate agora e sempre que puder vou enviar para ela textos como o seu, antes que a envie para aquele lugar. Valeu Charles.

    Gabi says:

    Chales, esse é o início... Depois vc vai descobrindo setores mais tranquilos, setores que se identificam com vc. No meu início de INSS, fui 'jogada' no atendimento ao público, mas, em 1 ano e meio, depois de muita luta, conseguir ir para um setor mais jurídico.

    Difícil, neste seu momento, é retomar os estudos, mas não desanime!!

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