Quando as coisas saem melhores do que esperávamos

Olá pessoal!!! Meu nome é Vanessa, a VANVIC que de vez em quando está no shoutbox dando alguma sugestão ou até mesmo choramingando um pouquinho – coisa típica de concurseiro. Mas hoje estou aqui para contar um pouco da minha trajetória.

Há aproximadamente 1 ano resolvi estudar sério para concursos, antes disso já havia feito algumas provas mas sem nenhum êxito, eu ainda estava naquela de que passar em um concurso era questão de sorte. Me matriculei num cursinho para um determinado concurso, que por sinal até hoje não foi autorizado, e acabei me deparando com coisas muito além do que eu esperava. No cursinho descobri que informática não era aquele bicho de sete cabeças que pintei e que era possível aprender em 3 meses o que não aprendi em 4 períodos de Direito Constitucional na faculdade. Descobri também que o Português não era tão fácil como eu imaginava, o Português do concurso público não “dá pra fazer”, tinha que estudar!!!

Levo 2 horas da minha residência até o trabalho, perco em média 5 horas por dia na condução em dias de engarrafamento, chego em casa exausta, dou atenção a minha filha de 9 anos que só tem a mim, seu pai faleceu há quase 2 anos, arrumo nossas coisas para o dia seguinte e depois vou estudar com o restinho da disposição que sobrou do dia. Confesso que, nessa hora, por diversas vezes, olho pra cama e pros livros e a vontade que tenho é de deitar e relaxar, afinal minha obrigação do dia já fiz: trabalhei o dia todo.

Quando comecei a entrar num ritmo acelerado de estudos, vi que realmente tratava-se de algo realmente exaustivo e que precisaria de muita, mas de muita motivação...numa dessas é que encontrei o blog Concurseiro Solitário e consegui um chão, um norte para encarar essa guerra. Li muitos textos de incentivo e técnicas de estudos na Internet, tentei adaptá-los a minha rotina que era muito apertadinha e confesso que toda vez que lia a expressão “concurseiro sério” aqui no blog me dava um frio na barriga, pois nessas horas só me lembrava dos meus fraquejos, das vezes que ao invés de estudar estava dormindo, ou namorando, ou me distraindo...

Tenho 29 anos e depois de ler muitos desses textos tive a consciência de que estava diante de um projeto de longo prazo, então determinei que até meus 35 anos já estaria empossada em um cargo público. Aos trancos e barrancos fui amadurecendo, aproveitando meus horários livres para compensar a falta de tempo devido ao trabalho, assistindo aulas em vídeo no MP6 na condução, lendo trechos de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Dir Adm e Const – excepcionais!) em filas de banco, em salões de beleza, no trem ou em qualquer lugar que achasse uma brechinha. Enquanto vigiava minha filha brincando na pracinha, fazia exercícios ou lia o material de Português da Cláudia Koslowski (maravilhoso!!!)

Em maio de 2009 resolvi fazer, como teste, a prova de Assistente Técnico da Receita Federal e com 4 meses de estudos fiquei a 8 pontos do último colocado e de 20 questões de Português da Esaf, errei apenas 2. Dei uma atenção muito especial ao Português, pois senti que era uma carta na manga visto que seu peso em muitas provas é bem grande. Em dezembro do mesmo ano resolvi fazer a prova de técnico em contabilidade do Ministério da Saúde – com um programa bem extenso e banca CESPE - e quando já estava estudando saiu o edital do BACEN. Claro que o olho cresceu e me inscrevi nesse concurso também, mas pra meu azar a CESPE adiou a prova e as duas acabaram ficando na mesma data, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. Faltando menos de um mês para as provas resolvi desistir do BACEN e retomar os estudos do Ministério da Saúde, mas estava consciente de que tratava-se de uma estratégia arriscada e que a minha chance de êxito em uma das duas provas era praticamente nula.

Pra minha surpresa, fui aprovada em 3º lugar no Rio e 22º nacional no Ministério da Saúde e o meu projeto a longo prazo de repente se transformou em curto prazo. É claro que vou continuar com os meus estudos para concursos, mas ganhei um bônus de 5 anos nos meus projetos que pretendo aproveitar para concluir minha tão sonhada faculdade e tentar um concurso de nível superior.

Resumo da Ópera - É bem verdade que não existe receita de bolo para ser aprovado em um concurso, mas alguns ingredientes são, ao meu ver, indispensáveis: Valorizar um bom livro, um bom professor, um bom conselho de concurseiros experientes; ter humildade, disciplina, motivação e acima de tudo: Força de vontade!!! O “querer de verdade” faz diferença em qualquer empreitada em nossas vidas. É ele que resgata suas forças quando você acredita que não mais as tem! Se você não tem tempo, não tem muito dinheiro para pagar cursos e comprar livros, se está cansado de longas jornadas de trabalho, se está perdido neste imenso quebra-cabeças que é a vida de um concurseiro, não desista! Pois eu também não tenho muito tempo e nem muito dinheiro, mas tenho um lema que me acompanha e me dá forças pra continuar sempre: “Eu quero, eu posso, eu consigo!”

Vanessa é uma concurseira que sabe o que quer.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


9 Response to "Quando as coisas saem melhores do que esperávamos"

  1. Sil says:

    Meninaaa, parabénssssssss, você é uma guerreira..

    D'Muller says:

    Vanessa, é bom como primeiro texto e assunto do meu dia, o seu artigo.Parabéns! Sua força é motivadora!

    Unknown says:

    Parabéns pela sua dedicação e parabéns ao belo blog!

    Monique says:

    Nossa, ótima história!!! Todos temos as nossas dificuldades, mas é como vc disse, tem que unir mto querer a mta dedicação. Obrigada pelo depoimento!

    PARABENS ! Tudo na vida é feito de altos e baixos e nos estudos não poderia ser diferente. Estou num momento de baixa e ler um texto como o seu, me anima a voltar ao momento alto. Imprimi o seu texto e vou lê-lo direto. Obrigado !

    Unknown says:

    Nossa! Parabéns pela aprovação, e principalmente, pela força de vontade! Estou há pouco tempo estudando e trabalho tbm, e várias vezes reclamo da minha jornada diária, que porém, é bem mais light que a sua. Não tenho nada do que reclamar, basta a vontade de estudar e buscar forças de algum modo. Você serve de exemplo! Sucesso!

    Muito motivador o texto, parabéns pela aprovação!

    Ana says:

    Parabéns! Um grande incentivo para todos nós! Eu tenho bastante tempo, mas como estou na casa dos outros não consigo me organizar. Tenho que corrigir isso e partir para os estudos, com determinação. O seu post me inspirou muito!

    Josué Liu says:

    Obrigado Vanessa por compartilhar sua bela história com todos nós que estamos neste barco por um lugar ao sol. Parabéns! E foco no concurso "sempre" =D

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards