Prova da ANAC, outro ponto de vista

Também prestei a prova da Anac, diferente do Charles, não estudei exclusivamente para a prova, afinal, o meu maior interesse era na prova do TRT 15º Região (que foi no domingo anterior). Logo, tive uma semana para estudar as matérias específicas.

Achei que isso seria muito fácil! (risos) Acontece que eu caí do cavalo. Apesar de poucos inscritos em tal concurso, a prova estava caprichada. Eu até gosto da prova da Cespe, pois acho que é uma prova inteligente, vai além da decoreba e tudo mais.

O meu local de prova foi muito fácil, ainda bem, pois a prova acabaria já de noite. Só acho que as provas da Cespe poderia começar mais cedo, 15h é muito tarde.

Quanto ao conteúdo da prova:

*Português: estava simples e foram 10 itens;

*Inglês: achei que tinha do fácil ao mais complicadinho, também foram 10 itens;

*Raciocínio Lógico: ai o bicho pegou! Estava difícil (pelo menos para mim) e 10 itens;

*Noções de Adm. Financeira e Orçamentária: eu nem posso opinar, pois nem consegui estudar;

*Noções de Adm. Recursos Humanos e Materiais: de médio a difícil;

*Noções de Arquivologia: uma matéria que no todo parece ser simples, mas que me deu um pouquinho de trabalho. Fiz diversas provas da Cespe para treinar a matéria e eram bem menos complexas. Eles pediram mais a teoria de arquilogia, do que realmente as técnicas de arquivamento;

*Licitações e contratos: sem maiores problemas. (Quando o assunto está em leis, é mais fácil de responder questões da Cespe, mas ela adora matérias subjetivas que dão amplas interpretações);

*Lei 8112/90: assim com Licitações, estava tranqüila.

*Redação Oficial: Uma vez, quando eu freqüentava o cursinho, uma professora de português falou a besteira de que a única coisa que importava nesse tipo de matéria era reparar na concordância! E nem se deu o trabalho de mencionar qualquer manual que existia. Eu estava bem calma, bem feliz achando que tal matéria nem precisava ser estudada. Na sexta-feira tive a brilhante ideia de jogar no Google tal tema. AÍQUE EU ACHEI O MALDITO MANUAL! (Gente, leiam esse Manual, é muito importante). Bom, nem dava mais tempo de ler, pois o conteúdo é bem extenso. Resumindo, acabou que eu não sabia nada dessas questões e foram uns 15 itens;

*Matemática: teve das mais fáceis de Progressão Aritmética às mais complicadas de Função.

Resumo da ópera - Essa prova foi muito bem elaborada. Para mim, estava complicada, tanto que deixei muitas em branco. E pelo que ouvi de amigos que a fizeram, a resposta foi unânime: estava difícil. O amigo da minha amiga que passou nas primeiras classificações para o INSS e entre os 50 primeiros no Ministério da Fazenda, fez 57 pontos de 120 possíveis. Eu fiquei horrorizada, pois ele é muito inteligente e estudou muito para a prova. Claro, que tudo isso foi a minha impressão. Cada uma tem a sua. Alguns podem discordar totalmente, outros parcialmente. Uns vão falar que a prova estava fácil. O mais importante é ter a consciência tranqüila de que cada um fez tudo o que podia e o seu melhor na hora da prova diante de todas as circunstâncias.

Thaís Dias é concurseira muito séria e colunista do blog


IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

0 Response to "Prova da ANAC, outro ponto de vista"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards