Mulheres e crianças primeiro

Para hoje pensei em um artigo sobre um assunto que interessante e afeta não somente os concurseiros novatos, como também concurseiros experientes, algo muito pertinente na guerra dos concursos públicos, um fantasma que nos roda de tempos em tempos.

O tempo é areia que escorre por entre nossos dedos”, já disse o poeta. Nenhuma descrição sobre como o tempo passa rápido e nos escapa poderia ser melhor. Concurseiros têm na escassez tempo ao mesmo tempo um grande aliando e também um grande inimigo. É aliado no sentindo de que nos obriga a estudar mais e melhor e um curto período, nos obriga a otimizar nossas técnicas de estudo, a aprendermos a nos virar. E é inimigo no sentido de que geralmente demos de dar conta de um grande volume de matérias e tópicos e um período de tempo insuficiente para estudar decentemente 1/3 disso!

Certo, nos inscrevemos para um concurso que tem provas marcadas para daí um mês e meio, no máximo dois meses no futuro. Olhamos para o edital e está lá aquela montanha de matérias para estudar. Paramos, pensamos, analisamos, mastigamos, digerimos ... e concluímos que estamos fudidos de verde, amarelo, azul e branco porque, simplesmente, não teremos tempo hábil para estudar como se deve tudo aquilo, pior, nem para estudar mal e porcamente tudo aquilo. Daí o bicho pega, o desespero aparece e o concurseiro sente aquele enorme nó na garganta que quer desaguar em choro desesperado.

É nesses momentos de pânico que devemos ter calma, muita calma, afinal de contas, vida de concurseiro é isso mesmo, ninguém disse que seria fácil.

Então você, concurseiro, se vê dessa típica situação, muita matéria para estudar e pouco tempo disponível. É aqui um daqueles momentos em que a pessoa mostra que é um concurseiro sério ou um concurseiro “meia boca”, se será um sério competidor a uma das vagas oferecidas no concurso ou se será “bucha de canhão, se terá alguma chance de sucesso ou se apenas ganhará mais uma desastrosa derrota.

Mulheres e crianças primeiro” não é um bordão muito usado em desenhos animados e filmes, mas uma regra válida quando é necessário salvar pessoas em perigo. Em primeiro lugar vêem as crianças, depois as mulheres, depois os idosos e, por último, os homens, ordem essa por conta da resistência e chances de sobrevivência sozinho. O concurseiro sério que se depara com situação de emergência, onde há muito o que estudar e pouco tempo para isso, também utiliza de uma “lista de prioridade de salvamento”, ou seja, “as matérias prioritárias primeiro, depois as menos prioritárias”.

Certo, devo estudar as matérias prioritárias primeiro e se der tempo o resto. Mas como definir quais são as matérias prioritárias?” perguntaria o concurseiro sério novato ... uma daquelas perguntas que valem não um milhão de reais, mas a posse em um belo cargo público. Pois bem, as regras de priorização de matérias não são rígidas e dependem de cada concurseiro, por isso vou apresentar as regras que uso pessoalmente para você ter uma idéia de por onde seguir para criar suas próprias regras. Repito, essas são as regras que eu uso, não são verdades absolutas.

Prioridade zero – Matérias com peso dois.

Prioridade alta – Matérias que nunca estudei e que terão um bom número de questões + Matérias que já estudei, mas que combinem conteúdo mais complexo e terão um bom número de questões.

Prioridade média – Matérias que nunca estudei que terão pequeno número de questões.

Prioridade baixa - Matérias que já estudei e preciso fazer apenas uma revisão para ir bem na prova.

Com essa lista de prioridades consigo me guiar em tempos de emergência e orientar meus estudos de forma eficiente. Antes de adotar essa lista confesso que apanhei bastante e no resultado final dos concursos lá estava eu entre classicados em 1.000 e 2.000. Depois que adotei essa lista de prioridades as coisas melhoraram muito e todos os concursos que prestei desde então me classifiquei entre os 70 primeiros colocados.

Resumo da ópera – Sugiro fortemente que você tire uma tarde de sábado para analisar honestamente e com cuidado seu desempenho nos últimos concursos públicos que prestou, procurando pelo que errou no seu preparo para eles. Através dessa análise você conseguirá preparar sua própria lista de prioridade de estudo, o que, garanto, irá causar uma revolução em seu desempenho como concurseiro ... para melhor, muito melhor.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA


Paris Hilton - Stars Are Blind

Sim, Paris Hilton também é cantora e confesso que acho essa música dela muito legal, chama-se "Stars are blind".

ATENÇÃO - Para enviar esse artigo para alguém, clique no envelopinho abaixo.

0 Response to "Mulheres e crianças primeiro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards