Primeiros passos

No artigo de ontem dei algumas dicas aos concurseiros novatos que visitam o blog quanto a como começar a estudar Direito Constitucional e Direito Administrativo. Pois bem, acho pertinente complementar com algumas dicas sobre como estudar matérias desconhecidas para concursos públicos, que é algo bem diferente que estudar para o vestibular ou para a faculdade, visto que o tempo é reduzido e a cobrança das matérias é muito mais dura e cruel.

Ao longo de minha jornada na guerra dos concursos públicos, tenho por mim que o melhor método de estudo para lidar com matérias que nunca vi na vida é o que chamo de “método 1, 2, 3, 4”, um método bastante simples, porém muito eficiente, mas um tanto trabalhoso e que requer uma boa dose de disciplina. Esse método, como já diz o nome, é composto por quatro passos:

1º passo – Inicialmente devemos tratar de tomar conhecimento da matéria, mas nada profundo num primeiro momento. O objetivo nesse momento é travar o primeiro contato com a matéria para termos uma idéia do que ela trata, do nível de dificuldade que enfrentaremos no estudo e, também, se o material que vamos usar é de boa qualidade ou não. Para isso, faça uma leitura rápida dos tópicos que precisará estudar. Leia grifando termos desconhecidos, analisando se o material de estudo explica pontos importantes, se segue uma seqüência lógica de raciocínio. Após a leitura, procure a definição dos termos que grifou, se necessário anotando nas páginas onde aparecem tal definição, de forma que quando você for estudar a matéria para valer, não precise parar o estudo para ficar procurando essas definições, o que é um veneno para o bom estudo.

2º passo – Agora chegou a hora de estudar para valer a matéria. Esse passo deve ser repetido duas ou três vezes conforme o tempo que se tem disponível para estudo. O estudo nessa fase é mais lento e o nível de atenção é máximo. A idéia é entender a matéria, compreender como os diversos pontos do tópico se relacionam. Ou seja, a palavra de ordem nesse estágio é “aprender pra valer”.

3º passo – Depois que você já está íntimo da matéria, chegou a hora de facilitar sua vida. Nesse passo a idéia é estudar com um bloco de papel do lado fazendo um bom resumo da matéria, procurando anotar conceitos chave, pontos mais difíceis de entender e/ou memorizar. A idéia desse resumo é substituir a matéria seca no estudo periódico e servir como material de consulta rápida nos dias anteriores à prova.

4º passo – Não adianta nada estudar sem fixar o conhecimento adquirido. Adaptando um verso de uma música antiga, “memória sem fixação é vandaval”, ou seja, não fixou a matéria, esqueceu. O problema de esquecer o que se estudou por falta de fixação é que se perde tempo por precisar estudar tudo novamente um ou dois meses depois. E como é feita essa fixação? Preferencialmente resolvendo muitas questões de concursos passados ou questões simuladas. Se isso não for possível, relendo o resumo com muita atenção pelo menos uma vez por semana, se possível duas vezes.

Resumo da ópera – Esse, gente, é o método de estudo que uso para matérias com que nunca tive contato. Não é um método exclusivo, muito menos um método revolucionário de estudo, mas funciona muito bem. Fica a dica para os concurseiros novatos (e também para os nem tão novatos assim).

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

O clipe de hoje é uma gravação ao vivo de um show na Grécia da ótima jazz band Club des Belugas com sua bela "What is jazz".

ATENÇÃO - Para enviar esse artigo para alguém, clique no envelopinho abaixo.

1 Response to "Primeiros passos"

  1. Camisa 9 says:

    Serve pra todo tipo de conhecimento novo que se quer adquirir...assim como estou fazendo com "direitos" e inglês...faltam apenas eu fazer os exercícios :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards