Persistência = Recomeço = Posse

Essa semana, depois de muito tempo, retomo os estudo sem ter um concurso em que esteja inscrito. Geralmente é muito mais fácil estudar com um programa para seguir e datas para serem atendidas, visto que a programação de estudos é uma questão de encaixar o que se tem de estudar no tempo disponível. Agora, estudar sem nada disso é um pouco mais complicado.

Persistência ... o que é isso? Vejamos o que diz nosso bom e velho amigo, o dicionário, puxando o significado de sua raiz, “persistir”.

1. Continuar empenhando-se;

2. Continuar a fazer algo;

3. Continuar a ser de determinado modo;

4. Continuar a existir, a acontecer.

E como isso funciona na vida do concurseiro sério?

1 – Apesar da demora em alcançar a vitória, o concurseiro continha empenhando-se em melhorar cada vez mais de modo a vencer os obstáculos que encontra pelo caminho.

2 – Apesar das derrotas ao longo da guerra, o concurseiro continua lutando, até que alcance a vitória.

3 – Apesar das críticas (próprias e de outrem), das dificuldades, dos problemas, do desânimo eventual, o concurseiro não deixa de acreditar na sua capacidade de lutar, no seu potencial de vencer, na sua vitória final na guerra dos concursos públicos.

4 – Apesar de todos os pesares que lutar por uma vaga em cargo público trás, o concurseiro não deixa seu sonho morrer, nunca.

Tudo isso é muito fácil de escrever, de falar, de pensar, mas difícil de colocar em prática, que eu o diga. Mas as coisas são assim e podemos lidar com elas como são ou desistir, não há outra saída. Logo, apesar de tudo isso ser difícil de colocar em prática, é perfeitamente possível e muita gente o faz, por que não eu e vocês?!

Pois bem, persistência é recomeçar quantas vezes forem necessárias. É o que estou fazendo hoje, recomeçar a estudar para a próxima batalha. Estou bem classificado em quatro concursos, mas não tão bem que tenha garantido minha nomeação imediata, e vocês sabem como é, vitória só com a assinatura do Termo de Posse, antes disso, não há vitória, mas “talvezes”.

Muita gente vê recomeços como algo difícil, duro, triste, chato, depressivo e tal. Nada disso, gente, esse não é o momento de chorar as derrotas passadas, algo que deve ser feito antes do recomeço. O recomeço deve ser renascimento do otimismo, deve ser encarado como algo altamente positivo, é o momento de pensar “perdi, mas sobrevivi para lutar novamente outro dia”.

Persistência é igual a recomeço que é a posse em cargo público, simples assim. Duvida? Pergunte então para qualquer servidor que ralou como concurseiro nos últimos anos e eles vão te dizer exatamente isso.

Resumo da ópera – Se “só não ganha quem não apostar”, do mesmo modo só não toma posse quem não persistir e recomeçar ... quantas vezes for necessário.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Hoje trago para vocês uma bela interprestação do clássico "A Little Prayer" na voz da australiana Amali Ward durante o programa Ídolos australiano de 2007.

0 Response to "Persistência = Recomeço = Posse"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards