Cuidado com o santo, gente!

Existe um ditado popular muito antigo que hoje é mais conhecido pelo seu significado indireto que pelo que descreve efetivamente. “Cuidado com o andor que o santo é de barro”, esse é o ditado a que me refiro. Explico. Antigamente eram comuns as procissões católicas, aquelas celebrações onde a imagem de um santo era retirada da igreja e carregado em um suporte de madeira decorado para fazer determinado percurso seguido pelos fiéis que cantavam e rezavam. Esse suporte de madeira é o andor. Como várias pessoas carregavam o andor, era preciso muito cuidado para que o mesmo não inclinasse demais fazendo com que a imagem do santo caísse, uma vez que por ser usualmente feita de barro, quebraria com a queda. Então esse famoso “cuidado com o andor que o santo é de barro” passou a ser usado com o mesmo sentido de “vá com calma, amigão, que o assunto é delicado” ou “vá com calma para evitar acidentes”.

Anteontem, segunda-feira, estava cansado. E não podia ser por menos. Depois de uma maratona de duas provas de concurso no domingo, para a ANAC, estava exausto mentalmente. Se fazer uma prova já é cansativo, fazer duas provas é cansativo ao cubo. Então, para mim, aquele foi um dia de descanso. Acordei tarde decidido a nem pensar em concursos públicos naquele dia e assim o fiz. Foi ótimo, acordei ontem bem mais descansado, quase recuperado das provas. Como não estou inscrito em nenhum outro concurso por enquanto, dei-me o luxo de tirar também o dia de ontem de folga. Assisti a uns três filmes, dormi a tarde.

Somente hoje entrei no site da CESPE, banca organizadora do concurso da ANAC, para baixar o gabarito preliminar das provas, que vou conferir com calma assim que postar esse artigo no blog. Dei uma olhadinha rápida também num fórum e numa comunidade sobre o concurso e mais uma vez encontrei um monte de mensagens e replies de concurseiros desesperados desde a noite de domingo (!) pelo tal gabarito. E não foi somente isso que encontrei. Havia também um montão de gente desesperada por conta de um ou dois gabaritos furados colocados às pressas no ar por cursinhos que nunca ouvi falar antes. Desespero, gente chorando, jurando que nunca mais prestará concursos, um caos.

Pergunto, por que motivo se desesperar dessa forma por conta de algo que todo mundo sabe que estaria hoje no site da banca? Gente, “vamos devagar que o santo é de barro”! O que você marcou na folha de respostas do concurso não pode ser mudado. Desespero só o prejudica o concurseiro, assim como a ansiedade. Esse pessoal que ficou nesse desespero desperdiçou dois dias de descanso precioso para ficarem roendo as unhas enquanto não clicavam o F5 para atualizar a página do CESPE, chorando desesperados por conta de um gabarito extraoficial mais furado que peneira.

Além disso, um gabarito preliminar não é segurança de nada. Vão haver recursos, questões serão anuladas, outras terão suas respostas mudadas, pontos serão atribuídos e retirados. Já tive a experiência de ver minha nota catapultada alguns ponto para cima depois da divulgação do gabarito final, assim como tive a experiência de vê-la despencar alguns pontos. Até a divulgação do resultado final do concurso nada é certo, isso é fato.

Resumo da ópera – Concurseiro sério tem paciência, tranqüilidade, serenidade. Sabe descansar na hora certa, assim como sabe ficar ansioso na hora certa. Exercitar esse autocontrole é questão de sobrevivência concursídica, pois só assim se poderá manter a mente tranqüila e descansada para lutar a próxima batalha, afinal de contas, segurança mesmo só depois de assinar o termo de posse!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



A música de hoje tem tudo a ver com o artigo de hoje (chequem a tradução da letra), além der ser um clássico do rock´n roll. Na voz de George Thorogood, "Bad to the bone".

0 Response to "Cuidado com o santo, gente!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards