É tanta especulação ...

Vocês já assistiram em algum filme quando os personagens vão a um jockey clube para apostar em corridas de cavalos, e então ficam torcendo loucamente durante a corrida com os papeizinhos das apostas na mão, até que o cavalo em que apostaram perde a corrida, daí jogam os papelzinhos no chão frustrados e continuam a tratar de qual seja o assunto do filme? Pois bem, é mais ou menos isso que vejo acontecer com esse concurso do BACEN desde segunda-feira.

Um pouco de especulação não faz mal a ninguém, isso é fato, mas especulação demais desgasta, cria esperanças e temores faltos, promove esperança em excesso, assim como faz gente desistir de lutar muito antes de ao menos saber quais as regras da luta. Está acontecendo tudo isso. Desde a publicação da autorização para o concurso da ANAC venho freqüentando fóruns e comunidades sobre o concurso e o que mais rola por lá são especulações sobre qual será a banca, quesito no qual há crentes na escolha do CESPE, da ESAF e FCC, nas matérias que serão cobradas, no qual há crentes que serão as mesmas matérias do concurso de 2005, matérias totalmente diferentes ou um “meio moçarela, meio calabreza” ... é muita especulação!

O pior é que por conta de tanta especulação tem gente confiante demais de que tudo será como pensam que será, ou seja, céu de brigadeiro e aprovação garantida, enquanto de outro lado tem gente que acha que será tudo tão complicado e diferente do que prefeririam que fosse, que de cara já descartaram encarar esse concurso. Isso não tem lógica, gente, definitivamente não tem. Se você está entre essas pessoas que ficam fazem suas escolhas com base em especulações alheias que valem tanto quanto cédulas de quinze reais, passou da hora de rever seus conceitos.

Acho que toda especulação tem seu valor, claro, pois nos mantém ligados nos acontecimentos, nos faz analisar a pouca informação de que dispomos de forma a chegarmos a uma conclusão aparentemente provável. Mas tudo não passa disso, de um exercício de análise incompleta, não há verdade absoluta nenhuma envolvida, algo que não pode, de jeito nenhum, sair do nosso foco.

Nesse momento os concurseiros sérios interessados nesse concurso do Banco Central podem (e devem) fazer apenas três coisas:

1 – Estudar as matérias mais comuns do edital do concurso passado do BACEN, digo, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Raciocínio Lógico (para o cargo de técnico);

2 – Ficar de olho nas notícias sobre esse concurso, já que o edital pode ser publicado a qualquer momento, além de ficar também de olho em outros concursos interessantes;

3 – Não dar mais atenção às especulações, criando-as e ouvindo-as, do que o saudavelmente recomendado, ou seja, atenção mínima.

Resumo da ópera – É aquela histórias, gente, “vamos com calma que o santo é de barro”, nada de desespero. O edital desse concurso do BACEN pode ser lançado a qualquer momento entre ontem e o último dia do prazo para a publicação do danado, e até lá temos de esperar estudando o que com grande probabilidade será cobrado. Agora, entrar em desespero por conta de especulações alheias, desistir da batalha antes mesmo de saber quem será seu oponente (a banca) e as armas que serão usadas (matérias), é uma grande bobagem. Respiremos fundo e demos tempo ao tempo, pois é assim que essas coisas devem ser tratadas.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Sam Sparro - Black & Gold - More bloopers are a click away

Para hoje uma música clubber muito boa. "Black and Gold" do cantor e compositor australiano Sam Sparro, que vem fazendo muito sucesso pelo mundo todo. E não é que o ele é a cara do personagem do Sacha Cohen no seu novo filme Brüno ... hehehe.

0 Response to "É tanta especulação ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards