Atenção - Concurso para Oficial de Justiça

Ontem foi publicado o tão esperado edital para o concurso do TJSP para Oficial de Justiça para o estado de São Paulo. Esse concurso está sendo aguardado por muitos concurseiros desde o ano passado e já teve algumas reviravoltas quanto a exigência de curso superior de Direito para os candidatos, que acabou caindo. Mesmo que eu não vá prestar esse concurso, dei uma olhadinha no edital ainda ontem e quero alertar os leitores do blog que cogitam prestá-lo para que prestem muita atenção a alguns pontos muito importantes.

1º Ponto - Não fiquem deslumbrados pelo grande número de vagas oferecidas, 500 vagas para capital e interior. Tudo bem que a cifra é respeitável, mas uma análise rápida do edital revela que são 100 vagas destinadas para a capital e que as 400 restantes estão divididas entre as 56 circunscrições do judiciário estadual de São Paulo, sendo destinadas entre 5 e 10 vagas para cada circunscrição.Além disso, “o candidato concorrerá apenas para as vagas da comarca onde realizar as Provas de Questões Objetivas”, ou seja, se você optar por uma circunscrição onde há 10 vagas disponíveis, você concorrerá apenas por essas 10 vagas e ponto final.

2º Ponto – Esse não é um daqueles concursos que chamam todos os aprovados de uma vez só, não. Bem no comecinho do edital já há um aviso sobre isso que diz “sendo que o provimento ocorrerá segundo o interesse do serviço e a disponibilidade orçamentária existente”. Estou muito bem colocado entre os habilitados do concurso para Escrevente Técnico-Judiciário do TJSP realizado há mais de dois anos e até agora não chamaram NINGUÉM da circunscrição para a qual me inscrevi.

3º Ponto – Como as provas serão feitas nas sedes das circunscrições no mesmo horário, não será possível prestar para a capital e uma circunscrição.

4º Ponto – Juntem um prazo bom para estudar (provas marcadas para 11 de outubro ... são três meses até lá) com um edital relativamente enxuto mais gente que já vem estudando por conta própria para esse concurso faz um tempão e o que temos? Isso mesmo, será um concurso muitíssimo concorrido com notas de corte altíssimas, tanto que o edital traz mais de uma dezena de critérios de desempate, ou seja, os organizadores já estão esperando muitos empates com notas muito boas.Então é estudar para decorar tudo se você for encarar esse concurso.

5º Ponto – Quem não fizer no mínimo 50% de acertos em Português ou em Conhecimentos em Direito está eliminado do concurso.

6º Ponto – Será cobrada Matemática, matéria “pedra no sapato” para muita gente.

7º Ponto – O que Oficial de Justiça faz? Segundo o edital "executar as tarefas referentes a citações, prisões, penhoras, arrestos e demais diligências próprias do seu ofício, lavrando nos autos toda ocorrência e deliberação, bem como cumprir todas as determinações efetuadas pelo juiz de direito a que estiver subordinado, dando-lhe auxílio e apoio nas tarefas solicitadas". Então só encare esse concurso se trabalhar com essas atribuições não for um problema para você.

Resumo da ópera – Notem que não quero desanimá-los a prestar esse concurso, não é nada disso. Quero apenas alertá-los de que esse concurso não será bolinho, será muito, mas muito concorrido mesmo. Eu, particularmente, não me sinto atraído pelas atribuições do cargo, prefiro trabalhar atrás de uma mesa, mas muita gente pensa diferente e o zum zum zum quanto a esse concurso tem sido grande desde o final do ano retrasado. Para os que estão em dúvida quanto a enfrentar essa batalha, analise com cuidado os pontos que apontei e faça uma decisão consciente. Para os que se deciderem por prestar esse concurso, desejo toda a sorte do mundo e muito bons estudos.

ATENÇÃO - Se algum leitor do blog prestou o concurso para o TRT de Campinas no final de semana passado e quiser escrever um artigo dando sua opinião quanto a prova, por favor me mande um email. Muitos leitores estão curiosos em como foi esse concurso e seria muito legal publicar um relato de como foi essa batalha.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Para animar o dia de hoje um clipe do DJ David Guetta com a música "Baby when the light".


2 Response to "Atenção - Concurso para Oficial de Justiça"

  1. Nika says:

    CHARLES, PARABÉNS PELO BLOG ESPECIALMENTE PELO POST SOBRE O CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SP. EU ESTAVA EM DÚVIDA ENTRE PRESTAR OU NÃO O CONCURSO. ATÉ JUNTEI TODO O MATERIAL (QUE ACHEI RELEVANTE) PARA COMEÇAR OS ESTUDOS. AÍ VEIO O GRANDE DILEMA: ESTUDAR PRA UM CONCURSO QUE NÃO TEM NADA HAVER COMIGO SÓ PELO SALÁRIO OU DEBRUÇAR-ME EM PESQUISAS PRA TERMINAR DE ESCREVER MINHA MONOGRAFIA E FINALMENTE PODER COLAR GRAU NA FACULDADE? GRAÇAS A SEU POST ME DECIDI: TERMINAR DE ESCREVER A MONOGRAFIA E ADQUIRIR LOGO O MEU DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR É A MELHOR SAÍDA. TAMBÉM SOU DO TIPO QUE PREFERE MIL VEZES TRABALHAR COM O CÉREBRO DO QUE COM A "FORÇA BRUTA" RSRS OBRIGADA PELAS DICAS.. ASSIM COMO VC TAMBÉM SOU UMA CONCURSEIRA SOLITÁRIA NUNCA FIZ CURSINHOS PRA PASSAR EM CONCURSOS E OLHA QUE JÁ PASSEI EM 05 DELES, AQUI MESMO NA MINHA CIDADE (JUNDIAÍ) ESTUDANDO SOZINHA. MAS AGORA TÁ MAIS DO QUE NA HORA DE ALMEJAR OUTROS HORIZONTES E PRA ISTO É IMPRESCINDÍVEL O MEU DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR. ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA!

    Camisa 9 says:

    Eu fiz a prova de OJ que foi dia 11/10 e tava bem dificil, principalmente Proc.Civil. Como eu não estava estudando muito até acho que fui bem...acertei 60 das 80 questões, mas nem calculei minha real nota ainda porque tem os pesos e tals e ainda to sem s*** vontade para fazer isso :P

    Acho que se do edital até a data da prova eu estivesse estudado eu teria ido melhor (óbvio), mas o que quero dizer é que muita matéria do TJ-SP que eu fiz e ainda to esperando minha nomeação chegar (Já chamaram 14 de 10 vagas que haviam...ainda falta mto pro 69?) e pude aproveitar àquele conhecimento, mas faltou refiná-lo, recordá-lo e aprender a parte nova..deixa pra próxima.

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards