Descobrindo como estudar sem concurso marcado

Como disse no artigo de ontem, comecei essa semana tendo de estudar sem estar escrito em um concurso público. Para ser muito sincero, fiz isso apenas uma vez ... e não durou muito tempo. Ou seja, para mim isso tudo é uma grande novidade.

Ontem vários leitores do blog enviaram perguntas do tipo “mas como estudar sem ter concurso marcado?”. Infelizmente não tenho uma resposta definitiva para pergunta, muito menos uma resposta ótima. O que posso fazer é compartilhar com você meu planejamento, que por ainda não ser definitivo está sujeito a mudanças.

Realmente é complicado planejar o que estudar nessas situações. Quais as matérias que devem ser estudadas primeiro? Por onde começar? Hummm, pensei um pouco e decidi tomar por base o último concurso que prestei, o da ANAC. Quais foram as matérias nesse concurso que mais pegaram e nas quais se soubesse um pouco mais teria garantido alguns pontinhos adicionais preciosos?

No meu caso montei uma programação de duas semanas onde farei uma boa revisão de Raciocínio Lógico e Matemática, além de rever a Lei das Licitações e também debulharei o cada vez mais famoso e cobrado Manual de Redação da Presidência da República. Em um esquema de estudar duas matérias por dia, uma pela manhã e outra a tarde, em duas semanas terei terminado de lidar com as quatro. Considerando que estudarei de segunda a sábado quatro horas por turno (também vou aproveitar essas primeiras semanas para pegar mais leve nos estudo e descansar um pouco), terei estudado 12 horas líquidas de cada matéria.

Sinceramente, ainda não pensei em que estudar após essas duas semanas. Prefiro não me preocupar com isso agora, mesmo porque pode se revelar perda de tempo um planejamento tão grande se por acaso surgir um bom concurso pelo qual me interesse nessas duas semanas já programadas. Isso é algo muito importante nessa fase, não ficar fazendo programações muito extensas de estudo, a não ser que o concurso que se queira prestar venha a ocorrer a daqui um ano somente, por exemplo, daí é outra coisa.

Como vou estudar essas matérias? Bem, Raciocínio Lógico e Matemática se estuda como sempre se estudou, fazendo muitos exercícios. Já no caso da Lei das Licitações irei fazer uma leitura atenta de toda a matéria anotando trinta pontos que acredito serem muito importantes de serem memorizados, depois partir para a memorização. No caso do Manual de Redação, fazer um estudo mais cuidadoso no esquema de “primeira leitura para familiarizar, segunda leitura para aprofundar, terceira leitura para estudar”, além de preparar um bom resumo do danado, isso porque nunca tive contato com tal obra, que foi assunto para um bocado de questões nas provas da ANAC.

Resumo da ópera – Acredito que estou no caminho certo para estudar nessa fase sem concurso marcado. Por enquanto não me interessei por nenhum dos grandes concursos lançados (PF e PRF), mas nunca se sabe quais concursos poderão ser lançados amanhã. Enquanto isso é estudar, porque estudo nunca é perdido.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



O clipe de hoje é de uma música muito animada do Black Eye Peas chamada "I Gotta Feeling". O clipe mostra exatamente como será a festa que faria para comemorar minha posse em um belo cargo público.

2 Response to "Descobrindo como estudar sem concurso marcado"

  1. PARA VOCÊ CRIAR UM TEXTO SOBRE CONCURSO

    ACHEI BACANA

    Eu me amarro em ler a coluna do psicólogo Roberto Shinyashiki, e vou colocar um trecho da publicada em maio na Revista NOVA, intitulada "falta apenas um grama de energia", onde ele começava reproduzindo a fala de um terapeuta chamado Prem Milan:


    "(...)
    '- Fazer uma bomba atômica é simples. Você precisa apenas de 4 quilos de urânio enriquecido. Sabe o que é isso? É um urânio com um elétron especial que tem mais energia que o normal. Se você tiver 3,99 quilos, não será capaz de criar uma bomba. Mas, quando coloca o grama que falta, a coisa explode!'

    Parei para pensar em quantas pesoas se esquecem desse grama extra em sua vida. Você já enumerou quantas coisas não deram certo por não ter usado a quantidade adequada de energia? Se esforçou, mas não chegou aos 4 quilos! Parou um pouco antes do necessário para realizar sua meta. Ou então investiu uma energia qualquer, fraquinha...Mas, se não é especial, como a do urânio enriquecido, não adianta, a bomba não explode.

    (...)
    É por culpa desse jeito menos assertivo de ser que muitos fracassam, apesar de sua luta. Não, eles não desperdiçam as oportunidades porque são preguiçosos. Seu problema é não perceber que para colher os frutos, precisam entrar na briga para valer.

    (...)
    O que isso nos mostra? Que, quando assumimos um projeto, precisamos nos entregar de maneira completa. Senão, a vida não acontece! Não desista enquanto você ainda tem espaço para um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de batalhar.

    (...)
    Quem mergulha "mais ou menos" de cabeça tem resultados pobres, quem trabalha "mais ou menos" acaba fracassando. Um grama a mais de urânio enriquecido e tudo seria diferente. Um grama a mais de intensidade e teria saboreado o fruto da sua dedicação."

    Disse tudo!!! Amei demais esse texto.

    Beijosssssssssss

    Camisa 9 says:

    Pora!
    Demais mesmo!
    Adorei!!!
    vlw a ajuda, viu!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards