Concursos para todos os gostos

É, gente, parece que é mesmo verdade o que dizem quanto ao segundo semestre reservar para os concurseiros os grandes concursos públicos do ano. Tudo bem que ao longo de todo o ano temos bons concursos, concursos concorridos por conta da ótima remuneração ou pelo grande número de vagas, mas desde que comecei a estudar para concursos ouço dizer que o melhor da safra é no segundo semestre.

Temos três grandes concursos muito esperados que já têm inscrições abertas ou que estão prestes a abrir, o de Fiscal fazendário em São Paulo com 600 vagas (inscrições encerram hoje), o de Oficial de Justiça do estado de São Paulo com 500 vagas, um da Polícia Rodoviária Federal para a região norte com 750 vagas e o da Polícia Federal com 600 vagas ... por enquanto.

E como não ficar perdido em meio a tantas ótimas opções? Como não desperdiçar ótimas chances de aprovação por conta do famoso “dar tiros para todos os lados”? Essas são questões muito pertinentes que devem rondar a cabeça dos concurseiros sérios.

1º - Pare, pense, analise

A primeira coisa a se fazer é descobrir o que se vai fazer em seguida. Não dá para alguém sair desesperado para lutar sem saber ao menos onde fica o campo de batalha, quem irá enfrentar, o que provavelmente irá encontrar. Calma, amiguinho concurseiro, muita calma nesse momento. Pare tudo o que estiver fazendo e pense com cuidado sobre toda a situação, analise o quanto você já sabe e já estudou, quais os concursos que realmente são mais interessantes para você em termos de carreira profissional e chances de aprovação, o quanto você terá de estudar para cada um, qual o peso das matérias exóticas que você nunca viu ou teve pouco contato. Essa é a fase da inteligência, da estratégia, do general que prepara o plano de batalha, avalia as fraquezas e oportunidades, enfim, é aqui que metade da batalha será ganha.

2º - Foco em um objetivo

Muito cuidado com os objetivos que você determinar para você mesmo para não perder o foco. Querer prestar concursos com matérias muito diferentes com provas próximas é aceitar um grande, um enorme risco de ser derrotado em ambos. Quando os concursos têm matérias pelo menos 80% parecidas e provas próximas, até que dá para pensar com carinho na possibilidade de estudar para ambos, mas uma percentagem menor que essa já deixa clara a inviabilidade dessa estratégia.

3º - Estudo dirigido e inteligente

Existe maneiras e maneiras de estudar. O estudo inteligente é aquele feito de forma dirigida e planejada, encadeando-se matérias de forma a tornar o estudo um fluxo contínuo e sem solavancos ou mudanças bruscas de rumo. Procure encadear as matérias que você tem de estudar de forma que o mais naturalmente possível elas passem de uma para outra. Cuidado com as matérias exóticas, algumas são simples e podem ser bem estudadas em pouco tempo, enquanto outras são mais complexas do que parece e exigem o triplo de esforço, tempo e atenção para serem dominadas.

Resumo da ópera - Épocas em que começam a pipocar grandes e ótimos concursos muito próximos são realmente complicadas e fazem os concurseiros parecerem crianças levadas a uma enorme loja de brinquedos para as quais são ditas “você tem cinco minutos para escolher um presente, corra”. Então, todo cuidado é pouco nessas épocas. Além disso, não feche os olhos para os concursos menores, que ofereçam remuneração menor ou menos vagas. Lembre-se que enquanto muita gente está de olho nos concursos top, os concursos de segunda linha são deixados de lado e pode ser muito melhor apostar num deles, onde a chance de sucesso será muito maior e os ganhos finais quase tão bons que um concurso dos grandes.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Uma das melhores músicas dos anos 80! Da banda New Order a belíssima "Bizarre Love Triangle".

0 Response to "Concursos para todos os gostos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards