Só gênios passam em concursos públicos ... será?

Recentemente um concurseiro leitor do blog desabafou na shoutbox o seguinte:

“Também não aguento mais. Tô nessa há anos e não acontece nada. Concurso é para pessoas inteligentes visto que é muita matéria para estudar.”

Hummm, o pior é que esse é o pensamento de muitos concurseiros sérios e esforçados, um verdadeiro perigo de pensamento, porque é o caminho mais curto para se desistir da meta de posse em cargo público. Além disso, acreditar nisso é o mesmo que acreditar no oposto, que concursos públicos são tão fáceis que qualquer um passa sem precisar estudar muito.

Primeiro vamos analisar esse desabafo do colega concurseiro e então vamos trabalhar um pouco o assunto.

“Também não agüento mais” – É fato que estudar para concursos públicos é um processo longo, árduo, espinhoso, dolorido, cheio de dificuldades. Tudo isso exige muita paciência e cabeça fria por parte do concurseiro, mas mesmo com tudo isso, chega-se a um ponto onde suportar essa carga se aproxima do insuportável. É como correr uma maratona e lá pelas tantas o esforço e o cansaço são tantos que o corredor começa a acreditar que está a poucos passos da exaustão absoluta.

“Tô nessa há anos e não acontece nada” – Também é fato que quem começa a estudar do zero para concursos públicos demorará um bom tempo até começar a ser aprovado nos certames dos quais participar. Além disso, no começo as vitórias não são tão gloriosas, fica-se na lista de espera por vagas, na rabeira dos aprovados, depois vai-se avançando nessa lista até se estar no seleto grupo dos que estão dentro do número de vagas previstos nos editais.

“Concurso é para pessoas inteligentes visto que é muita matéria para estudar” – Aqui a coisa já sai da zona do fato e passa para a zona da opinião pessoal, opinião pessoal bastante negativa, diga-se de passagem. Se de um lado não são todos os concursos que exige que os candidatos estudem uma dezena de matérias, de outro quantidade de matérias para estudar nunca foi e continua não sendo diretamente vinculado com a inteligência dos candidatos, mas muito mais com a disciplina e esforço.

Assistindo ontem a uma aula na Internet do professor Alexandre Lugon, ótimo professor de Direito Tributário, uma frase dele me chamou a atenção pela sua verdade nua e crua:

“Sendo humilde e sendo esforçado, não tem de ser gênio, basta estudar”.

Notaram como essa frase é dimetralmente oposta à do nosso amigo concurseiro que inicia este artigo?!

Sendo humilde o concurseiro terá muito mais paciência e tranquilidade para estudar pelos longos meses que são necessários para se ter amadurecimento e conhecimento suficientes para garantir a aprovação em concurso público, ou seja, sendo humilde ele aguentará levar todas as porradas que precisa levar até estar pronto para a vitória.

Sendo esforçado ele terá a certeza de que os longos anos de estudos são em si uma vitória, pois o aproximam inexoravelmente da aprovação, afinal de contas, o preparo faz parte da luta e é um dos responsáveis pela vitória.

Não tem de ser gênio para ter sucesso na guerra dos concursos públicos, não mesmo. O cara tem de ser, isso sim, humilde, paciente, esforçado e disciplinado. Quem é gênio não precisa prestar concursos públicos, pois está ganhando muito dinheiro com outras coisas, estou certo?

E, finalmente, basta estudar para dar conta de todas as matérias exigidas em concursos públicos. Estudando com humildade, paciência, esforço e disciplina, é possível aprender toda e qualquer matéria muito bem, para fazer muito bonito em qualquer prova de concurso público. Está aí uma multidão de concurseiros aprovados, nomeados e empossados para assinarem embaixo que é assim que as coisas são mesmo.

Resumo da ópera – O pior inimigo do concurseiro é ele mesmo, quando se deixa levar pelo derrotismo, pelo desânimo, pela descrença em seu próprio potencial, pela preguiça, pela falta de disciplina. Do mesmo modo que o conhecimento é a única coisa que ninguém pode roubar da gente, somos apenas nós mesmos os únicos que podemos nos sabotar continuamente e o suficiente para nos fazer desistir de nossa meta de aprovação em concurso público. Sacaram?

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Esse vídeo diz tudo ... pior, ou melhor, melhor ... diziam não faz muito tempo que a carreira de Silvester Stallone estava acabada, então o cara veio e filmou mais um filme do Rambo (sucesso de bilheteria), mais um filme do Rocky Balboa (sucesso de bilheteria) e está gravando outro filme de ação no Rio de Janeiro (dizem que também será um sucesso de bilheteria) ... quem mais?!

2 Response to "Só gênios passam em concursos públicos ... será?"

  1. Wyatt says:

    É isso aí Charles, concordo plenamente com você. Conversando esses dias com alguns amigos ouvi o seguinte:
    Gênio, só existe na área de exatas. Aqueles indivíduos que conseguem olhar para uma equação e enxergar a solução, que vêem as leis da física sem precisar estudar, que deduzem fórmulas com certa simplicidade. Nós da área de humanas, especificamente do Direito, só conseguimos conhecimento acumulando horas e mais horas de estudos. Por mais que vc seja inteligente, você não pode deduzir costumes e regras normativas que vêm sendo criadas e aperfeiçoadas há séculos e continuam em mudança, acompanhando a sociedade. Antes de tudo vc deve conhecê-las e isso só ocorre através do estudo.
    Portanto, a matéria põe em certa igualdade os "gênios" e os "normais" já que todos devem se submeter ao estudo.

    alexandre says:

    ...assino embaixo!!
    ...de um concurseiro esforçado, disciplinado e recém empossado em fase de adaptação contra a falta de tempo pra estudar e o perigo da acomodação decorrente dessa nova situação, acalentando um novo sonho na esfera federal. É isso aí, quem quer faz algo, quem acha que quer sempre arranja uma desculpa.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards