Perguntas e respostas sobre o TRE-MG

Antes de ontem foram publicada pelo CESPE as notas finais para o concurso do TRE-MG. Assim, aproveito o artigo de hoje para responder algumas perguntas dos leitores do blog quanto ao meu desempenho nesse concurso e também para compartilhar com vocês algumas considerações pessoas a respeito do mesmo.

Vamos primeiro às perguntas.

Um leitor disse numa mensagem na shoutbox (o painelzinho de mensagens rápidas no blog) que achava que o nome que assinava, Charles Dias, era apenas pseudônimo, mas quando viu meu nome completo na lista de melhores notas do concurso por pólos, Charles Bronson Dias, sacou que era meu nome mesmo. Hehehehe, culpa da minha madrinha de batismo que era fâzona do ator, muito famoso na década de 60. Mas gosto muito do nome, fácil de achar em listas e melhor que qualquer apelido. Antes implicavam mais, quando o ator era mais conhecido, hoje já não implicam tanto, afinal de contas, Charles ficou muito comum perto de Welyrson ou Andreysson (sim, escritos dessa forma mesmo), hehehehe.

Outro leitor perguntou como foi meu desempenho. Olha, quando saiu o gabarito preliminar, num primeiro momento, fiquei bastante decepcionado com os 8,13 que tinha feito. Daí analisei com cuidado o gabarito, saquei várias incorreções, e como vocês devem saber, foram muitas as reclamações dos candidatos desse concurso quanto a respostas erradas no gabarito, questões sem respostas, com mais de uma resposta, sobre assuntos não especificados no edital. Então vieram os recursos. Eu mesmo entrei com oito recursos. Minha nota, após os recursos, foi para 8,94, dentro da minha expectativa e bem mais palatável.

Estou classificado em 46º e com a mesma nota do 45º segundo o ranking do Masterprovas, montado de acordo com as notas oficiais finais. Se essa colocação foi a que eu esperava? Claro que não, esperava estar entre os 13 primeiros colocados, visto que é o numero de vagas previsto no edital para meu pólo.

Agora vamos às minhas considerações.

1 – Agora que foi publicada a lista com as notas finais, começa a espera angustiante pelas nomeações. Infelizmente há órgãos e entidades públicas que não têm pressa nenhuma em fazer isso. No TJSP, por exemplo, onde estou também bem classificado, o concurso vence em novembro e até agora não houve nenhuma classificação para circunscrição para a qual prestei. E vocês bem sabem que enquanto não sai a nomeação, é como se não se houvesse passado no concurso.

2 – Segundo várias fontes, o TRE-MG tem tradição de nomear um grande número de candidatos, seja de saída, com número acima do previsto em edital, seja ao longo da validade do concurso. De acordo com um amigo que trabalha no órgão, foi aprovado no último concurso, e também é professor de cursinho para concursos em Belo Horizonte, quem está classificado em os 50 primeiros de cada pólo tem nomeação praticamente garantida.

3 – Algo interessante, mas não exclusivo desse concurso, é a diferença mínima de notas entre os melhores colocados. A diferença da minha nota para a do primeiro colocado no meu pólo é de exatamente 0,75 pontos e olha que entre nós há 44 outros concurseiros! Agora, digam para alguém que passou em concurso público há cinco ou seis anos atrás que com nota 9 o cara ficaria entre a posição 40 e 50 num concurso, a pessoa diria que você pirou, visto que nessa época e em muitos concursos importantes, nem o primeiro colocado alcançava essa nota, sinal claro de que concursos públicos estão mesmo mais muito concorridos e com a concorrência que realmente importa muito mais preparada.

Resumo da ópera – Não fui tão bem quanto devia nesse concurso, mas também não fiz feio. Com a ajuda de Deus e um punhado de aposentadorias no pólo em que prestei, não demorará para eu ser nomeado. Agora é esperar, torcer os dedos e continuar estudando.


Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

A música de hoje é um cover em versão ska muito legal do sucesso dos anos 80 do A-Ha, "Take on me", do grupo Reel Big Fish.

8 Response to "Perguntas e respostas sobre o TRE-MG"

  1. Unknown says:

    PARABÉNSSSSSSS

    Dizem que a maioria torce contra concurseiro, mas no seu caso acho que recebe muito mais energia positiva que negativa, só em ter paciência de escrever todo dia nesse blog rsrs, todos torcem por vc!!!

    Continuar estudando... mas agora bem mais tranquilo, é isso ai, abs!!

    Não precisa publicar n rss, abs!!

    By Lady Aymi says:

    Parabéns Charles, eu fiquei em 1305, kkkk, bom pra primeira prova de TRE, fiquei feliz. Dá uma dica aí sobre português!
    Valeu!

    SXB says:

    bom dia, tudo bem? Seus comentários me deram um pouco de tranquilidade... tambem to rezando pra ser convocado, rsrs. Gostaria de saber se e qdo sairá uma lista por ordem de classificação. Tem mais 4 pessoas com a mesma nota minha, por isso nao sei minha posição.
    Obrigado, abraço

    Charles, parabéns pela exelente performance !

    Com certeza, muito em breve você será Servidor Público, seja aí no TRE-MG ou em outro canto.
    Depois que começa a passar bem, não dá outra, passa-se em quase tudo que aparece e então passa a ser hora de escolher onde quer ficar.

    Jorge Luiz

    yara says:

    Parabéns Charles!!
    Pelo visto somos concorrentes para as vagas de Pouso Alegre! Também estamos praticamente empatados pois estou, no momento, na posição 39ª e ainda tenho esperança de ser chamada antes do término do prazo de validade do concurso. Quem sabe,né!!!!
    Boa sorte pra nós!!!!

    Unknown says:

    Olá! Tudo bem te conheçi há 19 anos, e já sabia da sua força, determinação e inteligência. Espero contar com conselhos seus pro concurso do banco do brasil. Fique com Deus e boa sore!

    Unknown says:

    OLÁ CHARLES, HJ POR UM ACASO DESCOBRI SEU BLOG NA NET. FIZ A MESMA PONTUÇÃO QUE VC 8,94 E FIQUEI UM POUCO DESANIMADA QUANDO VC DISSE QUE QUEM FICAR NA POSIÇÃO 50 EM CADA PÓLO TEM CHANCE, EU FIQUEI NA POSIÇÃO 95 PARA GOVERNADOR VALADARES COM ESTA MESMA PONTUAÇÃO. SERÁ QUE NÃO TEREI CHANCES NO DECORRER DO PRAZO DE VALIDADE:

    Unknown says:

    OI charles, hj por acaso descobri esse cantinho para ver sobre o concurso do tre-mg. Fiquei com a mesma pontuação que vc, porém minha colocação ficou bem pior ,95, vc acha que pelo comentário do seu amigo de chamarem somente 50 por cada região eu não terei chance no decorrer do prazo de validade, e , parabéns pela colocação!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards