A distância entre a teoria e a prática

Recentemente um leitor do blog enviou o seguinte questionamento:

“Sou marinheiro de primeira viagem em concursos, e ultimamente vejo que não está fácil obter o tão almejado cargo público!!! Fiz 6 meses de curso pela rede LFG, que me deu uma boa alicerce. Agora estou estudando o que eu aprendi durante esses meses.

Você me aconselha agora alguma apostila ou livro para dar sequência em meus estudos, pois a grana está curta e curso pago está inviável neste momento.

Não sei se você aconselha, mas resolvi estudar para todos os concursos de nível médio, então direcionei minhas forças em 5 matérias ( português, raciocínio lógico, informática, dir. constitucional e dir. administrativo), pois acredito que elas estarão presentes em todos editais.

Dentro destas matérias, quais os livros e apostilas que você me indicaria e quais você mais abomina??

Desde já te agradeço, e se possível me dê algumas dicas.”

A realidade vivida por esse concurseiro, infelizmente, é a mesma de muitos outros concurseiros nesses tempos bicudos de crise, quando a grana fica curta e é preciso abdicar de freqüentar um bom cursinho para concursos. De qualquer modo isso não é fim do mundo e basta que o concurseiro tenha disposição, disciplina e força de vontade para continuar estudando sozinho, que no final estarão tão bem ou até mais preparado que se tivesse continuado freqüentando o cursinho.

Agora, tenho fortes restrições quanto à estratégia, ou falta de estratégia, do colega concurseiro em querer estudar de modo genérico para todos os concursos de nível médio. Mas vamos por parte, calma.

Estudar para concursos de nível médio – Aqui não há problema se o concurseiro não tem curso superior completo, afinal de contas, nesse caso é a única opção. Agora, se o concurseiro tem nível superior, deve ter consciência que não é porque o concurso é de nível médio que será mais fácil ou menos concorrido, muito pelo contrário, apesar dos programas de matéria serem, sim, aparentemente mais palatáveis que os de nível superior, para dar conta da concorrência é preciso estudar muito, mas muito mesmo, e estar preparado para ir muito bem.

Só para vocês terem uma idéia, no concurso do TRE-MG, realizado recentemente e do qual participei, alcançar nota final nove significou ficar em em 30ª posição!

Quanto às matérias que o colega escolheu para estudar – Realmente essas cinco matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Constitucional e Direito Administrativo) são o arroz-com-feijão de qualquer concurso público. Algumas vezes não é cobrado Raciocínio Lógico, mas poucas vezes. Escolha bem feita.

Agora voltemos ao “resolvi estudar para todos os concursos de nível médio”. Aqui o bicho pega. Se um concurseiro decide fazer isso, terá de estudar absolutamente TUDO de cada matéria, pois cada concurso pede uma coisa. Acho que isso é, no mínimo, uma estratégia canhestra, beirando a falta de estratégia!

Acho muito mais prudente e produtivo que nosso amigo concurseiro que enviou essa mensagem faça o seguinte. Primeiro ele deve escolher quatro ou cinco concursos de nível médio que queira prestar quando acontecerem, concursos nacionais, então consultar os programas dos últimos concursos ocorridos e cruzar os tópicos exigidos para cada matéria. Ao final o concurseiro terá um programão com o grosso pedido em concursos públicos de nível médio, que é muito menos que estudar tudo de cada matéria. Se depois for pedido em algum concurso que queira fazer algum tópico diferente do que estudou, daí é só tirar o atraso rapidinho. Isso, sim, é estratégia de estudo!

Agora quanto ao material. Primeiramente, nada de querer estudar por apostilas. Como disse uma professora de Direito Administrativo em uma aula virtual que assisti faz alguns dias, a maioria é apostila de auto-ajuda, aquelas que são tão superficiais que estudamos, achamos que sabemos tudo e isso nos faz nos sentirmos bem, mas não nos prepara coisa alguma para concurso nenhum. Segundo, aproveite o material do cursinho que você fez, repasse-o procurando se lembrar das aulas, isso é muito bom.
Minhas dicas de bibliografia são:

Português – Curso online regular da Cláudia Koslowisk (Ponto dos Concursos), excelente.

Raciocínio Lógico – Raciocínio Lógico – Teoria & Questões – Enrique Rocha – Editora Campus

Informática – Informática para Concursos – Jorge Ruas – Editora Campus

Direito Constitucional – Direito Constitucional Descomplicado Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo – Editora Método

Direito Administrativo - Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo – Editora Método

Com essa bibliografia muito, mas muito bem estudada mesmo (edições mais recentes, claro), qualquer concurseiro estará muito, mas muito bem preparado mesmo para qualquer concurso público de nível médio ou superior no tocante a essas matérias. Claro, não se pode deixar de fazer, também, algumas centenas de exercícios de cada matéria das mais diferentes bancas.

Resumo da ópera – Estar com vontade de estudar é ótimo, mas é preciso ir com calma, tomar cuidado com a estratégia e com o planejamento de estudo para que essa vontade não se esvaia em meio ao caos do estudo desordenado e não direcionado. Logo, cuidado, muito cuidado!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

ATENÇÃO - Qualquer leitor do blog pode (e deve) enviar artigos de autoria própria para publicação. Basta escrever o artigo em um documento de Microsoft Word (entre uma e duas páginas) e enviar para concurseirosolitario@gmail.com

0 Response to "A distância entre a teoria e a prática"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards