Concurso Ministério da Fazenda - mais dicas de estudo

Tenho recebido muitos pedidos de leitores do blog que também prestarão o concurso para técnico do Ministério da Fazenda, assim como eu, de dicas de estudo das matérias de Direito Tributário e Direito Previdenciário. Então aproveito hoje para dar essas dicas, que são baseadas nos meus estudos dessas matérias. Vamos lá.

Comecemos pelo mais difícil, Direito Tributário. Hummm, difícil em termos, pois minha dificuldade com a matéria advém do fato desse ser meu primeiro contato com ela, pois nunca a havia estudando antes, logo, no “primeiro encontro” rola aquela estranheza natural. Não que a matéria seja realmente difícil, não é isso, só que ela exige muito mais atenção no estudo que outras matérias, visto que é cheia de detalhes, definições e limites muito próprios.

Como disse em outro artigo publicado faz algumas semanas, comecei a estuda essa matéria com o material errado e de cara saquei que não seria por ali o modo mais apropriado de travar o primeiro contato com o Direito Tributário, daí pesquiso aqui, pesquiso ali e descubro que o melhor autor para introduzir o assunto (por favor, sem duplo sentido aqui) é o João Marcelo Rocha, com seu livro Direito Tributário (Editora Ferreira), e confesso que quem deu a dica merece ganhar uma enorme caixa de bombons, porque o cara é bom mesmo. Esse libro do João Marcelo Rocha é muito acessível de ler, explica de forma fácil e compreensível as bases do Direito Tributário, ótima pedida para quem nunca teve contato à matéria como eu.

Terminado de estudar o Livro do João Marcelo Rocha, agora estou aprofundando meus conhecimentos da matéria com a apostila do Ricardo Alexandre feito para o Ponto dos Concursos, um material de ótima qualidade. Ele tem também publicado um livro da matéria, Direito Tributário Esquematizado (Editora Método), considerado ótimo por professores e concurseiros. Esse foi meu primeiro contato real com a matéria e o motivo de me fazer procurar rapidinho por um material introdutório mais adequado, porque o autor não escreve para quem não sabe nada do assunto, muito pelo contrário. E por que estou estudando pela apostila e não pelo livro? Por dois motivos. Primeiro porque apurei que o curso é quase tão bom quanto o livro. Segundo, porque esse começo de ano a grana está muito curta e se posso estudar legal por um material que já tenho, melhor não gastar mais R$100 (preço do livro do autor) que posso usar posteriormente para necessidades concursídicas mais urgentes.

Essa semana terminarei de estudar essa apostila do Ricardo Alexandre, daí até a prova vou ficar estudando apenas por exercícios e pelos meus resumos feitos dos dois autores. Ahh, em tempo, evitem estudar pelo livro do Luiz Felipe Silveira Difini, autor que considerei bastante superficial e de linguagem pouco acessível.

Agora vamos para o Direito Previdenciário. Como já tive contato anterior duas vezes com a matéria, uma para o concurso do INSS e outra para outro concurso que não me lembro agora qual, já não tive dificuldades com ela. Apesar disso já aviso que a mesma é tão exigente em termos de detalhes, atenção às atualizações e memória para definições, alíquotas e prazos quanto Direito Tributário.

Para essa matéria estou usando apenas um material de estudo, a apostila do Ponto dos Concursos da matéria feita pelo autor considerado mestre na matéria, Fábio Zambitte. O autor também tem um livro da matéria, Curso de Direito Previdenciário (Editora Impetus). Só que estou de olho na atualizações da matéria, visto vários avisos de professores e concurseiros que o material do autor não está 100% atualizado.

Estou terminando de estudar pela segunda vez a apostila do autor e então passarei a estudar a matéria, assim como Direito Tributário, apenas fazendo exercícios e estudando o resumo que fiz do autor.

Ouvi também muito comentários positivos quanto “Manual de Direito Previdenciário” do Hugo Góes (Editora Ferreira), mas como não tenho tal livro e mais uma vez como estou com a grana curta, vou estudar mesmo apenas pelo Zambitte.

Resumo da ópera – Bem, pessoal, é isso aí. Espero que essas dicas ajudem os colegas concurseiros que também prestarão o concurso para técnico do Ministério da Fazenda, no qual a ESAF promete pegar pesado para testar os conhecimentos dos candidatos. Boa sorte para todos nós e que vençam os melhores.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Para hoje, sabadão de estudo, nada melhor que uma música bem legal para animar os concurseiros de plantão. Essa música se chama "Bucovina", sucesso de Ian Oliver feat. Shantel.

0 Response to "Concurso Ministério da Fazenda - mais dicas de estudo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards