Concurseiros metidos a besta

Recentemente prestei o concurso do TRE-MG e como houve prova na cidade onde estou morando atualmente, vários conhecidos também prestaram o mesmo concurso, entre eles a irmã de um amigo dos tempos de colegial.

A irmã desse amigo é gente boa, mas por ser recém formada em Direito, acha que sabe tudo de todos os ramos da matéria. Direito Constitucional, ela sabe tudo. Direito Tributário, ela sabe tudo. Direito Eleitoral, ele também sabe tudo. Por conta disso a menina antes mesmo de fazer a inscrição para o concurso já tinha como certa sua aprovação, nomeação e posse, tanto que já fazia planos de como gastar sua polpuda remuneração mensal como nova servidora do órgão.

Por conta desse “salto alto”, a menina nem ao menos quis conversar comigo sobre o concurso, sob a seguinte desculpa, “sorry, mas você é concorrente”. Eu que não perdi meu tempo em insistir com figurinha tão confiante de si mesma.

Veio a prova, veio o gabarito preliminar e nada da menina nem ao menos comentar sobre o concurso, apesar de a ter encontrado duas ou três vezes nesse meio tempo. Eu, que não sou besta mesmo, que não puxei conversa sobre o concurso com ela.

Então veio o gabarito final e a pontuação dos candidatos. Alguns dias depois meu amigo, irmão da menina, me ligou para tratar de outros assuntos e no final da conversa comentou que a irmã estava muito nervosa por conta do resultado do concurso e que estava morrendo de medo de me encontrar em algum lugar por acidente fosse, visto que ela fez sete pontos, praticamente dois pontos a menos que eu. “Liga não, minha irmã estava precisando que isso acontecesse, ela acha que sabe tudo e somente nós que já terminamos a faculdade faz tempo sabemos que saímos sem saber quase nada”.

A atitude da irmã desse amigo é muito, mas muito comum mesmo no meio concurseiro e um problema antigo na história da humanidade, a falta de humildade.

Mas o que é humildade? Vejamos.

1 - Qualidade do que ou quem é humilde; Despojamento; Simplicade [ Antônimos: altivez, arrogância.]

2 - Consciência das próprias limitações; Modéstia.

“Consciência das próprias limitações”, acho que essa definição é a melhor quando aplicada a concursos públicos. O concurseiro humilde é consciente das própria limitações, sabe que não sabe tudo, sabe que não conhece todos os atalhos, sabe que não é infalível, sabe que a luta é dura e que a caminhada é longa, por isso mesmo procura o apoio de outros concurseiros bem intencionados e que estão dispostos a compartilhar conhecimento e apoio.

Um grande escritor já disse que “nenhum homem é uma ilha”, algo que se aplica perfeitamente aos concurseiros. O concurseiro que se acha uma ilha, que se isola dos outros concurseiros achando que sabem tudo e que compartilhando alguma coisa estão abrindo mão de vantagens competitivas enormes para os concorrentes, esses estão fadados a morrerem afogados em muitos concursos públicos, a serem derrotados em muitas batalhas, até que estejam “amaciados” o suficiente para notarem que não é assim que as coisas funcionam.

Digo com toda certeza de que desde que comecei a estudar para concursos públicos, aprendi tanto com outros concurseiros quanto aprendi estudando sozinho com livros e apostilas. Material de estudo pode ensinar os fundamentos e detalhes das matérias cobradas em prova, porém não ensinam a manter alta a motivação, a não desanimar, a como planejar o estudo, a como fazer bem feita uma prova, não, essas coisas só aprendemos com outros concurseiros, é experiência compartilhada.

Resumo da ópera – Compartilhar é ganhar vantagem competitiva, essa, sim, é a grande verdade da realidade concurseira. Prefiro ver outros que prestam os mesmos concursos que eu como possíveis futuros colegas de trabalho, não como concorrentes. Sei que quando compartilho o conhecimento que tenho, como faço diariamente aqui no blog, estou aprendendo também. Nossa, quanta coisa já aprendi com os leitores desse blog. Recentemente, se não fosse a dica valiosa de uma leitora de como estudar melhor Direito Tributário, eu estaria dando murro em ponta de faca até hoje com a matéria! Portanto, amigos concurseiros, humildade é a palavra chave, o segredo do sucesso não apenas na guerra dos concursos públicos, como em toda a vida.


Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Tempos atrás as leitorAs do blog reclamaram de um clipe que postei com dançarinas bonitas, disseram que era muito machista. Okie dokie, com a ajuda de uma amiga, posto hoje um clipe que as meninas vão adorar (esse amiga garantiu que sim). Com vocês "Automatic" com Ultra Naté.

1 Response to "Concurseiros metidos a besta"

  1. Olá a todos!

    Muito oportuna está série de posts. Infelizmente, a situação ilustrada é mais comum do que se imagina e ainda se agrava se a pessoa já é graduada em Direito.
    Moro em Araxá-MG e aqui ser um "concurseiro sério" é algo raro, digno apenas de "nerds". Ainda reina o pensamento provinciano de que concurso é sorte...
    Ledo engano da maioria dos meus conterrâneos...
    Mas, voltando ao assunto. Também prefiro olhar meus colegas concurseiros como futuros colegas de trabalho ao enxergá-los como "concorrentes". Afinal, eu preciso apenas de uma vaga, então porque iria ser egocêntrico ao ponto de não compartilhar meu conhecimento, material e experiências?
    É claro que deve-se ter cautela ao fazer isto, pois há pessoas apenas "sanguessugas" que só querem se beneficiar e não ajudam a quem lhe ajuda.
    Mas a vida é justa com quem se esforça. Somente UNIDOS é que podemos vencer esta árdua tarefa de abdicar-se dos "prazeres" em detrimento do estudo.
    Enfim, a vitória virá e dela todos nos participaremos.
    Abraços a todos!
    Parabéns aos colunistas pelo brilhante trabalho e as pautas sempre relevantes.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards