Sem tempo para mais nada

É engraçado como estudar para concursos públicos se torna ao longo do tempo uma atividade que tende a sufocar tudo o mais na vida do concurseiro, a consumir todo e qualquer tempo disponível.

Na verdade, não é apenas estudar que toma tempo, mas também o descansar de estudar. É como as duas faces de uma moeda. De um lado existe o estudo, do outro lado o descanso do estudo. Para facilitar, vejamos cada face separadamente.

De um lado temos o estudar para concursos públicos. Quando digo estudar, não estou me referindo somente ao tempo efetivo de estudo diante dos livros ou fazendo exercícios, mas também o tempo gasto com o planejamento dos estudos, com a seleção do material de estudo, com a organização do local de estudo.

Seja concurseiro por tempo integral ou parcial, os estudos tomam muito tempo e logo começam a abocanhar as migalhas de tempo reservadas para outras coisas, como responder emails, conversar com amigos, fazer coisas que não têm nada haver com concursos públicos.

Do outro lado temos o descansar dos estudos. Só diz que estudar para concursos públicos não é uma atividade altamente cansativa quem não estuda com seriedade ou quem está apenas nos primeiros meses de estudo. Esse cansaço aparece, principalmente, após o primeiro ano de estudo. Digo cansaço físico e mental, cansaço que requere sono para ser diluído.

Concurseiros sérios que estudam por meses a fio começam a sentir, de vez em quando tendendo a de vez “em sempre”, um cansaço, uma fadiga mental, que somente é combatida com sono de qualidade. Daí que o concurseiro começa a abrir mão, feliz da vida, de ir ao cinema, a uma balada ou festa, para dormir algumas horas a mais e acordar revitalizado para um novo dia de estudos.

Eu estudo para concursos públicos em tempo integral e sou testemunha de como essa atividade toma a vida de uma forma rápida e abrangente. Se não abrir o olho e colocar limites, não demoraria muito para eu me ver apenas estudando e dormindo. Tudo isso tem haver, também, com a ansiedade pela posse, pela recompensa por tanto estudo e esforço.

Infelizmente, por mais que se mantenha a guarda para evitar que os estudos se tornem algo negativo na vida, afinal de contas estudar não pode ser tudo, pois também precisamos viver em outros sentidos para que tenhamos motivação para estudar, algumas vezes caímos em armadilhas. A última que caí foi a armadilha dos emails acumulados. Nas últimas semanas comecei a deixar para ler e responder emails pessoais, de amigos concurseiros e referentes ao blog, a noite, depois de encerrada a rotina de estudos. O problema é que o cansaço bate e prefiro assistir a um bom telejornal a responder emails. Resultado, está tudo acumulado, mais de uma centena de emails para responder.

Ontem tomei uma decisão. Reservarei uma hora antes do ciclo de estudos da tarde, para responder a emails. Nesse horário estou mais descansado, sendo possível, assim, responder a mais emails em menos tempo. Além disso, não terei de ficar assistindo ao telejornal da noite preocupado com os emails acumulados. É uma hora a menos de estudo, em média, porque haverão dias em que praticamente não terei emails para responder, então começo a estudar mais cedo, mas terei mais tranqüilidade para estudar, sem mais um peso na consciência de coisas acumuladas que uma hora exigirão um esforço muito maior para dar conta.

Resumo da ópera – Cuidado, amigos concurseiros, com essa voracidade dos estudos para concursos públicos em relação ao nosso tempo para outras coisas. A vida é muito mais que estudar e dormir. Temos de nos policiar para não deixar as pequenas coisas do cotidiano, que apesar de pequenas são importante, de lado. E o acúmulo dessas pequenas coisas pode ser um problemão em pouco tempo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Não sei como está o tempo por aí, mas aqui no Sul de Minas está chovendo e está escuro, dia bravo para estudar, não anima. Para dar um gás na animação, nada melhor que uma música dançante, como "Just Dance" com Lady Gaga.

0 Response to "Sem tempo para mais nada"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards