Disciplina é tudo!

O assunto do dia é disciplina e nada melhor para começar que uma boa definição vinda direta de um bom dicionário ... nesse caso, algumas boas definições, por que são várias as aplicadas ao termo.

4 - Respeito e obediência a regras, métodos, autoridade superior etc.

5 - Conjunto de princípios e métodos estabelecidos para o funcionamento adequado de qualquer atividade, instituição etc.

6 - Disposição e constância para realizar algo; Determinação.

Certo. Agora vamos dissecar essas definições sob a ótica da guerra dos concursos públicos.

Não há como estudar sem planejamento, isso é fato. O concurseiro sério antes mesmo de pegar o livro para dar uma primeira olhada na matéria, estuda com cuidado o edital do concurso e monta um planejamento de estudo, uma estratégia de abordagem das matérias que serão cobradas no concurso, assim como um general faz com suas tropas antes de as mandar para o campo de batalha.

Pensem comigo, se mesmo com um ótimo planejamento, com uma estratégia bem pensada, as coisas de vez em quando não dão tão certo como esperamos, imaginem sem planejamento.

Daí temos que esse planejamento é um “conjunto de princípios e métodos estabelecidos (pelo concurseiro) para o funcionamento adequado de qualquer atividade (estudar para concursos públicos”. Claro como água de uma fonte natural no sopé da Serra da Mantiqueira.

Certo, o concurseiro foi lá e fez um belo planejamento, bolou uma ótima estratégia. Agora, do que adianta fazer tudo isso se for para ficar só num cantinho empoeirado da cabeça ou num pedaço de papel esquecido na gaveta. Nada, absolutamente nada. Daí temos a aplicação da segunda definição de disciplina, que é o “respeito e obediência a regras, métodos (criados pelo próprio concurseiro)”.

Ok, temos o planejamento, a estratégia, que são então obedecidos e respeitados pelo concurseiro. Ótimo, porém insuficiente. Falta um último ingrediente, exatamente a terceira definição do termo do dia. É preciso, por parte do concurseiro, “disposição e constância para realizar algo (seguir a estratégia e o planejamento de estudo); Determinação (para estudar como planejado e pelo tempo necessário)”.

Sacaram como as coisas se encaixam? Disciplina para o concurseiro sério é tudo isso, e até um pouquinho mais. Só que o perigo existe e está principalmente em confundir disciplina com rigidez, conceitos que não podem ter nada haver para os concurseiros sérios.

A disciplina militar é rígida, visto que o soldado subalterno deve obedecer cegamente aos superiores, em linguagem concurseira, é uma relação vinculada, não há discricionariedade envolvida. Agora, para o concurseiro sério, a disciplina é um guia, é um mestre ninja de filmes orientais que guia o discípulo atento às suas forças e fraquezas. Tomemos um exemplo prático. Um militar que recebe a ordem de estudar determinado livro em determinado prazo faz de tudo para cumprir a ordem e ponto final, afinal de contas, o que importa não é estudar o livro, mas cumprir a maldita ordem. Agora, o concurseiro sério e disciplinado que se propõe a estudar o mesmo livro em determinado prazo, por sua vez, faz de tudo para estudar muito bem o livro e ponto final, afinal de contas, o que importa é estudar muito bem o livro, não cumprir o maldito prazo. Sacaram a diferença?

Resumo da ópera - Há uma historinha-ditado chinesa que se aplica muito bem a essa questão, algo mais ou menos assim:

"O mestre perguntou uma vez para seus discípulos:

- Há uma montanha muito alta onde durante a cada dez anos sopra por um mês inteiro um vento muito, muito forte. Duas sementes pousam e brotam no topo dessa montanha, uma de bambu e outra de cedro. Durante os dez anos ambas as plantas crescem fortes e sadias. O bambu é comprido e flexível. O Cedro é robusto e rígido. Qual sobreviverá ao vento destruidor?

Depois de discutirem por algum tempo, os discípulos concordaram que o Cedro que sobreviveriam, pois é robusto e rígido, podendo assim resistir ao vento.

- Vocês estão todos errados. O bambu se dobrará ao açoite do vento, envergará, mas não partirá, pois sua essência é flexível. O Cedro, no entanto, resistirá o quanto puder até que será arrancado com suas próprias raízes e levado pelo vento, pois sua essência é rígida”.

Ontem uma leitora respondeu assim na shoutbox do blog a uma sugestão de outro leitor para que descansasse um pouco para recuperar as energias (sugerido em resposta a uma queixa sua de cansaço):

“obrigada pela dica. Já pensei em dar um descanso, mas quando penso que já estive mais longe, isto é, a três anos não tinha o conhecimento que tenho hoje. Sinto que falta pouco. Isso é o que me dá força pra continuar. Mas eu chego lá. Acho que estou naqueles dias de desânimo.Mas eu chego lá”.

Em momentos como esse que o concurseiro deve parar um minuto e pensar com muito cuidado no próximo passo a tomar. Isso porque, muitas vezes, fazer o que essa concurseira decidiu fazer pode ser a mais pura essência da disciplina, outras vezes a mesma decisão pode ser a mais pura essência da falta de disciplina. Em momentos como esse devemos nos perguntar “devo ser como um bambu ou um cedro nesse momento? A disciplina está em ser flexível ou rígido?”, pois é preciso ter muita disciplina tanto para decidir continuar estudando quando se está cansado, quanto para decidir tirar uma semana de descanso e recarregar as baterias. E podem ter certeza, é em decisões difíceis assim, travestidas de simplicidade, que reside o segredo do sucesso do concurseiro sério.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

A música de hoje é surpresa, vamos ver se vocês a reconhecem. Garanto que é muito conhecida nos dias de hoje, muito mesmo. E essa versão tem até legenda ... em inglês, sorry.

0 Response to "Disciplina é tudo!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards