É preciso ter nervos de aço

Hoje, como concurseiro experiente que julgo que sou, se alguém me perguntasse qual o pré-requisito básico para alguém entrar de cabeça e para vencer na guerra dos concursos públicos, diria que é ter nervos de aço. Exatamente, não diria que é ter confiança em si mesmo, disciplina, ou então vontade de vencer, mas nervos de aço, pois se o cara não tem isso, não adianta muito ter todo o restante.

Vejam minha situação essa semana:

1 – Tenho de terminar de estudar um livro de Direito Tributário e dar conta de outro livro da mesma matéria, por conta do concurso do Ministério da Fazenda.

2 – Tenho de segurar as pontas da ansiedade da divulgação do gabarito final e resultado do concurso do TRE-MG ainda no dia 14/04.

3 – Tenho de ficar de olho na possível publicação do edital do concurso do Banco Central, que poderá ser uma ótima oportunidade se, como dizem pela Web, oferecer 502 vagas com remuneração superior à R$4 mil.

Para quem não é concurseiro, tudo isso parece muito pouco para ficar dizendo que é preciso ter nervos de aço para dar conta, mas a realidade de quem enfrenta isso, no caso eu, é bem diferente. Pensar no quanto se tem de estudar durante a semana atrapalha, ansiedade atrapalha, expectativa atrapalha.

Já vi muitos concurseiros desistirem do sonho da posse em cargo público por conta de não terem nervos de aço para agüentarem o tranco, para agüentarem toda a carga emocional e de trabalho duro requerido pelos concursos públicos. Se essa carga não existisse, não faria tanto sucesso os livros de auto-ajuda concurseira ou mesmo este blog, afinal de contas, seria só estudar e se dar bem quando se estivesse devidamente preparado. Em síntese, claro, é assim mesmo, é estudar o suficiente para passar, mas existe um lado emocional que permeia essa simplicidade que é, por outro lado, bastante complexa.

Particularmente não vejo outra forma de enfrentar essa carga emocional que não seja de frente, com coragem e sem medo da dor que virá, o que exige nervos de aço, visto que acredito que essa é uma daquelas situações em que “comer pelas bordas” não é tão diferente que “comer pelo centro”.

E olhem que tenho consciência de que minha situação ainda é bastante confortável. É quase certeza de que há concurseiros que além de terem de enfrentar tudo o que tenho de enfrentar essa semana, também terão de enfrentar outros problemas tão complicados quanto, afinal de contas têm família (mulher e filhos), pendências urgentes, trabalho, e por aí vai. De qualquer forma estamos no mesmo barco e somente nervos de aço evitam que sejamos jogados amurada afora para morrermos na praia.

Resumo da ópera – Se você tem nervos de aço, concurseiro, então faça de tudo para mantê-los sempre tinindo de novo. Se você tem, mas eles estão enferrujados, trate de deixá-los brilhando o quanto antes. Agora, se você não os tem, é melhor passar a ter ou então enfrente as conseqüências.


Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Hoje temos uma versão moderninha do clássico "Baker Street" na voz de Michael Mind ... muito legal.


2 Response to "É preciso ter nervos de aço"

  1. Unknown says:

    charles meu velho, o que você disse é a mais pura verdade, tem que ter sangue nos olhos pra aguentar a pressão !. Estou no mundo dos concursos desde o começo do ano, ja que o meu diploma em sistemas de informação não gerou muitos frutos aqui pelo nordeste. Mas é isso ai ! muita força e coragem pra gente meu cumpade ! Torço pela a sua aprovação como eu torço pela minha ! Abraços

    Unknown says:

    Charles, trata-se de um editorial desmentindo notícias falsas sobre a suspensão e o adiamento de concursos: http://pl552.files.wordpress.com/2009/04/governo_concurso.jpg

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards